Benchmarking na hotelaria: Como seus concorrentes podem te ajudar a crescer

benchmarking na hotelaria

Conhecida como uma estratégia de pesquisa e muitos aprendizados, o benchmarking na hotelaria, quando utilizado da maneira correta, ajudará o seu hotel ou resort a ter uma visão do mercado, conhecer novas tendências e criar suas próprias campanhas. 

Com base nas ações dos seus concorrentes ou de outras empresas do segmento hoteleiro, você irá ampliar o repertório de campanhas e ações de marketing para diferenciar o relacionamento com os clientes e divulgações para gerar mais vendas. 

Quer conhecer mais sobre o benchmarking? Então leia esse artigo até o final e não perca nenhum detalhe. Boa leitura! 

O que é o benchmarking? 

O benchmarking é uma estratégia de marketing digital que visa estudos de mercado e de concorrentes que estão com bons resultados, mas não necessariamente de empresas que competem diretamente com a sua.  

Na hotelaria, o benchmarking não precisa funcionar com análises dos meios de hospedagem de sua cidade e que trabalham com o mesmo público, na verdade, em grande parte das vezes, temos como espelho uma grande rede hoteleira que está utilizando ações e campanhas que podem ser adaptadas para nossa realidade. 

Digamos que você tenha um hotel de médio porte e não está atingindo as metas de vendas, o benchmarking, nesse caso, entra com pesquisas de mercado, mentorias e outras soluções para você analisar o que outros hotéis e resorts estão fazendo para vencer períodos de baixa. 

E dessa maneira, você adapta as estratégias dessas outras empresas para a sua realidade, já que copiar diretamente uma estratégia é algo antiético e que irá prejudicar a reputação online de sua marca. 

Por que fazer benchmarking na hotelaria? 

Vencer momentos de crise com estratégias que sabemos que está funcionando é o primeiro e principal motivo de se fazer o benchmarking na hotelaria. Com ele, você pode aprender com quem está tendo sucesso com o marketing hoteleiro e destacar sua empresa também para retomar os bons negócios. 

Descobrir novas ações de marketing que podem ser feitas de uma maneira completamente diferente também é algo positivo do benchmarking. Ele ajudará você a ampliar a sua base de conhecimento e ficar preparado para outros momentos de dificuldade. É como se o benchmarking auxiliasse você a ter mais cartas na manga. 

Outro benefício dessa estratégia é que com todo esse conhecimento novo, você terá novos insights para criar suas próprias campanhas do zero, funcionando como um empurrãozinho para você se inspirar e colocar em prática em seu meio de hospedagem. 

A motivação de sua equipe também é algo importante, você utiliza os resultados que outras empresas já conquistaram como algo realizável para seus colaboradores como uma motivação extra, afinal, se os outros conseguiram, por que é que você também não conseguirá? 

Além disso tudo que já foi citado, o aprimoramento dos processos, a redução de custos e aumento da produtividade são vantagens do benchmarking. Você não precisa analisar apenas o marketing, mas também toda a operação hoteleira, e com isso, encontrará maneira mais práticas para tarefas do cotidiano do seu hotel ou resort. 

marketing hoteleiro

Como fazer o benchmarking na hotelaria? 

Abaixo separamos 03 dicas vitais para que você faça o benchmarking da maneira correta e consiga vencer momentos de dificuldade em seu meio de hospedagem. Acompanhe: 

Faça pesquisas e comparações 

A primeira e mais comum maneira de fazer o benchmarking na hotelaria é com pesquisas e comparações de ações e resultados. Levante as suas métricas e da empresa que está obtendo sucesso com as campanhas e veja o que vem sendo feito por ela que você pode adaptar para a realidade do seu hotel ou resort. 

Número de vendas por período, visitas no site, consultas de orçamento para reservas diretas… 

Todos os dados que você conseguir captar podem ser importantes para você entender onde você está errando ou em que ponto a outra empresa está acertando muito. 

Vale destacar que para conseguir esses dados, você pode entrar em contato com a empresa e formar uma rede de networking, onde você cria uma parceria para ambos os negócios se ajudarem quando necessário. 

Outra opção é fazer pesquisas com médias de mercado no geral. Por exemplo, sua principal fonte de reservas é por e-mail marketing com os leads que já estão em sua base, mas você não sabe se está alcançando uma boa média de abertura e cliques nos e-mails, o que pode estar prejudicando suas vendas. Nesse caso, vale a pena verificar as médias do seu segmento, que dará um bom norte para você seguir. 

Mentorias com grandes exemplos 

Como acabamos de falar em networking, fazer mentorias com grandes empresas do setor hoteleiro é uma das melhores formas de fazer benchmarking, assim você “extrai” conhecimento direto de fontes de sucesso e que entendem do segmento a bastante tempo para ajudar você e sua empresa. 

As mentorias funcionam de maneira diferente das consultorias. Enquanto uma consultoria foca em solucionar um problema da empresa de maneira específica, as mentorias buscam o compartilhamento de conhecimento e troca de perspectivas de outras pessoas que já passaram por experiências parecidas. 

benchmarking na hotelaria

Participe de eventos 

Os eventos, tanto online, quanto presenciais, são ótimos para aprender com palestras e webinars de grandes empresários especialistas em marketing turístico e na operação hoteleira. 

Lembrando que o benchmarking trabalha sempre em cima do aprendizado com outras empresas que trabalham em sua área, e aprender com pessoas que possuem anos de experiência no ramo hoteleiro pode ser uma das melhores maneiras. 

Evite erros comuns ao utilizar o benchmarking na hotelaria 

O primeiro erro que muitos meios de hospedagem cometem em relação ao benchmarking é tratar como algo eventual. Essa estratégia não precisa entrar em ação somente em momentos de crise, é algo para se fazer com constância, afinal, nunca é demais aprender. 

Outro erro que você pode estar cometendo é não trabalhar com objetivos para sua empresa e transformar o que você está analisando dos demais concorrentes como uma solução para o seu negócio. 

Colete o máximo de conhecimento e de dados e utilize isso na prática, com objetivos, caminhos e planejamentos detalhados

Agora que você já conhece as estratégias de benchmarking na hotelaria, venha contar com o auxílio da Tribuzana Marketing. Somos especialistas em marketing hoteleiro e podemos ajudar sua empresa a alcançar resultados reais com estratégias únicas de marketing digital e vendas. 

Não perca mais tempo e entre em contato conosco. Nosso time de especialistas está pronto para ajudar seu negócio a crescer! 

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