Marketing e vendas: uma parceria para gerar mais vendas

marketing e vendas

Por mais que sejam e atuem em partes diferentes de sua empresa, os setores de marketing e vendas servem a um propósito único, obter os melhores resultados. Antes que você se pergunte quais resultados são esses, a resposta é: gerar mais vendas. 

Independentemente do tamanho de sua empresa, as equipes de marketing e vendas são essenciais para seu sucesso. E é claro que para obter os melhores resultados, esses dois setores devem trabalhar em união.  

Nesse texto você descobrirá as vantagens e como fazer com que esses dois setores tão importantes de sua empresa trabalhem juntos para alcançar os resultados desejados. 

Quais as vantagens de marketing e vendas trabalharem juntos 

Quando você tem esses dois setores de sua empresa trabalhando juntos e de forma colaborativa, você aproveitará de uma maneira muito mais otimizada seus leads e oportunidades, conseguindo gerar mais vendas.  

O objetivo de cada um dos setores é bastante claro. Enquanto o marketing acompanha os leads e os prepara para o setor de vendas, a função desse outro setor é receber as oportunidades, realizar as vendas e gerar um feedback sobre os acertos e erros que o time de marketing está realizando nas estratégias.  

É claro que essas duas equipes devem trabalhar em consonância, em colaboração uma com a outra. A equipe de marketing só consegue identificar os erros que está cometendo com o feedback das vendas. 

Já a equipe de vendas só consegue gerar vendas com menos esforço de acordo com o nível de relacionamento que esse cliente recebeu, ainda com o time de marketing. 

Parceria entre marketing e vendas

Equilíbrio entre esses dois setores 

É claro que o relacionamento entre o time de marketing e vendas deve sempre acontecer em uma determinada sintonia para que as ações não ocorram em desequilíbrio.  

A empresa em si não pode focar mais no lado do marketing e deixar de analisar o lado das vendas diretas com contato mais pessoal. Como também não pode deixar de gerar conteúdos relevantes, atrair e nutrir o público, sem pensar no marketing. 

Mas mesmo quando se trabalha marketing e vendas de uma maneira integrada e com equipes separadas dentro da mesma empresa. É necessário que haja um equilíbrio também no volume de trabalho realizado. 

Para isso é necessário que ambas as partes estejam de acordo com suas funções. Uma estratégia muito utilizada nesses casos é a de SLA (Acordo de Nível de Serviço). Estabelecendo prazos, metas e reponsabilidades para cada parte. 

Ciclo do funil de vendas 

Você certamente já deve ter ouvido falar que o ciclo a ser realizado entre esses dois setores é com o marketing acompanhando e nutrindo os leads nas etapas iniciais do funil. Já o setor de vendas recebendo esse lead para um contato final, na tentativa de fechar a venda. 

Mas o que você não deve saber é que o ciclo do funil de vendas não acaba aí para nenhum desses setores. Após o momento da venda, esse cliente não deve ser esquecido por sua empresa. Afinal, ele mais do que ninguém conhece e sabe quais as vantagens de comprar com você de novo em uma futura ocasião. 

Após fechar essa venda, busque manter o relacionamento, esse é o processo de fidelização. Dessa forma sua empresa conta com uma nova futura oportunidade de venda que já conhece seus serviços/produtos. Assim seu setor de marketing irá trabalhar com um contato que já conhece a empresa e conseguirá criar conteúdos próprios para esse cliente. Dessa forma, a equipe de vendas terá em suas mãos um ativo valioso que não necessita de tanto esforço para uma nova compra. 

Funil de vendas no marketing digital

Dicas para união entre marketing e vendas 

A principal estratégia adotada pela maioria das empresas é com reuniões periódicas entre as equipes de cada setor, quando se trata da união entre marketing e vendas. Com relatórios e interação entre esses dois times, fica mais fácil atingir as metas e gerar um feedback sobre o trabalho de cada um dos setores em função da estratégia SLA. 

O contato constante também deve ser levado em conta quando o assunto é acompanhamento de leads e oportunidades. Desde o momento da conversão até a pós venda, esses dois setores devem estar trocando informações para alcançar os melhores resultados. 

Mas e sua empresa, está integrando o setor de marketing e vendas para gerar os melhores resultados? Se a resposta for não e você quiser mudar isso, entre em contato com a Tribuzana Marketing.

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