E-mail marketing para hotéis e pousadas: Uma estratégia para se relacionar com seus hóspedes

e-mail marketing

Fazer e-mail marketing é uma coisa ultrapassada para muitas pessoas, mas podemos afirmar com convicção de que essa estratégia é muito importante para que seu meio de hospedagem consiga bons resultados no marketing digital.  

Falar diretamente com seu público, enviar campanhas e conteúdos exclusivos é uma das melhores maneiras para se relacionar e criar uma identidade com a marca. 

Neste artigo você vai conhecer os benefícios do e-mail marketing e algumas dicas especiais para começar essa estratégia em seu meio de hospedagem o quanto antes. 

Boa leitura!  

Por que investir em E-mail marketing 

Sendo uma das melhores maneiras para entrar em contato diretamente com seus possíveis clientes, o e-mail marketing é perfeito para quem possui estratégias direcionadas para relacionamento e nutrição da base. 

Antes de sair enviando qualquer e-mail para seu público, é preciso definir a estratégia a partir de um planejamento de marketing completo. É preciso ter um equilíbrio entre os envios, já que diversos e-mails comerciais seguidos podem queimar sua base e colocar seus e-mails na caixa de spam, por outro lado. 

Por isso, defina as personas do seu hotel, pousada ou resort, a jornada de compra do cliente e monte uma estratégia alinhada com aquilo que seu futuro hóspede quer receber, sempre pensando em fazer com que ele avance no funil de vendas

Tipos de e-mails que devem estar em sua estratégia: 

E-mails de relacionamento: Invista em conteúdo 

O relacionamento é a base do marketing de conteúdo. Trabalhar com e-mails focados em relacionamento com o cliente é essencial para ganhar credibilidade com sua base e gerar confiança com a marca. 

Quando enviamos e-mails para toda a base, é preciso ter em mente que você estará falando com pessoas que estão em diferentes estágios da jornada, e nesse quesito, saiba que e-mails focados em conteúdo são praticamente coringas e agradarão a todos os leitores.  

Desde a pessoa que ainda está procurando o destino ideal, até o cliente que já fez a reserva, todo mundo vai se beneficiar de um conteúdo com dicas de viagem, ou uma novidade do seu blog. Afinal, dessa maneira você dá mais motivos para o possível cliente que ainda está indeciso e ainda ajuda quem já está com a viagem marcada, mas ainda não montou um roteiro de viagem, por exemplo. Tudo isso em apenas um conteúdo unificado. 

Ou seja, procure sempre enviar algumas dicas, blogposts e materiais que são úteis tanto para o hóspede que já reservou e está nos últimos estágios da jornada de compra, quanto para quem ainda está descobrindo o desejo de viajar. 

Vale deixar claro que além de disparos para toda a base, enviar e-mails segmentados também é uma ótima forma de atingir uma parcela específica do seu público que tem mais interesse em determinado assunto. 

Relacionamento com o cliente

E-mails estratégicos: Crie fluxos de nutrição  

Os fluxos de nutrição são estratégias complementares ao seu e-mail marketing, mesmo assim muito valiosas. Com um bom fluxo de nutrição você envia conteúdos e ofertas de maneira “automática” para sua base.  

Esse automática deve ficar entre aspas, já que além do trabalho inicial de criar os e-mails e fluxos e configurar, é preciso um acompanhamento constante, não basta deixar essa estratégia rodando sozinha se você não colher os bons resultados e corrigir possíveis erros. 

Um ótimo exemplo de fluxo são os e-mails de agradecimento após uma conversão. Apesar de simples, enviar um e-mail automático de agradecimento pelo download de um material rico ou conversão em alguma promoção é essencial para fazer esse lead transitar entre outras áreas do seu meio de hospedagem.  

