Planejamento de marketing: Como se preparar para 2022

planejamento de marketing

Estar sempre preparado e organizado para todos os períodos do ano é essencial para que seu hotel, pousada ou resort alcance os resultados desejados a partir do marketing digital. E para isso, não há nada melhor do que possuir um planejamento de marketing bem estruturado. 

Um bom planejamento irá manter suas ações em uma linha pré-definida de acordo com as expectativas e objetivos do seu time de marketing digital e vendas

Neste artigo você irá conhecer os benefícios e aprender como montar o seu planejamento de marketing completo. Boa leitura! 

Por que fazer um planejamento de marketing? 

Montar um bom planejamento de marketing é a base para o sucesso das suas ações e campanhas de marketing hoteleiro. Com um planejamento bem estruturado você consegue pensar meses à frente e organizar tudo o que será executado para gerar mais reservas. 

Além disso, ao se planejar com antecedência, você irá possuir mais tempo para produzir cada material necessário, revisar, corrigir possíveis erros e principalmente, acompanhar o andamento de cada ação de maneira individual. 

Outro bom motivo para deixar seu planejamento pronto é que você dificilmente será pego desprevenido em algumas situações. Com planejamento de marketing, todas as ações são muito bem definidas e você não terá que voltar atrás depois de já ter deixado tudo pronto. 

O que colocar em seu planejamento de marketing? 

Agora que você já conhece os benefícios de possuir um planejamento de marketing completo, tenha em mente tudo o que precisa ser planejado com antecedência para que seu hotel, pousada ou resort e obtenha os melhores resultados. 

Em primeiro lugar, pense em campanhas e ações gerais que serão executadas ao longo do tempo. Seu meio de hospedagem irá trabalhar com campanhas mensais, focadas em proporcionar diferentes vantagens ao longo de cada mês, ou apenas em datas comemorativas pontuais? 

Outro ponto importante é o volume de ações que irá desenvolver ao decorrer do planejamento. Pense em quantas postagens, blogposts, e-mails, anúncios pagos e materiais ricos são necessários para que você alcance bons resultados. Para chegar a números mais específicos, faça diferentes testes com seu público e analise quantos materiais precisa publicar mensalmente para manter o engajamento do público-alvo

Por via de regra, você precisa ter em mente que o importante é ter constância na produção de conteúdo, o volume de produção definido irá servir para mensurar seus esforços com antecedência e deixar seu planejamento completo. 

Definidas as campanhas e o volume de conteúdo que irá produzir para divulga-las e se relacionar com o público de maneira orgânica, é hora de pensar nos temas específicos para cada postagem, blog e e-mail que irá produzir. 

Tente sempre trabalhar de maneira criativa, com materiais comerciais totalmente direcionados para ofertas, e outros mais informativos, mas que incentivem o seu cliente a se hospedar com você. Por exemplo, sua próxima campanha é comemorativa de Dia das Crianças, divulgue, em diferentes postagens, as atrações que o seu destino possui para se divertir com crianças ou as facilidades que seu meio de hospedagem possui para quem vai viajar com crianças. 

Alta temporada: Aproveite o bom momento 

Como todo planejamento de marketing leva em conta as diferenças entre cada época do ano, você precisa pensar de maneira diferente entre a alta e a baixa temporada. No nosso caso, levamos muito em conta a alta temporada de verão e baixa temporada de inverno, por Bombinhas ser um destino litorâneo. Mas nada impede que os momentos de alta sejam durante o inverno, como ocorre com meios de hospedagem localizados em serras e destinos mais frios. 

Confira a seguir 3 dicas básicas para montar seu planejamento de maneira assertiva para a alta temporada: 

Seja mais direto 

A alta temporada é o momento do seu meio de hospedagem brilhar, por isso, tenha em mente que não há tempo a perder. É hora de ser direto e “agressivo” em suas ofertas e deixar o mais claro possível as vantagens que o hóspede terá disponível ao passar a estadia dele com você. 

Divulgue com antecedência 

A antecedência é a chave para o sucesso na hotelaria. Deixe seu motor de reservas preparado em, pelo menos, 12 meses para que os possíveis clientes possam pelo menos consultar o valor das tarifas. Nos melhores casos, você anuncia de maneira direta a alta temporada meses antes e gera receita nos momentos de baixa. O período da oferta não é o mesmo período de compra, seu público planeja viagens com antecedências, estimule também a reserva antecipada. 

Estimule reservas diretas 

Nada de pagar altas comissões às OTA’s, não é mesmo? Tenha foco em trazer o seu público diretamente para o seu sistema de reservas online e estimule reservas diretas para escapar das taxas de comissionamento para terceiros. 

planejamento de marketing

Baixa temporada: Hora de se destacar com um planejamento de marketing 

Antes de abordarmos mais sobre a baixa temporada, vale a pena frisar que existe uma diferença crucial entre baixa e média temporada. Geralmente são os meses dividem a alta e baixa temporada que se caracterizam como média.  

A abordagem para esses dois períodos deve ser diferente, já que nem sempre o público da baixa temporada é o mesmo da média, mas a virtude continua a mesma, e abaixo você confere 3 dicas para levar em conta quando for planejar os meses com menos movimento em seu meio de hospedagem: 

Crie pacotes atrativos 

São nesses momentos que você tem que ir além e pensar na experiência completa que o hóspede irá garantir ao se hospedar com você. Durante a baixa temporada, é extremamente importante investir em pacotes de hospedagem para oferecer algo a mais e incrementar a estadia do seu hóspede. 

Invista em viagens mais curtas 

Levando em conta o inverno como baixa temporada, é preciso ter em mente que nessa época a maioria das pessoas estão trabalhando, e é aí que as viagens curtas entram em campo. Muitos clientes gostam de aproveitar feriados e finais de semana para dar fugir da rotina e relaxar durante alguns dias em meios de hospedagens confortáveis e acolhedores. Aproveite esse interesse para criar ofertas especiais para esse tipo de viagem. 

Explore os diferenciais e atrativos da região 

Tendo em vista a experiência do cliente, é importante explorar os atrativos da região em que você está localizado para convencer o possível hóspede de que se hospedar com você durante todo o ano e aproveitar os encantos que o cercam sem se preocupar é uma ótima opção de viagem. 

Agora que você já sabe como montar um planejamento de marketing completo para todas as épocas do ano, chegou a hora de conhecer a Tribuzana Marketing. Somos uma agência especialista em trabalhar com hotéis, pousadas e resorts. 

Possuímos um time completo que está pronto para ajudar sua empresa a crescer e alcançar resultados reais através das melhores estratégias de marketing digital e vendas. Entre em contato conosco agora mesmo

Comentários do Facebook

Você pode gostar de…

10 dicas de marketing hoteleiro para resorts

10 dicas de marketing hoteleiro para resorts

O marketing e vendas para meios de hospedagem vem evoluindo cada vez mais durante os anos. Esse segmento tem se adaptado às novas realidades e cenários, procurando atender os resorts da melhor maneira possível, com estratégias de marketing hoteleiro para...