E-mail marketing para hotéis e pousadas: Uma estratégia para se relacionar com seus hóspedes

Fazer e-mail marketing é uma coisa ultrapassada para muitas pessoas, mas podemos afirmar com convicção de que essa estratégia é muito importante para que seu meio de hospedagem consiga bons resultados no marketing digital.  

Falar diretamente com seu público, enviar campanhas e conteúdos exclusivos é uma das melhores maneiras para se relacionar e criar uma identidade com a marca. 

Neste artigo você vai conhecer os benefícios do e-mail marketing e algumas dicas especiais para começar essa estratégia em seu meio de hospedagem o quanto antes. 

Boa leitura!  

Por que investir em E-mail marketing 

Sendo uma das melhores maneiras para entrar em contato diretamente com seus possíveis clientes, o e-mail marketing é perfeito para quem possui estratégias direcionadas para relacionamento e nutrição da base. 

Antes de sair enviando qualquer e-mail para seu público, é preciso definir a estratégia a partir de um planejamento de marketing completo. É preciso ter um equilíbrio entre os envios, já que diversos e-mails comerciais seguidos podem queimar sua base e colocar seus e-mails na caixa de spam, por outro lado. 

Por isso, defina as personas do seu hotel, pousada ou resort, a jornada de compra do cliente e monte uma estratégia alinhada com aquilo que seu futuro hóspede quer receber, sempre pensando em fazer com que ele avance no funil de vendas

Tipos de e-mails que devem estar em sua estratégia: 

E-mails de relacionamento: Invista em conteúdo 

O relacionamento é a base do marketing de conteúdo. Trabalhar com e-mails focados em relacionamento com o cliente é essencial para ganhar credibilidade com sua base e gerar confiança com a marca. 

Quando enviamos e-mails para toda a base, é preciso ter em mente que você estará falando com pessoas que estão em diferentes estágios da jornada, e nesse quesito, saiba que e-mails focados em conteúdo são praticamente coringas e agradarão a todos os leitores.  

Desde a pessoa que ainda está procurando o destino ideal, até o cliente que já fez a reserva, todo mundo vai se beneficiar de um conteúdo com dicas de viagem, ou uma novidade do seu blog. Afinal, dessa maneira você dá mais motivos para o possível cliente que ainda está indeciso e ainda ajuda quem já está com a viagem marcada, mas ainda não montou um roteiro de viagem, por exemplo. Tudo isso em apenas um conteúdo unificado. 

Ou seja, procure sempre enviar algumas dicas, blogposts e materiais que são úteis tanto para o hóspede que já reservou e está nos últimos estágios da jornada de compra, quanto para quem ainda está descobrindo o desejo de viajar. 

Vale deixar claro que além de disparos para toda a base, enviar e-mails segmentados também é uma ótima forma de atingir uma parcela específica do seu público que tem mais interesse em determinado assunto. 

Relacionamento com o cliente

E-mails estratégicos: Crie fluxos de nutrição  

Os fluxos de nutrição são estratégias complementares ao seu e-mail marketing, mesmo assim muito valiosas. Com um bom fluxo de nutrição você envia conteúdos e ofertas de maneira “automática” para sua base.  

Esse automática deve ficar entre aspas, já que além do trabalho inicial de criar os e-mails e fluxos e configurar, é preciso um acompanhamento constante, não basta deixar essa estratégia rodando sozinha se você não colher os bons resultados e corrigir possíveis erros. 

Um ótimo exemplo de fluxo são os e-mails de agradecimento após uma conversão. Apesar de simples, enviar um e-mail automático de agradecimento pelo download de um material rico ou conversão em alguma promoção é essencial para fazer esse lead transitar entre outras áreas do seu meio de hospedagem.  

Após acessar seu material rico, o lead recebe um e-mail de agradecimento automático, onde além de um agradecimento especial pelo acesso, você também deixa o link para reservas online diretas, uma chamada para falar com o WhatsApp do estabelecimento, botão para o blog ou até para outros materiais que você já produziu. 

A ideia é fazer com que depois do download de um material, esse possível cliente conheça outros materiais que você produz e se interesse ainda mais pelos seus serviços. Caso ele já esteja mais avançado na jornada de compra, talvez se interesse em realizar a reserva no momento que receber o agradecimento. 

Vale deixar claro que esse é apenas um simples exemplo, existem diversas outras estratégias de fluxos de automação, até mesmo mais complexas que você pode utilizar com seu time de marketing. 

O objetivo do fluxo de automação é que após o lead realizar uma ação, receber conteúdos relacionados com o objetivo de avançar seu estágio no funil. Todos os conteúdos devem estar relacionados com a ação realizada na entrada do fluxo. 

Materiais educativos da Tribuzana Marketing Hoteleiro

E-mails que convertem: Prenda a atenção do seu leitor 

Antes de entrarmos nesse tópico, quero que você conheça um conceito que utilizamos aqui na Tribuzana Marketing, a taxa de atenção. Quando enviamos um e-mail marketing, queremos que o leitor realize uma ação, seja ela clicar no botão para ler um artigo de blog, seguir nas redes sociais ou comprar um pacote de hospedagem com você. 

