O marketing turístico tem crescido cada vez mais. O interesse em viajar e viver experiências novas e diferentes das que temos em nosso cotidiano é algo indispensável para muitas pessoas.
Segundo uma pesquisa de 2019 divulgada através do fórum Panrotas, 94% dos brasileiros possuem interesse em turismo e viagens como forma de lazer. Isso demonstra um pouco da grandeza dessa área e a importância do marketing turístico para empresas desse nicho.
Nesse texto você irá conhecer mais sobre o marketing turístico com 10 dicas e estratégias únicas para fazer sua empresa crescer no cenário do turismo e viagens.
O que é o marketing turístico
O marketing turístico consiste em estratégias de marketing focadas em atrair, se relacionar, vender para e fidelizar indivíduos que possuem o interesse em viajar. Ele pode ser praticado por agências e operadoras de viagem, meios de hospedagem e empresas que trabalham no nicho turístico.
O grande objetivo por trás dessas estratégias é entregar ao futuro viajante conteúdos de valor sobre turismo, viagens e afins. E vai do seu estudo sobre seu público e um pouco de criatividade para pensar nos assuntos que serão abordados em suas redes sociais, blog, e-mails e materiais de conversão.
Uma boa dica em relação a isso, é utilizar um mesmo tema que possa virar diversos conteúdos diferentes que se linkam, assim gerando uma rede de conhecimento onde o leitor irá viajar entre diversos formatos e plataformas.
Planejamento de marketing turístico pensado para sua persona
Antes de sair criando qualquer campanha de marketing no achismo, é melhor dar um passo para trás e analisar quem é o público-alvo de sua estratégia e com quem você está falando. Já falamos diversas vezes isso, mas é sempre bom relembrar: De nada adianta criar uma super campanha, completamente estruturada se você não conhece sua persona.
Conhecer a persona vai muito além de saber a idade e gênero do público, você precisa criar um personagem semifictício que se encaixa perfeitamente nos parâmetros e características do seu público. O público-alvo pode ser caracterizado de maneira mais geral, já sua persona pode ter um nome, uma profissão definida e alguns hábitos que ajudem você na hora de estruturar sua campanha de marketing.
E só depois de fazer esse processo é que você consegue montar um planejamento de curto, médio ou longo prazo, pensado para atrair, se relacionar e vender para sua persona.

Adeque estratégias para sua realidade
Você precisa estar sempre de olho no mercado do marketing e buscando as melhores campanhas que podem ser adaptadas para sua realidade. Nem sempre você encontrará estratégias prontas para você utilizar, muitas vezes será necessário analisar o cenário em que você se encontra e adequar essas ações e campanhas de marketing turístico de acordo com o momento em que sua empresa está vivendo.
O importante é estar atento a todo momento sobre cases de sucesso que se originaram a partir de estratégias de marketing digital e que geraram bons frutos para aqueles que às aplicaram. E claro, depois de encontrar algo que possa ser utilizado por você para proporcionar bons resultados, basta pensar em como aquilo pode se encaixar com os serviços que você presta, para que assim, você coloque em ação um planejamento bem elaborado.
Oferta de experiências únicas
Como o marketing turístico gira muito entorno da experiência de viajar, divulgar essa experiência completa para seus seguidores é essencial. Por meio de conteúdos em diferentes formatos, a pessoa que está interessada deve sentir um gostinho dessa experiência e ficar com a vontade de usufruir na prática desses momentos.
Por exemplo, você pode estar ofertando um pacote turístico que inclui passeios de barco com mergulho ecológico, nesse caso você pode escrever um blogpost sobre o mergulho ecológico nessa região e/ou um post nas redes sociais em formato de vídeo, com gravações subaquáticas de peixes e outros animais marinhos.
O importante é que você crie um material atrativo o suficiente para despertar o interesse do público e os engajar de que viajar com você é a melhor opção, pois só com esse pacote turístico ele obterá essa experiência completa.

Storytelling: Conte uma boa história no marketing turístico
As estratégias de storytelling são bastante comuns no mundo do marketing por contar uma história, e nesse caso pode ser uma experiência que um de seus clientes teve com seus serviços, com intuito de despertar interesse em seus seguidores.
Os vídeos contando uma experiência única possuem um grande apelo em grande parte do público e muitas vezes podem se vender sozinhos. Afinal, nada melhor do que confiar em uma pessoa que viveu aquilo e recomenda para que você também viva.
É como se esse vídeo fosse um teste drive para o seu futuro cliente, é com ele que seu público viverá esse pequeno teste e se interessará para comprar com você e ter a experiência completa.

