10 dicas de como vender pelo WhatsApp

10 dicas para vender pelo whatsapp

Saber como vender pelo WhatsApp pode fazer a diferença nos resultados de sua empresa. Afinal de contas esse é um dos aplicativos de conversa mais utilizados no Brasil. Estudos realizados pela Mobile Time sobre essa plataforma, mostram que 99% da população brasileira possui o WhatsApp instalado em seu smartphone, e 76% dos usuários da plataforma já utilizaram o aplicativo para se comunicar com empresas. 

Para as empresas, esses números são muito importantes, já que representam diversas oportunidades de manter um relacionamento ainda mais próximo com seus clientes e interagir de diferentes formas com o público. 

Nesse post você vai ler sobre as principais dicas de como vender pelo WhatsApp e como isso pode trazer diversos benefícios para sua empresa. 

Porque investir no WhatsApp? 

Segundo uma pesquisa feita em 2019 pela Oberlo, o WhatsApp já está instalado em mais de 2 bilhões de celulares no mundo inteiro, ultrapassando o próprio Facebook. No Brasil, são mais de 120 milhões de usuários diários, sendo que o aplicativo está instalado em 99% dos celulares. 

Se tratando do WhatsApp Business, mais de 5 milhões de empreendedores em todo o mundo já utilizam essa plataforma. E quando falamos do Brasil, 72% dos pequenos empreendedores fazem o uso do WhatsApp Business. 

De acordo com a mesma pesquisa, mais da metade dos brasileiros que usam esse aplicativo, tem o hábito de abri-lo durante a noite, pouco antes da hora de dormir. E o principal público tem mais de 45 anos de idade.

WhatsApp Business: a ferramenta ideal para vendas 

Quando falamos em estratégias de como vender pelo WhatsApp, a dica fundamental é utilizar o WhatsApp Business. Esse aplicativo é usado pelas empresas para ter uma gama maior de opções de como se comunicar e ter um atendimento mais rápido e prático com seus clientes. 

Ao utilizar o WhatsApp Business a empresa ganha diversas opções dentro do próprio aplicativo para se relacionar de maneiras diferentes com os clientes e, consequentemente, vender mais utilizando essa plataforma.  

Todo o perfil da empresa dentro da plataforma pode ser configurado, para que assim, ganhem uma presença oficial neste aplicativo de mensagens. Além da personalização do perfil no aplicativo, também é possível obter informações e estatísticas importantes em relação ao uso do aplicativo com o tempo. 

É importante lembrar que por ser uma conta comercial, o seu número do WhatsApp Business também pode ser utilizado em um telefone fixo. 

Para saber mais sobre o WhatsApp Business, leia nosso post completo sobre essa ferramenta tão eficiente para relacionamento e vendas. 

Como vender pelo WhatsApp: Divulgue seu número de contato 

Divulgar seu número para contato é uma maneira eficiente de trazer mais clientes para sua lista. Assim você faz com que o próprio cliente entre em contato com você pelo WhatsApp. Essa divulgação pode ser feita de diversas formas.  

As assinaturas de e-mails, por exemplo, são ótimas para colocar informações de contato, ao utilizar o WhatsApp como canal de comunicação, coloque seu contato junto dos e-mails que você envia. Além de seus e-mails, você pode colocar seu número em suas plataformas digitais, como site, redes sociais e Google Meu Negócio, assim você amplia ainda mais o seu alcance. 

Outra boa maneira de conseguir o número de seu cliente é com os materiais ricos (e-books, guias, manuais entre outros) e conteúdo que pedem informações sobre o leitor. Nesse caso, é importante deixar claro que ao compartilhar o contato com sua empresa, o cliente receberá conteúdos diretamente pelo aplicativo. 

O ideal no caso da divulgação de seu contato é pedir para que o cliente salve seu número. Essa ação garante que eles recebam suas mensagens enviadas.   

Utilize as listas de transmissão 

As listas de transmissão funcionam de forma semelhante ao disparo de e-mails. Você pode criar uma lista de transmissão que enviará um mesmo conteúdo individualmente para cada contato de sua lista. A grande vantagem em relação aos grupos nesse caso, é que cada contato receberá sua mensagem em um canal único, onde haverá somente você e seu cliente. 

