Estratégia de vendas: Como aumentar as reservas diretas na hotelaria

Ter uma estratégia de vendas é essencial para o crescimento de seu hotel ou pousada. As reservas diretas, por sua vez, são ótimas para hotéis e pousadas que pretendem se desvincular (completa ou parcialmente) das OTA’s e obter um espaço mais sólido e independente nos meios virtuais.  

Neste post você confere quais são as principais estratégias que devem ser adotadas por sua empresa para aumentar o número de reservas diretas no seu meio de hospedagem.

Leia também nosso outro post sobre: Como minimizar os impactos da crise na hotelaria.

Tenha um site atrativo 

Seu site deve ser o mais atrativo possível, isso é indispensável quando falamos de estratégia de vendas. Pense com cuidado no design do site e na otimização para todas as plataformas. Assim, além de proporcionar uma experiência melhor ao entrar em seu website, você também faz com que ele seja mais efetivo. 

Todas as informações em sua plataforma devem ser relevantes e claras, para que o visitante de seu site não saia dele com nenhuma dúvida. Outro fator que não pode faltar são as fotos, é importante disponibilizar fotos das acomodações e das áreas comuns do hotel ou pousada para que o cliente saiba exatamente como é seu hotel ou pousada. 

Não esqueça dos dispositivos móveis 

Não é novidade que os dispositivos móveis estão cada vez mais sendo utilizados, muitas vezes até mesmo substituindo os computadores. Tendo isso em mente, ter um site que não é responsivo para os smartphones e outros aparelhos será prejudicial para suas reservas diretas. 

Da mesma forma que a otimização para computadores é feita, invista tempo e recursos para otimizar seu site e sistema de reservas para os aparelhos móveis. 

Jamais esqueça de fazer a otimização para os dispositivos móveis. Grande parte das pessoas que planejam suas viagens fazem pesquisas pelo celular, por isso, estar preparado para receber esse público em seu site é imprescindível.  

Estratégia de vendas: Invista em um sistema de reservas diretas

O seu sistema de reservas é a chave para aumentar as reservas diretas do seu hotel ou pousada. Com essa ferramenta, um cliente consegue fazer uma reserva em seu meio de hospedagem diretamente pelo seu site, sem depender das OTA’s. 

A grande vantagem nesse caso é que todas as reservas diretas que são efetuadas pelo seu sistema próprio, têm o lucro totalmente destinados a você. Ou seja, sem ter que pagar comissões, como ocorre com as OTA’s. 

Uma dica importante em relação ao seu sistema de reservas é manter as informações disponíveis sempre atualizadas. Essa dica também vale para as imagens, caso ocorra alguma alteração na estrutura ou aconteça alguma reforma, atualize as imagens disponíveis. 

Produza conteúdo otimizado para engajamento 

Ter um conteúdo pensado no engajamento é fundamental para diversas ações no seu site e blog. E que tal utilizar isso para trazer seus leitores para o sistema de reservas?  

Utilize os chamados CTA’s ou “chamadas para ação” em seu conteúdo para direcionar o seu leitor diretamente para o sistema de reservas ou outras páginas que levem o visitante a conhecer mais de sua empresa, levando-o a se hospedar em seu hotel ou pousada. Utilizando de maneira correta as chamadas para ação, um leitor pode se transformar em um cliente em apenas alguns cliques. Lógico que essa transformação não acontece com 100% dos leitores, mas é uma ótima estratégia quando falamos em engajamento. 

Com o marketing de conteúdo você pode escrever sobre diversos temas que estejam de acordo com sua realidade e que acabará sendo útil para seu futuro hóspede. Ou seja, escreva sobre sua pousada, a cidade em que você está situado e os atrativos que estão perto de sua empresa, assim além de tirar as dúvidas do seu público, você também apresenta sua pousada ou hotel. 

Outros canais muito eficientes para o engajamento de visitantes são as redes sociais. Com elas você consegue inovar e experimentar outras formas de conteúdo que seu blog não permite, como vídeos e pesquisas. Manter-se atualizado em relação a estratégias de conteúdo para redes sociais é algo vital para o sucesso de suas campanhas. 

Invista em tráfego pago para sua estratégia de vendas 

Assim como o tráfego orgânico, o tráfego pago também tem uma grande importância para divulgar seu site e consequentemente, gerar mais oportunidades para reservas diretas.  

Essa estratégia de investir nos anúncios pagos das plataformas digitais é muito útil quando você quer ou precisa de resultados mais imediatos. Com essas estratégias de tráfego pago, você aumenta não só o tráfego do seu site, como também sua “reputação” nos meios digitais. 

