07 ferramentas de marketing digital para hotelaria

07 Ferramentas de Marketing Digital para hotelaria

O marketing tem se mostrado cada vez mais importante para hotéis e pousadas. Diante disso, investir em ferramentas de marketing digital para hotelaria tem se tornado uma tarefa imprescindível para o sucesso das suas ações e campanhas. 

E quando falamos de ferramentas de marketing, os benefícios não estão só nos resultados finais. Mas também na organização e diminuição dos esforços necessários para realizar processos de marketing hoteleiro e facilitando as análises para criação de próximas campanhas e ações. 

Nesse post você vai conferir as principais ferramentas de marketing digital que são utilizadas pelos meios de hospedagem, e algumas recomendações de ferramentas que utilizamos com nossos clientes para gerar os melhores resultados. 

01 – Ferramenta de marketing digital: CRM 

Um sistema de CRM, é um software que gerencia e ajuda na geração de tráfego, leads e vendas. Com essa ferramenta de marketing, hotéis e pousadas podem otimizar e automatizar suas ações, e ainda gerenciar o relacionamento com os clientes. 

Um software de CRM recolhe e agrupa diversas informações sobre seus clientes em um só lugar, para facilitar o relacionamento de sua empresa com o público. E a partir de ações que incluam um CRM que você irá gerar diversas novas oportunidades de vendas. Além de facilitar o acompanhamento dos clientes no processo de compras (Follow-ups). E em um momento pós-venda, conseguirá manter o contato através de estratégias voltadas para fidelização.  

Aqui na Tribuzana nós utilizamos com nossos clientes o RD Station CRM, uma ferramenta de marketing digital completa que centraliza suas informações e ações em um só lugar. Com ele você pode acompanhar o desempenho das ações em tempo real e ainda consegue seguir cada passo da jornada de compra de seus potenciais clientes. Aplicando com mais exatidão esforços em campanhas e ações de maior interesse. 

RD Station CRM: Ferramenta de marketing digital
RD Station CRM: Ferramenta de marketing digital

02 – Gestor de redes sociais 

Gerenciar diversas redes sociais sozinho não é uma tarefa fácil, principalmente com o número tão elevado de redes que estão sendo utilizadas nas estratégias de marketing atualmente. Com um sistema gestor de redes sociais você concentra a manutenção de todos os seus canais digitais em uma só ferramenta.  

Além dessa integração, fica muito mais fácil administrar os conteúdos postados e responder seus seguidores. Ao utilizar esses softwares de gerenciamento de social media, sua empresa otimiza os processos, reduz o tempo investido para postagens em diferentes canais e ainda facilita a criação e acompanhamento de cada post. 

MLabs é o gestor de redes sociais que utilizamos com nossos clientes. Com ele organizamos as postagens em diferentes redes sociais em poucos minutos. Além de mantermos um monitoramento de todas as publicações em diversas plataformas, nós conseguimos entender melhor as personas através de relatórios específicos para cada rede social. Onde analisamos o desempenho e resultados e podemos tomar as medidas necessárias. 

mLabs: Ferramenta de marketing digital
mLabs: Ferramenta de marketing digital

Quer saber como aumentar suas vendas divulgando os atrativos turísticos de sua cidade? Leia nosso post completo clicando aqui.

03 – Ferramenta de marketing digital: Chatbots 

Os Chatbots são ferramentas de comunicação rápida e efetiva com seus clientes nos canais online. Esses softwares são programados para responder automaticamente todas as mensagens que você recebe de maneira personalizada. 

Ao programar um Chatbot, as mensagens que você recebe em determinadas plataformas são respondidas automaticamente para seus clientes, a partir de respostas pré-definidas.  

Para hotéis e pousadas, o uso de Chatbots é muito útil, principalmente se tratando de consultas sobre perguntas frequentes e para futuras reservas, porém as funcionalidades vão muito além. Essas ferramentas podem dar informações sobre o destino em que você está inserido e sobre o próprio meio de hospedagem. 

Asksuite
Asksuite: Ferramenta de marketing digital

Se tratando de Chatbot para meios de hospedagem, o que nós utilizamos com nossos clientes é o Asksuite. Com essa ferramenta voltada para o mercado hoteleiro, é possível reduzir grande parte da demanda operacional e ainda agilizar as vendas de um hotel ou pousada, principalmente reservas diretas pelo motor de reservas integrado.

04 – Ferramenta de gestão de meios de hospedagem: PMS 

Um Sistema de Gerenciamento de Propriedade (PMS) é, sem dúvida, uma das principais ferramentas para hotéis e pousadas. Com um PMS você consegue gerenciar e administrar todos os processos e ações de seu meio de hospedagem. 

A partir desse sistema, sua equipe pode controlar os check-ins e check-outs, fazer novas reservas, e administrar alguns processos como o valor das tarifas em diferentes momentos. Ao utilizar um PMS completo, é possível gerenciar processos mais complexos como o gerenciamento da receita e despesas. 