Apesar de também existir essa função para a versão padrão do aplicativo, dentro do WhatsApp Business você consegue segmentar seus contatos em diferentes grupos a partir da opção “etiquetar conversa”. Você segmenta seus clientes em diversos grupos, e envia um tipo de mensagem para cada grupo diferente. 

Uma boa dica nesse caso pode ser etiquetar seus clientes de acordo com o estágio de compra que ele se encontra. Dessa forma eles recebem um conteúdo mais apropriado dependendo da etapa em que se encontram no processo de compra. 

É importante ressaltar que apenas os clientes que possuem seu número salvo irão receber suas mensagens a partir das listas de transmissão. Caso você envie uma mensagem e um de seus contatos da lista de transmissão não possua seu número salvo, essa mensagem não será entregue. 

Fica também a recomendação para evitar envio de spam, suas mensagens enviadas devem ser autorizadas pelos clientes. Caso você envie mensagens para os clientes sem consentimento, suas ações podem ser denunciadas como spam, gerando o bloqueio do número no WhatsApp. 

Saiba como vender pelo WhatsApp utilizando um catálogo 

Utilizar um catálogo trará diversas vantagens para sua empresa. Além da praticidade que ele fornece, ainda apresenta de forma completa determinados serviços e produtos para seu cliente em poucos segundos. 

Os catálogos funcionam de maneiras bem simples. Você pode criar um catálogo novo utilizando o WhatsApp Business e assim adicionar a imagem do produto ou serviço, preço, descrição e código. Quando um cliente pedir informações sobre determinado produto que você oferece, fica muito mais simples enviar diversas informações relevantes para seu cliente de uma só vez.  

Utilizando essa ferramenta dentro do WhatsApp, você otimiza a comunicação com seus clientes e torna o contato com eles mais agradável. 

Conheça seu cliente 

Conhecer seu cliente é uma tarefa essencial quando falamos do marketing digital em geral. Porém, para as estratégias voltadas ao WhatsApp, conhecer com quem você está falando é ainda mais importante.  

Afinal de contas você está se comunicando diretamente com seu público em um canal em que as respostas podem acontecer de maneira quase instantânea. Por isso, entender seu cliente e saber qual a linguagem ideal para utilizar com ele é praticamente obrigatório ao utilizar o WhatsApp. 

Por ser uma comunicação instantânea, é importante ressaltar que quando um cliente entra em contato com você por essa plataforma, o tempo de resposta deve ser sempre o menor possível. Já que o principal diferencial do WhatsApp é a velocidade em que as respostas podem acontecer. 

Quer saber mais sobre como conhecer seu cliente ideal e como se comunicar com ele? Leia nosso post sobre: Buyer persona ou público-alvo: Qual o melhor para sua empresa.

Conteúdo relevante para gerar relacionamento 

Não basta apenas conhecer seu público e ter o contato dele, você tem que enviar conteúdo que seja relevante para ele. Não basta apenas disparar promoções. Invista tempo em enviar conteúdo que crie um relacionamento com seu cliente e gere valor.  

Você pode fazer isso em diversos formatos que essa plataforma permite: Vídeos, fotos, áudios ou até infográficos. Conforme os usuários mais se engajarem com seu conteúdo, mais confiança em sua marca eles terão para comprar com você. 

Utilize o WhatsApp junto de outros canais 

 
Trabalhar com diversos canais juntos em suas estratégias de marketing digital é fundamental para o sucesso de suas ações. Ao utilizar o WhatsApp em suas campanhas, divulgue conteúdos e ações realizadas em outras plataformas para seus contatos.  

Você pode também ressaltar a importância para o cliente de entrar em contato com você pelo WhatsApp em outros canais digitais. Nessa situação, oferecer bonificações e descontos para seus clientes que te procuram nessa plataforma pode ser muito útil. Junto a isso, os gatilhos mentais podem se tornar eficientes recursos. 

Por exemplo, faça uma postagem em suas redes sociais do tipo: “Entre em contato agora pelo nosso WhatsApp e receba 15% de desconto. Mas corra que é somente hoje.” 

