Relatório de marketing: Quais dados acompanhar

Melhorar os resultados é o desejo de todo mundo que trabalha com marketing digital, e saiba que o primeiro passo para isso é montar um relatório de marketing completo. Com essa estratégia você irá otimizar as suas campanhas e identificar as eventuais falhas.  

Neste artigo você irá conferir todos os detalhes da construção de um bom relatório de marketing e os benefícios que esse processo irá trazer para o seu negócio. 

Boa leitura! 

O que é um relatório de marketing e para que serve? 

Um relatório de marketing funciona como um diagnóstico médico, que relaciona todas as suas ações e campanhas, e seus respectivos resultados. Todas as fases dos processos de marketing devem estar detalhadas para que você consiga analisar cada um dos passos que já foram realizados, ou que ainda precisam ser executados. 

Com isso, você identifica se tudo está andando como deveria, ou se são necessárias correções e mudanças para atingir os resultados desejados. E caso tudo esteja dentro do planejado, você pode otimizar as campanhas para que consiga atingir metas ainda maiores. 

O marketing digital é foca em dois pontos principais: Planejamento e análise, por isso, através do seu planejamento de marketing, você traça o caminho a ser percorrido por uma campanha e executa todas as ações necessárias com seu time, para que posteriormente consiga montar um relatório detalhado. 

Além disso, o seu relatório não o ajudará somente com as ações que estão ativas no momento, como também com as próximas campanhas que serão planejadas. Ao identificar um possível erro, você já pode levar isso em consideração e mudar seu processo para que na próxima campanha não os cometa novamente. 

Nós já falamos isso aqui diversas vezes, o marketing digital consiste em dados e decisões assertivas, e não de achismos. Por isso, ter um relatório é dar um passo em direção ao sucesso de suas ações digitais. 

relatório de marketing

Determine a periodicidade, isso é inevitável 

A periodicidade de um relatório de marketing é essencial e precisa ser seguida à risca. Seja ela semanal, quinzenal, mensal ou trimensal, é preciso estar sempre coletando dados e informações de suas campanhas de marketing para analisar o andamento de suas estratégias.  

O acompanhamento constante garante que você não insista em erros por muito tempo. Digamos que você tenha uma campanha de anúncios pagos com alto investimento e que não está alcançando os resultados desejados, com um acompanhamento próximo você irá analisar essa campanha e verificar o que pode ser alterado para que ela volte ou comece a atingir as metas sem maiores prejuízos a curto prazo. Afinal, nesse caso, quanto antes você solucionar, menos dinheiro será jogado fora. 

É importante definir qual a periodicidade que mais se encaixa para sua realidade e se manter organizado quanto a isso. Muitas vezes será necessário se dedicar à relatórios mais específicos a curto prazo juntamente com relatórios mais amplos de toda sua empresa no médio prazo. 

Faça benchmarking junto do seu relatório de marketing

Se você leu nosso artigo sobre benchmarking, sabe que ele pode funcionar perfeitamente em conjunto com seus relatórios e deve virar uma rotina saudável para seu negócio. Além de fazer um relatório de marketing de sua empresa, vale a pena analisar os resultados de seus concorrentes (diretos ou indiretos) e todo o caminho percorrido para chegar nos números finais. 

Isso ajudará você a ter uma visão de outras possíveis soluções para dificuldades que sua empresa pode estar passando e/ou aumentar o repertório para variar ainda mais suas próximas campanhas. 

marketing hoteleiro

Quais dados coletar 

Quando falamos sobre montar um relatório de marketing, a primeira grande dúvida que surge é quais os dados que devem ser relacionados nesse documento. Pois saiba que isso irá variar muito de acordo com as necessidades do seu negócio. 

Por via de regra, dê atenção a algumas informações mais básicas, como taxas de abertura e cliques em e-mails, conversões de landing pages e pop-ups, número de acessos em páginas do site e artigos de blog. 

E claro, não se esqueça também de coletar algumas informações de vendas que estão diretamente ligadas ao seu marketing, já que esses dois setores caminham juntos. 

Comparativos de tempo 

Coletados os dados, aproveite para relacionar as atuais informações com seus relatórios de marketing de meses anteriores. Dessa maneira você irá comparar quais pontos do seu processo de marketing que melhoraram e/ou pioraram com o passar do tempo.  

Não caia em métricas de vaidade 

As métricas de vaidade estão muito ligadas às redes sociais, e quanto a isso, é preciso ficar bastante atento. No geral, o número de curtidas não é algo tão relevante a ser levado em conta em seu relatório, procure focar em outras informações mais importantes, como os compartilhamentos e até mesmo as impressões. 

estratégias de marketing e vendas

Utilize as melhores ferramentas para a coleta de dados 

São diversas as ferramentas de marketing que podem ser utilizadas para o seu relatório ficar completo. Um ótimo exemplo é o Reportei, um aplicativo próprio para a criação de relatórios personalizados.  

Se você quiser fazer de maneira manual, colete seus dados pelas ferramentas que você utiliza em seu dia a dia, como o RD Station para e-mail marketing, landing pages e pop-ups, Ubersuggest para pesquisa de palavras-chave para blogs e sites, entre outros. 

Faça anotações e corrija as próximas campanhas com base no seu relatório de marketing 

Já falamos sobre isso aqui no início do texto, mas vale a pena ressaltar, de nada adianta você montar um super relatório, com diversas informações relevantes, se você não corrige esses erros em suas próximas campanhas. Faça anotações das eventuais melhorias, mesmo que pequenas, para que cada vez mais você otimize o marketing e vendas de sua empresa. 

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