Como usar seus clientes para gerar conteúdo

Ter diferentes estratégias para gerar conteúdo é algo essencial quando vamos iniciar o planejamento de nossas ações e campanhas, não é mesmo? Afinal, ninguém gosta de ficar sempre publicando a mesma coisa, e nem seu público gosta de postagens parecidas em seu feed. 

E se nós te dissermos que é possível utilizar seu cliente para diferenciar seus conteúdos e fugir da mesmice e falta de inspirações, você acreditaria? Neste artigo você irá conferir diversas dicas para gerar conteúdo a partir do seu público. Boa leitura! 

Gerar conteúdo: Quais os benefícios de utilizar seus clientes 

Antes de aplicar qualquer estratégia em seu planejamento de marketing, você precisa conhecer os benefícios que determinadas ações trarão para seu negócio. Confira as vantagens de usar seus clientes para gerar novos conteúdos. 

Economize esforços para gerar conteúdo 

Em primeiro lugar, utilizar seus clientes para gerar conteúdo irá fazer com que você economize esforços e tempo de trabalho. Muitas vezes temos dificuldades para pensar em temas para conteúdos diversificados, mas saiba que seu público pode ajudar nisso. 

Talvez você esteja sem ideias para fazer uma publicação na rede social, e seu cliente faz um post marcando a empresa e agradecendo o bom atendimento, por exemplo. Vale a pena pegar esse post e repostar em suas redes sociais, ou então fazer uma publicação inspirada no tema, como: “Um ótimo atendimento para receber você”. 

Vale deixar claro que essa estratégia deve ocorrer em conjunto com demais tipos de conteúdo, ela apenas irá servir para ajudar em momentos de baixa inspiração e gerar relacionamento, como você verá a seguir. 

Gerar conteúdo com seu público

Relacionamento com o cliente: Interaja com seu público 

relacionamento com o cliente é algo essencial para o marketing digital, e porque não gerar conteúdo enquanto você se relaciona com seu público? Repostar stories e postagens dos clientes marcando sua empresa, avaliações positivas e vídeos elogiando seu trabalho é uma ótima maneira de gerar um laço com seu público e se relacionar com ele. 

Em geral, essa estratégia é ótima para fazer com que as pessoas que já compraram com você lembrem-se dos seus produtos/serviços de maneira positiva e voltem a comprar em sua empresa. 

Tipos de conteúdos gerados pelo público 

Bom, agora você já sabe quais os benefícios por trás dessa estratégia, chegou a hora de conhecer algumas maneiras de usar seus clientes para gerar conteúdos de uma maneira diferente.  

Lembrando que a seguir são apenas exemplos e inspirações para fazer o marketing de conteúdo, existem diversas outras maneiras para você utilizar essas estratégias em suas ações e campanhas de marketing digital.  

Materiais educativos da Tribuzana Marketing Hoteleiro

Publicações nas redes socais 

Esse é o exemplo mais básico e que mais gostamos de citar para os clientes aqui da agência. Repostar publicações nas redes sociais, responder comentários e interagir com o público é essencial para gerar conteúdo. 

Digamos que você trabalhe com uma barbearia e seu cliente publicou uma foto do novo corte de cabelo marcando o seu perfil profissional, é quase que obrigação sua responder postagem dele. 

Da mesma maneira que ele tirou um momento dele para prestigiar seu serviço, você precisa tirar um tempinho para agradecê-lo e dedicar um “muito obrigado” a ele. 

Avaliações: Amplie a reputação online 

As avaliações são parte essencial da reputação online de uma empresa. É com ela que você atrai clientes que prezam por qualidade, mas saiba que da mesma forma que as avaliações influenciam na reputação de seu negócio, elas também podem ser utilizadas para gerar conteúdo. 

Explore comentários positivos que foram feitos em redes sociais e em plataformas de avaliação em suas estratégias de produção de conteúdo. Você pode fazer uma publicação ou enviar um e-mail para sua base com uma ótima avaliação e utilizar isso como um gancho para chamar o público a comprar com você. 

Identifique a persona do seu negócio

Use a experiência do cliente para gerar conteúdo 

O storytelling é a arte de contar boas histórias de maneira atrativa para despertar desejo em seu público. Use vídeos de seus clientes contando o quão boa foi a experiência deles com seus produtos/serviços e recomendando para que outras pessoas também experimentem.  

O importante nesse caso é ter uma boa e convincente experiência, contada de maneira atrativa, para fazer com que os possíveis clientes que ainda estão em dúvida comprem com você, já que muitas vezes vídeos costumam engajar mais do que imagens e textos. 

Essa estratégia é muito utilizada por empresas do marketing turístico, por exemplo, com vídeos recomendando pessoas a fazerem determinados passeios de uma agência de turismo, mas vai de sua criatividade inovar e sair na frente de seus concorrentes. 

Conheça o seu público e faça recomendações 

Essa dica é um pouco diferente das demais, mas também é bastante importante para quem quer utilizar os clientes para gerar conteúdo. Ao conhecer seu público você irá receber diversos insights na sua produção de conteúdo. 

O primeiro passo é montar sua persona de maneira bastante específica e pensar o que ela gosta de ler e assistir. Quer um exemplo? Vamos lá. 

Digamos que você é tem um hotel próximo de diversas praias e pretende escrever um blog sobre uma dessas praias, mas está na dúvida. Nesse caso, você estuda sua persona e identifica qual praia mais combina com ela. 

Se a sua persona tem filhos e viaja com crianças, muitas vezes, não tem por que escrever um blog sobre praias com ondas radicais ou praias isoladas em que é preciso fazer uma trilha extensa para chegar. 

Cuidados a serem tomados 

Esse ponto entra muito em virtude nas normas da LGPD, e é mais um ponto de atenção para quem está pensando em gerar conteúdo a partir de seu público. Fique atento a qualquer ação em que você irá utilizar informações de seus clientes, mesmo que apenas o nome, para não descumprir nenhum ponto da LGPD.  

Por mais que você só vá repostar uma mensagem de carinho que recebeu de um cliente, tenha cuidado e solicite ao seu cliente uma autorização para o uso. O ideal é sempre falar com seu advogado especialista no assunto para garantir que não vai gerar incômodos para seu negócio. 

Solicite um orçamento com a Tribuzana Marketing Hoteleiro

Agora que você já sabe como usar seus clientes para gerar conteúdo, entre em contato com a Tribuzana Marketing e conte com o auxílio de especialistas de marketing digital e vendas. Estamos sempre atentos nas mudanças e novidades do mercado e podemos ajudar sua empresa a crescer no ambiente digital. 

Fale conosco agora mesmo e alcance resultados reais com o com base em diversas estratégias aplicadas por verdadeiros especialistas no assunto. 

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