Porque meios de hospedagem devem investir em anúncios pagos

investir em anúncios pagos

Com a evolução do marketing digital, investir em anúncios pagos se tornou algo muito mais comum entre meios de hospedagem, de pequeno a grande porte. Estratégias envolvendo o tráfego pago se demonstraram muito eficazes para hotéis e resorts que querem atingir ótimos resultados.  

Mas não se engane, fazer um anúncio sem planejamento nas redes sociais e investir altos valores não fará com que você obtenha resultados desejados. É preciso dominar algumas técnicas para se destacar e prender a atenção do cliente certo. 

Neste artigo você irá aprender a investir em anúncios pagos com algumas dicas imperdíveis. Ficou interessado? Então leia até o final! 

 Por que investir em anúncios pagos 

O principal benefício de investir em anúncios pagos é o retorno em curto prazo. Diferente do marketing orgânico, que precisa muitas vezes de meses para conseguir os resultados desejados, o tráfego pago, quando bem aplicado, consegue resultados em poucas semanas. 

Além disso, os anúncios pagos fazem com que você aumente a visibilidade do seu hotel ou resort. Afinal seus anúncios irão aparecer para centenas ou até mesmo milhares de pessoas.  

Para pequenas e médias empresas, investir em palavras-chave menos concorridas também é algo que irá trazer um bom investimento. Geralmente, grandes redes hoteleiras e principalmente as OTA’s, optam por palavras com o maior número de buscas de modo a captar o maior número de visitantes. Para os negócios menores, as palavras menos abrangentes podem trazer um resultado bastante proveitoso, já que você irá trazer um público mais específico investindo menos. 

 Melhores plataformas para anunciar 

Se você já pesquisou um pouco sobre o assunto, já deve ter ouvido falar no Facebook Ads e Google Ads. Essas são as principais plataformas utilizadas para investir em anúncios pagos na atualidade. 

O Google Ads, como o próprio nome sugere, funciona no maior mecanismo de buscas do mundo e permite que você tenha uma série de ferramentas ao seu dispor para alcançar os melhores resultados, como pesquisas de palavras-chave, rede de pesquisas e o Google Shopping. 

Por outro lado, o Facebook Ads é a principal ferramenta para anunciar nas redes sociais. Quando utilizado da maneira correta, essa plataforma possibilita que você atinja a persona do seu negócio de maneira assertiva. Lembre-se que quando o assunto são redes sociais, na grande maioria dos casos, o público não está em busca de um produto/serviço, mas sim de entretenimento rápido, por isso prender a atenção é essencial. 

Investir em anúncios pagos

 Quais os formatos podem ser utilizados 

Vídeos, banners, imagens estáticas, resultados de pesquisa, todos esses formatos possuem seus benefícios próprios. É preciso ter em mente que os resultados de pesquisa, são os principais no Google Ads, mas esqueça os banners com imagens, eles também podem ser muito bem aproveitados quando trabalhados corretamente. 

Já nas redes sociais, como o objetivo é prender a atenção rapidamente, um vídeo com uma boa chamada pode ser a melhor escolha. Da mesma maneira, não deixe as imagens com boas chamadas de lado, o importante é mesclar suas estratégias e utilizar todos os formatos disponíveis da melhor maneira possível. 

 Fique de olho no remarketing 

Sabe quando você acabou de pesquisar sobre um produto ou serviço, entra em alguns sites e quando volta para a aba de pesquisas do Google se depara com anúncios relacionados ao que você estava interessado? 

Ou até mesmo quando clica em um anúncio no Instagram e depois começam a aparecer diversos anúncios relacionados ao assunto? Então, essa estratégia é chamada de remarketing. 

Ela funciona, principalmente quando misturada com o marketing de conteúdo. Utilizando o pixel do Facebook, você marca as pessoas que clicam em um conteúdo específico e começa a anunciar para essas “pessoas marcadas”. Essa estratégia costuma obter bons resultados, já que você trabalha seus anúncios com usuários que demonstraram curiosidade em seus serviços. 

É possível fazer isso também com outros anúncios também. Digamos que você esteja fazendo um anúncio geral sobre o seu site e os diferentes tipos de acomodações que oferece. Com um trabalho bastante dedicado, você pode criar “segmentações” para cada categoria de acomodação, dividir os clientes interessados nas diferentes categorias e fazer anúncios próprios para cada público. 

Ficou confuso? Calma, vamos explicar com um exemplo. Seu resort trabalha com 3 categorias de acomodações: Standard, Luxo e Super Luxo. Com um anúncio mais amplo com a temática de “Férias perfeitas”, você conseguiu diversas vistas em seu site, e marcou, com o pixel do Facebook, os visitantes que foram até a página do quarto Standard, ou página Super Luxo.  