Os principais benefícios de utilizar um PMS é no atendimento de seu hotel ou pousada, com ele você agiliza os processos e aumenta a experiência do hóspede com seus serviços. 

05 – Gestor de Canais e motor de reservas na hotelaria

Como o próprio nome já sugere, um gestor de canais administra a venda e suas tarifas entre diversos sistemas de vendas, como seu motor de reservas e as OTA’s que você utiliza. 

Ao utilizar essa ferramenta, você consegue atualizar o valor de suas tarifas em diferentes canais de uma forma muito mais prática. Em poucos cliques você atualiza suas tarifas sem precisar mexer em diversas OTA’s individualmente. 

Outra grande integração que um gestor de canais pode fazer para seu meio de hospedagem é em relação ao bloqueio da disponibilidade automaticamente, evitando assim que o mesmo apartamento seja vendido para outro cliente. Por exemplo, se uma pessoa reservar um quarto de seu hotel para a primeira semana de dezembro diretamente em seu motor de reservas, em todas as outras plataformas essa data se encontrará fechada, impossibilitando o overbooking

Já o motor de reservas, é um sistema que deve ser visto como a loja online própria de seu hotel ou pousada. Ao utilizar um motor de reservas integrado ao gestor de canais e a um PMS, você otimiza e automatiza seu processo de reservas e a organização das vendas de seu meio de hospedagem. 

Sempre aconselhamos aos clientes utilizarem o HSystem. Com esse sistema de gestão de canais e motor de reservas, resorts, hotéis e pousadas podem garantir mais vendas a partir da integração de motor de reservas em seu site e nas OTA’s para aumentar suas reservas e facilitar o processo de vendas.

HSystem
HSystem: Ferramenta de marketing digital

06 – Sistemas de automação de marketing 

Não é de hoje que reduzir os esforços e aumentar a produtividade, se transformou em uma meta na hotelaria.  

Com um sistema de automação de marketing, você consegue se relacionar com seus atuais e futuros hóspedes até o momento da pós venda de uma maneira muito mais simplificada.  

Como o próprio nome já diz, essas ferramentas de marketing digital para hotelaria permitem que você automatize alguns processos de sua estratégia de marketing hoteleiro. Mas quem pensa que é apenas isso, está muito enganado. Além da automação, esses sistemas ajudam sua empresa a se comunicar de maneira personalizada e segmentada de acordo com o público desejado. Dessa forma você alcança melhores resultados e prepara melhor seus leads para a compra. 

Com um sistema de automação, você consegue se relacionar com seu futuro cliente desde o primeiro momento, tendo a possibilidade de qualificar melhor seu lead através da automação de marketing. 

Como nossa principal preocupação é em relação aos resultados e satisfação dos clientes, a Tribuzana Marketing usa e recomenda o RD Station Marketing. Essa ferramenta permite integração com diversas outras plataformas, como o próprio RD CRM e o Hsystem. 

RD Station Marketing: Ferramenta de marketing digital
RD Station Marketing: Ferramenta de marketing digital

Com estratégias baseadas nos resultados obtidos usando o RD Station Marketing, conseguimos identificar diversas oportunidades de vendas para nossos clientes, automatizar diversas ações e estratégias de marketing hoteleiro e ainda analisar os resultados obtidos para tomar as decisões no momento certo.

Se você ainda não usa o RD Station Marketing, aproveite que ele está com preço promocional na versão Light de R$ 59,00 por R$ 19,00 por mês nos 3 primeiros meses de uso. Saiba mais aqui.

07 – Ferramenta de marketing digital para hotelaria: canal de comunicação direta 

No marketing hoteleiro, a comunicação direta com seus hóspedes é de extrema importância. Quando falamos de ferramentas de marketing digital para hotelaria pensadas para comunicação direta com clientes, o WhatsApp é uma ferramenta que deve estar presente nas estratégias. 

Ao utilizar o WhatsApp Business, você mantém um canal de comunicação rápido e efetivo com seus clientes, que deve ser utilizado pelos meios de hospedagem. Para conhecer mais sobre as funcionalidades do WhatsApp como ferramenta de marketing digital para hotéis e pousadas, leia nosso post completo clicando aqui.

WhatsApp Business
WhatsApp Business: Ferramenta de marketing digital

Agora que você já conhece as melhores ferramentas de marketing digital para utilizar em seu meio de hospedagem. Mas se mesmo assim você não sabe como alcançar os melhores resultados utilizando marketing hoteleiro, entre em contato agora mesmo com a Tribuzana Marketing. Somos uma agência com estratégias focadas em marketing digital e vendas, principalmente se tratando de marketing hoteleiro. Com 05 anos de experiência em marketing para hotéis e pousadas, conseguimos posicionar nossos clientes como destaque no mercado em que atuam. 

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