É importante frisar que a atenção do leitor é algo que muitas vezes se perde muito fácil, então você não pode “poluir” o seu e-mail com diversas chamadas para diferentes ações. Por exemplo, vai fazer um e-mail comercial estimulando reservas diretas, foque apenas em chamar a atenção do leitor para clicar em um botão que o fará ir para seu motor de reservas. 

Você até pode colocar mais de um botão levando-o para o motor, mas é importante ter em mente que a chamada deve ser diferente e eles devem estar em diferentes locais do e-mail. 

Ah, e vale deixar claro que, necessariamente, é possível colocar chamadas para diversas ações diferentes, mas consequentemente vai perder a taxa de atenção do leitor, e pode ser que ele não clique no objetivo principal do e-mail. 

É claro que tudo irá depender do assunto central do e-mail. Caso você envie uma newsletter, compilando diversos contéudos em um só lugar, vai querer que o leitor acesse todos os materiais enviados, e para isso, precisará de chamadas atrativas para todas essas ações. 

e-mail marketing

Extra – E-mail marketing: Pense no pós-venda 

O pós-venda é tão importante quanto o processo que vem antes, mas você já deve estar careca de ler sobre isso aqui, não é mesmo? Já falamos diversas vezes sobre a fidelização do cliente como um dos processos mais importantes da sua operação hoteleira. 

Mas o que vamos falar hoje é sobre uma estratégia diferente para iniciar o processo de fidelização do seu hóspede. Após a estadia, vale a pena enviar um e-mail especial para seu cliente. Você pode agradecer a preferência, dizer que está sempre esperando por ele de braços abertos e solicitar que ele deixe um comentário em uma plataforma de avaliações. 

Assim você se relaciona no pós-venda, consegue o carinho desse cliente, aumentando a chance dele se hospedar em seu meio de hospedagem novamente e melhora sua reputação online

Uma dica importante que você precisa ter em mente, não deixe de enviar conteúdo e ofertas para seus clientes. Inclusive, pense em enviar ofertas exclusivas para quem já conhece seus serviços eventualmente, essa é uma boa maneira de vender na baixa temporada, por exemplo. O processo de vendas é muito mais fácil e ágil com quem já conhece seus serviços. 

Solicite um orçamento com a Tribuzana Marketing Hoteleiro

Agora que você já sabe como fazer o e-mail marketing de diversas maneiras diferentes, conheça a Tribuzana Marketing. Somos uma agência especializada em atender hotéis, pousadas e resorts e estamos a sua disposição para ajudar sua empresa a crescer no ambiente digital. 

Conte com o auxílio de verdadeiros profissionais de marketing digital e vendas e alcance os melhores resultados para o seu meio de hospedagem. Entre em contato conosco

Materiais hoteleiros

Conteúdos recentes

Atrair é se colocar em movimento

Atrair é se colocar em movimento

Na última edição da m+h, falamos muito sobre a "guerra por atenção" que existe no marketing digital atualmente. O ponto que queremos compartilhar com você, é que o grande diferencial de meio de hospedagem que atrai muitos hóspedes e possui clientes fiéis, está no...

É aqui que tudo começa: um papo sobre atração de hóspedes

É aqui que tudo começa: um papo sobre atração de hóspedes

Todo mundo está tentando atrair. Todas as hospedagens querem mais hóspedes e então uma "guerra por atenção" começa. Desde o momento em que o viajante pensa em começar a planejar sua próxima viagem é bombardeado por diversas opções.  E o incrível é: todas dizem...

O guia definitivo de anúncios para hotéis

O guia definitivo de anúncios para hotéis

Quando se trata de fazer anúncios para hotéis, é fundamental entender as diversas ferramentas e canais de publicidade disponíveis. É aí que entram o Google e Meta, dois gigantes da publicidade online que podem ajudar a aumentar a visibilidade do seu meio de...

Se inscreva em uma newsletter feita para a hotelaria!

Receba todos os meses no seu e-mail, repleta de dicas, reflexões e estratégias.

Confira outros conteúdos

Gostou desse conteúdo? Continue aprendendo e melhorando suas estratégias acessando outros conteúdos. Estamos constantemente adicionando novas publicações trazendo sempre estratégias práticas e novidades exclusivas para meios de hospedagem.

Conteúdos educativos
Logo Tribuzana Marketing Hoteleiro

Uma agência especialista em Marketing Hoteleiro com soluções completas para resorts, hotéis e pousadas conquistarem mais reservas diretas!

Tribuzana Marketing Hoteleiro Ltda
25.328.155/0001-82

Nossos serviços

Reserva Relâmpago

Inbound Marketing Standard

Seu site hoteleiro

Conteúdos para site hoteleiro

Análise completa do seu site hoteleiro

Blogposts para hotelaria

Seu hotel no Google

Materiais Gratuitos
Selo RD Station Platinum
Google Partner Selo
Selo Asksuite