Com a iminente evolução do mundo digital, empresas de todo o mundo precisam se adaptar às novas maneiras de conquistar clientes e manterem as vendas. O que há muitos anos era visto como papo de séculos no futuro, hoje é realidade. E em meio a isso, o Inbound Marketing Hoteleiro veio para ficar!
Essa estratégia se tornou um achado e mudou a fórmula de atrair hóspedes para resorts e hotéis que desejam utilizar os meios digitais de maneira orgânica.
Neste artigo você irá conhecer tudo o que precisa saber sobre as campanhas e ações de Inbound Marketing Hoteleiro para implementar em seu meio de hospedagem com auxílio de especialistas na área.
Boa leitura!
O que é o Inbound Marketing
Para quem não está por dentro dos termos mais técnicos do mundo digital de marketing, o inbound marketing é uma série de estratégias que visa a atração, relacionamento, venda e fidelização por meio de conteúdos em cima do público-alvo de um negócio.
A grande ideia por trás do inbound marketing é ter em mente que é preciso atrair os clientes de maneira “natural”, pensando nas necessidades do seu público-alvo e na solução que o seu serviço/produto pode oferecer a ele.
Para resorts e hotéis, essa estratégia é de muito proveito, já que com conteúdo relevante e de qualidade, sejam eles em textos, vídeos ou postagens nas redes sociais, você pode ser facilmente encontrado por possíveis clientes, gerar uma forte relação de imediato e a partir de ações de comunicação, estreitar os laços para realizar a reserva com um lead que já possui conhecimento sobre sua empresa.
Vamos dar um exemplo para você
Maria acabou de saber que vai pegar férias daqui a 2 meses, e decidiu que vai viajar nesse período para desfrutar de momentos relaxantes e divertidos com sua família. Nesse caso, Maria acaba de identificar que possui um problema: Ela precisa encontrar o destino ideal e a melhor hospedagem nele.
Após muito pesquisar, Maria definiu 3 opções de destinos e o seu está entre eles. Ao ler um artigo de blog que você escreveu sobre a cidade em que está localizado, ela já está decidida e graças a seu conteúdo, está marcando a viagem para o seu destino. Viva!!! Essa é a sua primeira vitória.
Com o destino escolhido, Maria está pronta para comprar as passagens, mas antes, ela quer reservar a hospedagem. Por um acaso, ela começa a procurar sobre os principais hotéis da região, acha o seu site e se lembra que acessou os seus conteúdos para definir a cidade para qual iria viajar.
Em decorrer a isso, agora Maria começa pesquisar sobre os seus serviços e viu que o seu hotel é perfeito para acomodar ela e toda a família. Por já conhecer a cidade por seus conteúdos e ter acessado seu site, Maria tem pouquíssimas dúvidas e já está decidida a reservar com você, fazendo a compra da hospedagem dela.
E aí, você acha que ela ter te encontrado entre os inúmeros conteúdos de blog na internet e depois lembrar do seu meio de hospedagem foi sorte? Nada disso! O nome disso é Inbound Marketing Hoteleiro.
Você nichou seus conteúdos de acordo com suas personas, e focou as estratégias em atingir um público muito semelhante ao de Maria, e logo colheu os frutos por isso.
Mas o trabalho não termina por aqui, o processo completo do Inbound Marketing Hoteleiro você confere na sequência:
Como ele pode ajudar a hotelaria
No exemplo anterior, você já conseguiu notar na prática como o inbound marketing pode ajudar os meios de hospedagem, mas agora vamos esclarecer mais a fundo as vantagens de utilizar essa estratégia em seu resort ou hotel.
Em primeiro lugar, o poder de otimizar as vendas do Inbound Marketing Hoteleiro é muito vantajoso. Com o comportamento moderno dos consumidores (que iremos especificar melhor a seguir), o próprio cliente busca maneiras mais práticas de comprar um produto, ou nesse caso, seu serviço, facilitando ainda mais a vida da sua equipe de atendimento e diminuindo o CAC (Custo de Aquisição de Clientes), que no exemplo em questão utilizado foi feito de maneira orgânica.
Outro aspecto importante é a fidelização de clientes para a hotelaria, já que muitas vezes é mais fácil vender para quem já te conhece do que para quem ainda está procurando uma opção de hospedagem nova. Com o relacionamento criado a partir das campanhas de inbound marketing, fica muito mais fácil de criar um laço de fidelidade com seu cliente e fazer com que a recorrência do seu meio de hospedagem aumente.
Com essa estratégia, até mesmo as reservas diretas podem acontecer com maior naturalidade. Isso ocorrerá por conta dos fáceis caminhos que você dará para o futuro cliente encontrar o seu site e, consequentemente, o motor de reservas. Deixando assim, um pouco mais de lado as altas comissões pagas para as OTA’s.
Dicas para fazer o inbound marketing no seu meio de hospedagem:
Antes de mais nada, entenda o comportamento do consumidor
Para explicarmos esse ponto, vamos olhar um exemplo bastante prático de nosso dia a dia, os comerciais de televisão. As propagandas das emissoras de TV têm um sentido completamente contrário ao Inbound marketing.
Enquanto nos comerciais televisivos são as empresas quem vão até o conforto do consumidor, no Inbound Marketing Hoteleiro, é o futuro cliente quem vai em busca de soluções para o seu problema, ou no caso, uma hospedagem, dicas de viagens e recomendações de destinos.