A partir daí, esses mesmos visitantes passarão a receber somente anúncios sobre essas acomodações específicas com uma oferta especial ou diferencial. No caso, quem visitou a página dos quartos Standards, só receberá anúncios sobre a acomodação Standard. 

Essa estratégia irá garantir conexão e identificação com a marca, o que aumenta sua reputação online, melhora a experiência do cliente e garante mais oportunidades de reservas diretas com esse futuro hóspede. 

05 Dicas para produzir seus anúncios: 

Cuidado com as políticas de publicidade 

Antes de começar a produzir e publicar seus anúncios, é preciso ler com atenção todas as políticas de publicidade das plataformas que você utilizará. O Google Ads, Facebook Ads e outras redes possuem um manual que deve ser seguido à risca para que você não esteja perdendo dinheiro ao montar um anúncio. 

Além disso, outro ponto bastante importante é o tratamento dos dados captados, que deve seguir a Lei Geral de Proteção de Dados. Recolher dados como nome, e-mail e número de contato necessita um cuidado especial para que você não descumpra com nenhum ponto da LGPD. 

Marketing digital e vendas

Anuncie para a pessoa certa 

Tendo isso em mente, é preciso estar atento também a segmentação do seu anúncio. Você já deve saber que uma boa campanha de marketing necessita de um planejamento, e aqui não é diferente. Defina a sua persona e estude o comportamento dela para começar a investir em anúncios pagos, isso irá fazer, tanto que você não jogue dinheiro fora, quanto para que você atinja a pessoa certa. 

Ao definir sua persona, você saberá para quais regiões anunciar, em qual horário e qual a melhor linguagem para usar em suas divulgações. Por exemplo, a sua persona é a Beatriz, ela é médica, mora no Rio Grande do Sul, costuma usar as redes sociais no período da noite, pouco antes de dormir e está procurando um local para tirar férias e relaxar com seu namorado. 

Ou seja, talvez não valha a pena fazer um anúncio para o nordeste brasileiro, no horário da manhã com a temática de diversão garantida para as próximas férias com os amigos.  

 Se adequar a persona é dar um grande passo em direção ao sucesso de seus anúncios. 

Chame atenção em pouco tempo 

Bom… Agora você já está preparado para começar a investir em anúncios pagos, e uma dica crucial para campanhas pagas é chamar atenção. Pode até parecer simples, mas saiba que isso pode ser mais difícil do que parece. O objetivo vital de um anúncio é roubar a atenção do usuário em um curto período, para que ele não se distraia com nenhuma outra propaganda que não seja do seu hotel ou resort. 

Temos que analisar a internet como uma estrada onde todos estão passando com seu carro, o objetivo dos anúncios pagos é funcionar como os outdoors na beira da estrada e chamar a atenção rápido de quem está dirigindo. Caso você não consiga prender a pessoa em sua oferta, ela passará rápido pelo seu outdoor e isso irá diminuir drasticamente a chance dos seus anúncios alcançarem os resultados desejados. 

Use uma chamada forte, cores chamativas e, principalmente, utilize gatilhos mentais para despertar sentidos como necessidade, escassez e urgência no seu possível hóspede. 

Faça testes A/B 

Lembra que no nosso exemplo de anúncio para as férias da Beatriz nós dissemos que “talvez” não seja viável anunciar para regiões diferentes, em horários não convencionais e com uma linguagem que não agrada à persona, porém no marketing, nós não podemos ter certeza de nada.  

É preciso coletar dados e em cima disso tomar decisões com base nas informações que temos em mãos, mas isso não quer dizer que só existe um caminho certo para os bons resultados, e é aí que entram os testes A/B. 

Testar diferentes anúncios para ver qual performa melhor é uma ótima maneira de definir um caminho mais claro para os melhores resultados. Com testes A/B você, utiliza diferentes anúncios para ver qual irá obter um resultado mais valioso para seu negócio. Essa estratégia serve para te dar um norte e ajudar nas próximas campanhas. 

Agora que você já conhece a importância de investir em anúncios pagos, está na hora de contar com o auxílio de especialistas em marketing hoteleiro! A Tribuzana Marketing atua no mercado a mais de 6 anos e está disposta a ajudar você e seu meio de hospedagem a crescerem com estratégias de marketing e vendas. 

Nosso time de especialistas está ao seu aguardo para começarmos uma parceria de muito sucesso. Não perca mais tempo e fale conosco

Comentários do Facebook

Você pode gostar de…

10 dicas de marketing hoteleiro para resorts

10 dicas de marketing hoteleiro para resorts

O marketing e vendas para meios de hospedagem vem evoluindo cada vez mais durante os anos. Esse segmento tem se adaptado às novas realidades e cenários, procurando atender os resorts da melhor maneira possível, com estratégias de marketing hoteleiro para...