Persona na hotelaria: Guia para hotéis, pousadas e resorts

persona na hotelaria

Você já definiu a persona de seu meio de hospedagem? Criar uma persona na hotelaria é uma ótima forma de produzir conteúdos e ações de marketing direcionadas a um potencial público que tem uma chance maior de se hospedar com você. 

Mas para isso, saiba que é necessário ter um conhecimento mais específico sobre seu público, já que para criar uma persona você irá precisar de dados e informações detalhados sobre seus hóspedes. 

Nesse artigo você irá ler mais sobre a persona na hotelaria e seus benefícios para suas campanhas de marketing digital. Boa leitura! 

Como descobrir a persona na hotelaria 

Se você já leu nosso outro artigo sobre buyer personas e público-alvo, sabe como definir a persona para seu negócio, mas vamos recapitular brevemente esse assunto. A persona na hotelaria deve ser criada através de uma série de dados captados previamente. 

Esqueça informações como nome e e-mail, aqui nós precisamos de dados mais específicos de comportamento ou características do público que será o foco de seus conteúdos ou campanhas. Claro que todos esses dados podem ser adquiridos a partir de reservas anteriores em que você já capitou essas informações. 

Sexo, escolaridade, hábitos de compra, critérios para decisão na hora da compra, desafios, desejos e frustações com compras anteriores são alguns bons exemplos de dados úteis para você montar uma persona para sua empresa. 

Depois de coletar essas informações, você precisa criar um personagem semifictício que combine todos os dados coletados. A ideia é justamente criar uma pessoa que não existe, mas que se existisse, compraria com você, ou no caso, se hospedaria em seu hotel, pousada ou resort. 

Vale ressaltar que você não está limitado a atender apenas uma persona, já que muitas empresas costumam atender diversos públicos diferentes. Por isso, é importante ter diferentes públicos em diferentes personas para que você consiga atender às necessidades de cada uma de maneira personalizada.  

estratégias certeiras com persona na hotelaria

Benefícios e vantagens de definir a persona na hotelaria 

Ao criar a sua persona na hotelaria você consegue criar ações e campanhas de marketing hoteleiro voltadas para as preferências da persona, e fugir de uma linguagem mais geral e que muitas vezes, pode não se encaixar com a que sua persona utiliza. 

E claro, a grande vantagem de produzir campanhas e materiais que estão de acordo com as preferências de sua persona é a maior taxa de adesão. Ao planejar e executar uma ação, mesmo que mais básica, que se encaixe com aquilo que sua persona prefere, a chance de sucesso é maior. 

O esclarecimento sobre quais canais e formatos mais devem ser utilizados para seus conteúdos também vem a partir da criação de uma persona, já que essa é uma das informações mais valiosas para criar uma nova persona. 

Segmentação: Crie materiais para públicos específicos. 

Para quem já está mais habituado com o marketing hoteleiro, sabe a importância de utilizar a segmentação em suas campanhas e ações. Mas se você não está familiarizado com o tema, não se preocupe. 

Basicamente, a segmentação é o resultado da divisão entre seu público-alvo para diversos grupos que possuam características comuns. Pode ser através da localização, do interesse em suas campanhas, entre outras questões.  

O ponto que gostaríamos de trabalhar em cima da segmentação é pensamento estratégico a ser utilizado para cada segmento. Ao criar uma campanha de marketing segmentada para um público específico, tenha em mente uma persona que é a protagonista e foco principal a ser atendida por essa campanha. 

Assim, além de segmentar, você ainda trabalha com uma linguagem específica para a ação ou campanha em questão. 

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Vantagens e benefícios de conhecer a persona

Estratégias certeiras que obtém resultados reais 

E juntando tudo o que foi dito até esse momento sobre as vantagens de definir a persona na hotelaria, o principal benefício, com certeza é investir seu tempo e recursos em campanhas certeiras com planejamento e estratégias bem definidas. 

Assim como você, nosso objetivo também é sempre obter os melhores resultados para nossos clientes, e por isso a importância de criação de personas. Ao produzir materiais dedicados as personas, é possível criar campanhas muito mais certeiras e que certamente irão obter resultados melhores do que em campanhas mais gerais. 

Agora que você já conhece mais sobre a persona na hotelaria e as principais vantagens de utilizar essas estratégias em seu meio de hospedagem, conte com o auxílio de verdadeiros profissionais de marketing digital. 

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