Nesse ponto, é preciso entender que com a evolução da internet e das tecnologias, em poucos segundos e cliques, uma pessoa já consegue pesquisar sobre o próximo destino de sua viagem, e nem sempre é necessário ir até ela.
Atinja o público certo
Em conjunto ao tópico anterior, o Inbound Marketing Hoteleiro se torna muito mais eficiente quando você atinge a pessoa correta. Basta entender que nem todo mundo está interessado em viajar no momento, por isso, nichar o público por interesse faz toda a diferença no sucesso de suas campanhas.
Leve em conta que muitas pessoas podem pesquisar por curiosidade até chegar em você, por isso, vai da sua equipe de marketing identificar qual a persona correta a ser trabalhada e buscar segmentar o público da melhor maneira possível.
Quer saber mais sobre as personas na hotelaria? Acesse nosso artigo sobre o tema clicando aqui.
Conheça a jornada do cliente e o funil de vendas
Tenha sempre em mente que nem todo cliente encontra-se no mesmo estágio, e permanece nele para sempre! O marketing hoteleiro é um segmento muito mais maleável do que os demais. Em diversos setores clientes entram em um funil pelo topo e avançam até o fundo, passando pelas diferentes etapas da jornada, já na hotelaria não funciona bem assim em todos os casos.
Muitas vezes o seu futuro cliente pode conhecer você já no momento da compra, em outros ele começa no topo do funil e depois já pula para o fundo, e pode até mesmo voltar alguns estágios antes de fechar a reserva.
O grande truque aqui é ter um funil de vendas bem definido, uma jornada do cliente desenhada com conteúdo para cada etapa e linkbuilding para cada material, só assim você pode fazer com que o seu público avance da maneira correta para o momento da venda.
Marketing de conteúdo como seu aliado
O marketing de conteúdo é um dos principais pilares do inbound marketing e possui um potencial de atração de clientes de maneira orgânica. Artigos de blogs, materiais ricos como eBooks e até mesmo redes sociais são ótimos canais para atrair e converter os visitantes em leads, gerando uma base de contatos sólida e que realmente se interessa pelos seus serviços.
Vale deixar bastante claro que não é porque o marketing de conteúdo é um grande pilar dessa estratégia, que campanhas pagas com anúncios podem ser deixadas de lado. O grande segredo por trás do marketing digital, no geral, é unir o máximo de ações diferentes em uma estratégia central unificada que funciona em diferentes frentes.
Inclusive, a Tribuzana Marketing possui um conteúdo apenas sobre os anúncios pagos que você pode acessar clicando aqui.
Proximidade com o cliente
Após atrair novos visitantes e convertê-los em leads para a sua base de contatos, é preciso manter o relacionamento. É como quando somos pequenos e pedimos um cachorrinho para nossos pais e eles dizem que vamos precisar cuidar dele, sabe? Não basta “ganhar o lead”, é preciso ter todos os cuidados com ele, para deixá-lo engajado com sua empresa.
Ferramentas de comunicação direta como o e-mail marketing funcionam muito bem. O e-mail marketing é uma maneira poderosa de manter o relacionamento com seus leads, não apenas por meio de e-mails comerciais, como também de conteúdos que possam realmente ajudar o público a organizar a tão sonhada viagem perfeita.
Persuasão através dos CTA’s certos
Você já aprendeu bastante até aqui sobre como fazer o Inbound Marketing Hoteleiro, mas tem que saber que todos os conteúdos produzidos por você devem ter um objetivo bem definido. Nada pode ser feito ou escrito em vão.
Com um planejamento, você deve especificar desde o princípio qual o objetivo por de trás de cada material que será produzido, para aumentar a chance de engajamento dos seus conteúdos.
E com isso já estruturado, você deve utilizar CTA’s (Chamadas para ação) fortes! Para que após ler um artigo de seu blog e chegar ao final do artigo, seu leitor saiba exatamente onde clicar, isso fará com que ele avance no funil e fique cada vez mais perto do momento da reserva.
Analise suas métricas
O trabalho não termina depois que tudo estiver executado e operando, é preciso ter um acompanhamento constante em todas as ações que estão sendo realizadas e uma análise periódica de cada conteúdo, para saber como vai o desempenho de suas estratégias.
Gerar um relatório de marketing faz toda a diferença para que você saiba o que precisa ser otimizado e o que está performando como o desejado.
Inbound Marketing Hoteleiro: A metodologia da Tribuzana
Ao longo de todos esses anos de história, a Tribuzana sempre atendeu clientes do ramo hoteleiro, e nos tornamos a primeira agência de inbound marketing da costa esmeralda, região turística onde estamos localizados.
Tendo isso em mente, e os resultados fora da curva que alcançamos com nossos parceiros, recentemente criamos a metodologia Tribuzana com o Inbound Marketing Hoteleiro.
Uma maneira única de trabalhar com o marketing digital e vendas para resorts e hotéis que estão em busca de resultados reais para seu dia a dia.
Através de campanhas e ações bem definidas que aperfeiçoamos ao longo do tempo, conseguimos atender nossos clientes de longa data e novas parcerias com uma expertise única no mercado brasileiro, visando alcançar dados que realmente impactam o processo hoteleiro do seu negócio.
Quer saber mais sobre os serviços da Tribuzana Marketing Hoteleiro? Entre em contato conosco e agende a sua conversa com nossos especialistas agora mesmo. Temos certeza de que temos o que você precisa para alavancar a sua empresa a um novo nível.