Reputação online: Amplie a imagem de sua marca
Em conjunto ao storytelling mas de uma maneira um pouco diferente, a reputação online também é sua aliada para destacar os benefícios de comprar com você. Nesse caso, essa estratégia visa trabalhar diretamente com as avaliações que você recebe em diversas plataformas, e não em criar um conteúdo próprio de storytelling.
Você não precisa gravar vídeos, basta solicitar às pessoas que compraram com você e já conhecem as vantagens de contar com seus serviços para que deixem uma avaliação positiva em uma plataforma específica de comentários e avaliações.
A partir daí, é sua função vital, responder esse comentário com um agradecimento de maneira personalizada para todos.
Vale destacar que algumas vezes, alguns clientes que, por questões que fogem do seu controle como o clima, podem por conta própria fazerem comentários negativos em relação ao seu serviço. Nesse caso, você precisa responder essa avaliação, se solidarizando com o acontecido, pedindo desculpas por qualquer inconveniente que possa ter ocorrido, por mais que não seja culpa sua e pedindo para que esse cliente volte a comprar com você para ter uma impressão positiva dos seus serviços.
Vale a pena até mesmo oferecer um cupom de desconto para incentivar esse cliente a comprar com você novamente, se for o caso.
Influenciadores: Utilize uma base de seguidores a seu favor
O marketing de influência tem crescido cada vez mais, e com ele você consegue utilizar uma base de seguidores fiéis de um usuário de redes sociais para divulgar seus serviços. Essas estratégias são perfeitas para o marketing turístico, já que utilizam uma base do storytelling para contar uma experiência vivida por seu cliente, mas nesse caso não para ser divulgada por você, mas sim pela própria pessoa que experienciou.
A estratégia mais comum utilizada pelas empresas é contratar um influenciador (usuário de uma rede social que tem uma base de seguidores fiéis), oferecer para esse indivíduo uma experiência completa que qualquer cliente pode comprar e esse mesmo influenciador divulgar seus serviços como a melhor opção do mercado.
Vamos voltar ao exemplo anterior do pacote turístico com mergulho ecológico. Sua empresa entra em contato com um influenciador que possui seguidores que potencialmente possuem interesse em seus serviços ou podem possuir, oferece a esse influenciador uma experiência completa com mergulho, passeio de barco e tudo o que o pacote inclui, e ele mesmo irá gravar vídeos, fazer publicações e divulgar sua marca e os serviços prestados.
Mobile: Fique preparado para o cenário multiplataformas
O planejamento de viagens de lazer tem cada vez mais sido feito através de aparelhos mobile. Smartphones e tablets já são os aparelhos mais utilizados pelos viajantes para programar, organizar e reservar uma viagem.
Você, a partir disso, deve estar atento a evolução do mercado e acompanhar o mundo mobile. Oferecer responsividade em seu site para multiplataformas é essencial, ficar preparado para receber usuários e possíveis clientes que acessem seus serviços através de smartphones e tablets irá fazer com que a experiência com seu atendimento seja única.
Desde a página principal, até a finalização da compra, você precisa que todas as páginas estejam preparadas para que o usuário tenha a melhor experiência possível, independentemente da plataforma que ele esteja utilizando.

Esteja entre os primeiros (SEO) em marketing turístico
Se você acompanha o blog da Tribuzana, já deve ter lido diversas vezes sobre a importância de estar bem-posicionado nos mecanismos de buscas de maneira orgânicas. O SEO é essencial para quem quer ser encontrado facilmente no Google sem pagar nada.
Com estratégias bem definidas de SEO nas páginas de seu site e em blogposts, você consegue se posicionar entre os primeiros resultados de uma pesquisa e se destacar para futuros clientes que estão planejando uma viagem.
Você deve sempre buscar estar posicionado em posições de relevância (primeira página dos buscadores) para que seu site e conteúdos de blog sejam facilmente encontrados através de estratégias de SEO, com palavras-chave e meta descrições e muito mais.
Redes sociais: Produza conteúdo condizente e com boas imagens
Como já dissemos, o marketing turístico gira muito entorno de proporcionar uma experiência limitada dos seus serviços pela internet, para que o usuário tenha interesse em comprar com você para viver aquilo que você oferece por completo. E nesse sentido, as redes sociais possuem um papel único trazendo imagens de qualidade como o foco da estratégia.
Seja em vídeo ou foto, você deve procurar sempre a qualidade acima de tudo, já que uma boa imagem muda completamente a impressão do que está acontecendo nela. Afinal de contas, quem é que pede um prato no delivery que possuí uma foto feia?
Por mais que ele seja o melhor prato de todos, você irá preferir um restaurante que possua fotos boas do prato que você irá pedir, já que essa é seu primeiro contato com o produto. E o marketing turístico não funciona de maneira diferente.
Você precisa de boas imagens para transmitir a qualidade dos serviços no primeiro contato que seu futuro cliente está tendo com você.

Agora que você já conhece um pouco mais do marketing turístico e suas principais estratégias, que tal contar com o auxílio de especialistas em marketing hoteleiro e turístico. A Tribuzana é uma agência que, através de estratégias de marketing digital e vendas focadas para meios de hospedagem e agências de turismo, conseguiu posicionar os clientes como destaque em seus nichos.
Não perca mais tempo e entre em contato conosco. Conte com o ajuda de verdadeiros especialistas que entendem suas necessidades e com as melhores estratégias estão dispostos a buscar resultados únicos para sua empresa.