Cases de sucesso da Tribuzana Marketing Hoteleiro

Utilize corretamente cada canal digital 

Essa dica é muito valiosa para quem já está presente em diversas plataformas digitais. É muito importante que você saiba como utilizar corretamente cada uma das plataformas online. Isso quer dizer que não basta criar uma conta no Instagram ou Facebook e deixar elas lá paradas, ou ter uma lista de contatos de e-mail e mandar conteúdos irrelevantes para sua lista.  

Cada canal tem uma maneira específica para ser utilizado. E nesse caso, utilizar suas redes sociais, blog e e-mail para divulgar seus conteúdos e com isso levar os visitantes para seu site e sistema de reservas diretas é essencial.  

Todas essas ações vão demandar um planejamento, logo depois começa a criação de conteúdo que deve ser toda pensada para seu público. É importante lembrar que todas as suas publicações devem seguir um cronograma estratégico de postagens e publicações, já que todos os conteúdos publicados devem ser pensados de maneira estratégica para gerar valor para seu potencial lead. 

Faça automação de marketing 

O processo de automação de marketing é essencial para o contato e a comunicação com seus hóspedes. Com ele é possível segmentar todos os seus clientes em diversos grupos e enviar conteúdo personalizado para cada grupo que você segmentou. 

Essa automação de conteúdo ajuda a preparar alguns leads que ainda não estão prontos para a compra e aumenta a eficiência do seu funil de vendas. O grande benefício de automatizar o marketing é o aumento da taxa de conversão. Geralmente, leads que são mais preparados e nutridos costumam ter mais sucesso com o processo de compras diretas. 

Aproveite o conteúdo que seus clientes produzem 

Assim como você, seus clientes também são grandes produtores de conteúdo. E por que desperdiçar esses conteúdos se você pode utiliza-los ao seu favor? 

Os comentários e avaliações que seus hóspedes publicam na internet sobre o seu hotel ou pousada podem ser utilizados e divulgados. 

Só para termos uma base, segundo uma pesquisa do próprio Tripadvisor, mais de 80% dos usuários da plataforma, leem pelo menos 6 avaliações antes de escolher um hotel ou pousada para se hospedar. Seguindo essa mesma pesquisa, o site ainda afirma que dois entre três usuários preferem as avaliações quando a gerência as responde. 

Ou seja, além da vantagem clara que seu negócio tem ao utilizar essas avaliações online, responde-las também é uma ação bastante importante a ser levada em conta para sua estratégia de vendas

Invista nos pacotes e promoções como estratégia de vendas 

Seus pacotes promocionais podem ser muito bem utilizados para seus clientes que estão na sua lista de contatos de e-mail. Divulgue suas promoções para sua base de contatos para que haja o processo de fidelização, para possíveis novos clientes que já conhecem sua empresa e para aqueles que ainda não a conhecem. Essas divulgações de pacotes e promoções podem ser muito bem utilizadas em momentos de baixa, onde não há uma procura muito alta pela atividade hoteleira. 

Aproveite que esse hóspede já sabe que sua estrutura e seus serviços tem muitas qualidades, e ofereça para ele um pacote promocional ou quem sabe uma bonificação para a próxima visita dele a cidade em que você está situado. Essa estratégia garante que seu marketing tenha uma taxa maior de conversão. 

Ainda assim, divulgar os pacotes e as promoções para novos clientes também deve ser levado em conta em sua estratégia de vendas. Com isso você pode alcançar novos clientes que talvez já conhecessem a empresa, mas nunca se hospedaram. 

Divulgue os atrativos que sua cidade possui 

Os atrativos turísticos de sua cidade são a chave para seus conteúdos. Divulgar o que a cidade tem a oferecer é fundamental para que seus leitores se interessem pelo destino turístico, esse interesse pelo destino em que você está inserido levará os visitantes a procurarem opções de hospedagem, entre essas opções de hotéis e pousadas você será facilmente encontrado já que promoveu tanto conteúdo. 

Dentre esses conteúdos, você pode inovar e fugir um pouco dos textos. Os vídeos são perfeitos para divulgar atrativos turísticos, com eles você diversifica um pouco seus conteúdos e quem sabe acaba atraindo um público diferente de outros canais. 

Quer saber mais sobre como usar os atrativos turísticos para aumentar suas vendas? leia nosso post sobre: Como os atrativos turísticos da sua cidade podem melhorar suas vendas.

Se você quiser saber mais sobre o marketing hoteleiro, leia nosso outro post sobre: 14 dicas de marketing hoteleiro.

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