Como vender pelo WhatsApp: Crie campanhas exclusivas 

Se você quer saber como vender pelo WhatsApp, essa é uma dica fundamental. Crie campanhas exclusivas para seu WhatsApp, para ter uma maneira mais eficiente de fazer o cliente entrar em sua lista de contatos.  

Anunciar e divulgar promoções e pacotes que só podem ser acessados por clientes que possuem seu contato é um meio eficaz de atrair mais público. É importante ressaltar que os clientes que entram em contato com você, e aproveitam suas campanhas exclusivas não podem ser esquecidos depois, eles devem continuar sendo nutridos com seus conteúdos. 

Não esqueça dos status 

Os status do WhatsApp funcionam de forma semelhante aos stories do Instagram. Suas postagens ficam disponíveis para visualização durante 24 horas, apenas para os clientes que possuem seu contato salvo. Você pode utilizar imagens, textos e vídeos nos status. 

Essa ferramenta disponível dentro do WhatsApp pode ser uma grande aliada em suas vendas por gerar uma forma de comunicação diferente com seus clientes. Essa é uma ótima forma de fazer com que seus clientes venham até você e entrem em contato diretamente para tirar dúvidas ou realizar pedidos. 

Como vender pelo WhatsApp: Use os links encurtados 

Usar os links encurtados é uma boa maneira de compartilhar seu contato com seus clientes e facilitar o contato dele com sua empresa. Ao usar links encurtados, o compartilhamento de seu número de contato fica muito mais simples. Com apenas um clique o cliente já entra em uma conversa com sua empresa pelo WhatsApp. 

Esses links curtos podem ser gerados pelo próprio aplicativo do WhatsApp Business ou por outros “geradores” encontrados com facilidade pela internet.  

Dúvidas Frequentes

Confira abaixo algumas dúvidas comuns sobre vendas pelo WhatsApp

Como vender pelo WhatsApp?

Você pode adotar diversas estratégias de marketing para vender pelo WhatsApp. A própria plataforma oferece alguns recursos, que se utilizados de maneira estratégica, podem impulsionar suas vendas e aumentar seu relacionamento com seus clientes.

O mais indicado é aderir ao aplicativo do WhatsApp Business, uma plataforma totalmente voltada para empresas. Com esse aplicativo, você pode utilizar diversas ferramentas, como: Catálogos, listas de transmissão, status e links encurtados. Junto a isso, conhecer seus clientes, compartilhar seu número e criar campanhas exclusivas são ótimas dicas para melhorar ainda mais suas vendas.

Como fazer links curto no WhatsApp?

Os links curto servem para facilitar o compartilhamento de seu contato e facilitar a comunicação com seus clientes. Esses links encurtados podem ser feitos de duas maneiras:

Pelo próprio WhatsApp Business, na aba de “configurações da empresa”, ou por alguns geradores próprios de links para WhatsApp que você encontra disponível no navegador.

Como funciona uma lista de transmissão no WhatsApp?

 De forma simplificada, uma lista de transmissão serve para enviar uma mensagem igual para todos os contatos que estão nessa lista de maneira individual. Essa ferramenta é bastante valiosa, por que ao utiliza-la com um cliente, você cria um canal de comunicação direta com ele.

É importante se manter atento em relação aos clientes que não salvaram seu número na lista de contatos deles. Já que o cliente só receberá suas mensagens se possuir seu número salvo junto dos contatos dele.

Porque etiquetar conversas no WhatsApp Business?

Ao etiquetar seus clientes no WhatsApp Business, você segmenta eles em diferentes grupos e interage de maneira diferente com cada grupo a partir das listas de transmissão. Você pode etiquetar e separar seus contatos em diferentes grupos da maneira que preferir. A dica em relação das etiquetas é manter no mesmo grupo apenas clientes que possuem características em comum e sejam valiosos para sua empresa.

Leia também nosso post onde falamos sobre: Como o marketing digital pode ajudar sua empresa a vender.

Agora que você já sabe como vender pelo WhatsApp e conhece algumas das principais dicas para te ajudar em suas ações e campanhas nessa plataforma.  

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