Após acessar seu material rico, o lead recebe um e-mail de agradecimento automático, onde além de um agradecimento especial pelo acesso, você também deixa o link para reservas online diretas, uma chamada para falar com o WhatsApp do estabelecimento, botão para o blog ou até para outros materiais que você já produziu. 

A ideia é fazer com que depois do download de um material, esse possível cliente conheça outros materiais que você produz e se interesse ainda mais pelos seus serviços. Caso ele já esteja mais avançado na jornada de compra, talvez se interesse em realizar a reserva no momento que receber o agradecimento. 

Vale deixar claro que esse é apenas um simples exemplo, existem diversas outras estratégias de fluxos de automação, até mesmo mais complexas que você pode utilizar com seu time de marketing. 

O objetivo do fluxo de automação é que após o lead realizar uma ação, receber conteúdos relacionados com o objetivo de avançar seu estágio no funil. Todos os conteúdos devem estar relacionados com a ação realizada na entrada do fluxo. 

E-mails que convertem: Prenda a atenção do seu leitor 

Antes de entrarmos nesse tópico, quero que você conheça um conceito que utilizamos aqui na Tribuzana Marketing, a taxa de atenção. Quando enviamos um e-mail marketing, queremos que o leitor realize uma ação, seja ela clicar no botão para ler um artigo de blog, seguir nas redes sociais ou comprar um pacote de hospedagem com você. 

É importante frisar que a atenção do leitor é algo que muitas vezes se perde muito fácil, então você não pode “poluir” o seu e-mail com diversas chamadas para diferentes ações. Por exemplo, vai fazer um e-mail comercial estimulando reservas diretas, foque apenas em chamar a atenção do leitor para clicar em um botão que o fará ir para seu motor de reservas. 

Você até pode colocar mais de um botão levando-o para o motor, mas é importante ter em mente que a chamada deve ser diferente e eles devem estar em diferentes locais do e-mail. 

Ah, e vale deixar claro que, necessariamente, é possível colocar chamadas para diversas ações diferentes, mas consequentemente vai perder a taxa de atenção do leitor, e pode ser que ele não clique no objetivo principal do e-mail. 

É claro que tudo irá depender do assunto central do e-mail. Caso você envie uma newsletter, compilando diversos contéudos em um só lugar, vai querer que o leitor acesse todos os materiais enviados, e para isso, precisará de chamadas atrativas para todas essas ações. 

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Extra – E-mail marketing: Pense no pós-venda 

O pós-venda é tão importante quanto o processo que vem antes, mas você já deve estar careca de ler sobre isso aqui, não é mesmo? Já falamos diversas vezes sobre a fidelização do cliente como um dos processos mais importantes da sua operação hoteleira. 

Mas o que vamos falar hoje é sobre uma estratégia diferente para iniciar o processo de fidelização do seu hóspede. Após a estadia, vale a pena enviar um e-mail especial para seu cliente. Você pode agradecer a preferência, dizer que está sempre esperando por ele de braços abertos e solicitar que ele deixe um comentário em uma plataforma de avaliações. 

Assim você se relaciona no pós-venda, consegue o carinho desse cliente, aumentando a chance dele se hospedar em seu meio de hospedagem novamente e melhora sua reputação online

Uma dica importante que você precisa ter em mente, não deixe de enviar conteúdo e ofertas para seus clientes. Inclusive, pense em enviar ofertas exclusivas para quem já conhece seus serviços eventualmente, essa é uma boa maneira de vender na baixa temporada, por exemplo. O processo de vendas é muito mais fácil e ágil com quem já conhece seus serviços. 

Agora que você já sabe como fazer o e-mail marketing de diversas maneiras diferentes, conheça a Tribuzana Marketing. Somos uma agência especializada em atender hotéis, pousadas e resorts e estamos a sua disposição para ajudar sua empresa a crescer no ambiente digital. 

Conte com o auxílio de verdadeiros profissionais de marketing digital e vendas e alcance os melhores resultados para o seu meio de hospedagem. Entre em contato conosco

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