Utilizar diferentes estratégias para gerar conteúdo e converter novos leads é algo essencial no marketing digital, e quando pensamos nesses dois pontos, os materiais ricos podem se encaixar perfeitamente em seu planejamento.
Com eles você converte novos leads e os ajuda, de maneira direta, a escolher seus produtos/serviços como a melhor solução para determinado problema.
Neste artigo você irá conhecer mais sobre os materiais ricos e as estratégias por trás desse tipo de conteúdo único no marketing. Boa leitura!
O que é um material rico
Em estratégias de marketing de conteúdo, produzir materiais de diferentes tipos é algo extremamente necessário. Como o próprio nome sugere, um material rico possui uma quantidade superior de conteúdo em relação aos demais formatos.
Além do tamanho, as informações contidas neles são mais explicativas e detalhadas ao longo de todo o material. Assim como os blogposts, o principal objetivo na maioria dos casos é educar o público sobre determinado assunto e aprofundar o leitor ao longo do texto.
Entre os principais tipos de materiais ricos, o mais comum que você encontrará são os eBooks. Sendo possível encontrar eBooks dos mais variados assuntos dentro da internet. Infográficos também são formatos bastante utilizados em materiais ricos.
Outro ponto que difere esse tipo de conteúdo dos demais é a maneira que o leitor irá encontrar esse material. Geralmente, os blogs são encontrados nos mecanismos de buscas, por meio de SEO on page, já os materiais ricos, podem ser encontrados por anúncios pagos e divulgações em outros canais, mas o acesso propriamente dito é feito de uma maneira um pouco diferente.
Enquanto em um blog você o encontra e acessa com um clique, os materiais ricos, na maioria dos casos, são acessados apenas por inscrição em páginas de conversão. Essa estratégia é muito utilizada pelas empresas para gerar leads engajados por determinado assunto.
A ideia é que no blog e em demais canais você tenha um conteúdo um pouco menos específico, para gerar interesse do público, e filtrar os possíveis clientes que se interessam mais pelos seus serviços/produtos por meio da inscrição para obter um material rico.
Transformando conteúdos em materiais ricos
Para criar esse tipo de material, não há mistério, basta ter um bom tema, fazer bastante pesquisa, dedicar tempo para escrever o conteúdo e depois fazer o design do material.
Mas saiba que existem algumas estratégias muito utilizadas pelas empresas para escrever materiais ricos de maneira muito mais simplificada. Trazendo os blogs como exemplo, você pode escolher um determinado assunto e escrever 3, 4 ou até 5 artigos para seu blog, o segredo vem a partir daqui, com esses conteúdos que você já escreveu, basta juntá-los e criar um material com todos os conteúdos relacionados.
A ideia é bastante simples, é pegar artigos que já estão escritos e que possuem uma conexão e transformar em apenas um material, e claro, utilizar estratégias para gerar leads com isso.
O mesmo processo pode ser feito ao inverso, utilizar um material rico já produzido para escrever diversos blogs dentro de um mesmo tema também é algo muito comum.
Estratégias com materiais ricos
Como já dissemos, os materiais ricos são perfeitos para gerar leads, com eles você converte possíveis clientes de maneira rápida, mas nesse caso vale ficar atento. Muitas vezes, ao montar o formulário de inscrição em um material rico, é preciso pensar nos campos.
Nesse tipo de material, geralmente, são utilizados menos campos e solicitadas informações mais gerais, como o nome e e-mail apenas. A ideia é utilizar esse conteúdo justamente para incluir esse novo lead em sua base e por meio de um fluxo de e-mail marketing ou outras estratégias mais específicas captar mais informações sobre o lead e elevar o relacionamento entre a empresa e possível cliente.
Vendendo mais através de materiais ricos
E não é apenas para geração de leads que você pode usar um material rico, vender também é uma alternativa para esse tipo de conteúdo. Essas estratégias não são muito comuns no mundo do marketing, já que os materiais ricos são vistos como um conteúdo de entrada para sua empresa, mas nada impede você de utilizar eles para ajudar a vender mais, mesmo que indiretamente.
Vamos a um exemplo rápido? Digamos que sua empresa é uma loja de roupas que está investindo em uma nova coleção inédita de inverno, por que não montar um eBook com fotos de toda as peças, tamanhos e cores e divulgar em suas mídias digitais? Você pode também enviar diretamente para os clientes mais fiéis pelo WhatsApp Business utilizando uma lista de transmissão.
O que vale é divulgar seus produtos da melhor maneira possível e entregar um material sobre os seus serviços de maneira explicativa e que ajude o cliente a comprar com você.
Agora que você já sabe como implementar os materiais ricos em suas estratégias de marketing digital, está na hora de conhecer a Tribuzana Marketing. Somos uma agência especialista em marketing hoteleiro e com nossa experiência, ajudamos nossos clientes a alcançarem posições de destaque no ambiente digital.
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