Reservas antecipadas: Faça vendas meses antes

É sempre necessário estar preparado para atender o seu público de acordo com suas necessidades e fazer com que a missão de comprar com você seja a mais simples e segura possível. Em conjunto a isso, as reservas antecipadas podem ajudar muito resorts e hotéis que buscam uma maneira de aumentar o número de vendas para ampliar a receita recorrente. 

Existem diversas estratégias que visam essa prática, principalmente que englobam as campanhas e ações de marketing e vendas, e é exatamente sobre isso que iremos falar hoje! 

Neste artigo você irá conferir diversas dicas que te ajudarão a vender com antecedência em seu meio de hospedagem. Boa leitura! 

A importância da antecipação na hotelaria 

Quem acompanha o blog da Tribuzana Marketing Hoteleiro já deve saber o quanto ela é importante, mas se você é novo por aqui, não se preocupe, vamos explicar para você as vantagens de realizar mais reservas antecipadas. 

Em primeiro lugar, o benefício mais “óbvio”: Ter antecedência e previsibilidade! Ele por si só já é tão importante, que sozinho já deveria ser um ótimo motivo para investir ao máximo nas reservas antecipadas. 

Ter previsibilidade, tanto no mundo do marketing, quanto na hotelaria, faz com que você tenha noção do que esperar e alinhar a realidade com as expectativas. Dessa forma, você define se tem grandes chances de ultrapassar as metas de vendas, o que é um ótimo sinal, ou se vai ficar abaixo, e faz com que você busque soluções para mudar os resultados.  

Outra vantagem das reservas antecipadas é a geração de caixa. Isso é bastante útil, principalmente quando você está em períodos de baixa ou crises, já que em épocas com baixo fluxo de caixa é preciso vender, mas quem foi que disse que é preciso vender para agora? 

Foque em fechar mais reservas para períodos futuros, mesmo com parcelamentos maiores, e garanta a saúde financeira do seu negócio. 

Para finalizar essa etapa, ter antecedência nas vendas fará com que seu meio de hospedagem tenha um maior tempo para se planejar e se preocupar com o futuro. Da mesma forma que as reservas antecipadas garantem vendas para os próximos períodos, também te asseguram maior previsibilidade e mais tempo para que você elabore as próximas campanhas. 

Basicamente, você criará um ciclo onde o planejamento de vendas e as próprias reservas irão ocorrer meses antes do prazo final. E como especialistas de marketing hoteleiro, podemos falar com propriedade, isto é ótimo! 

Reservas antecipadas

05 dicas valiosas para fazer mais reservas antecipadas 

Não é só o seu hóspede que precisa se organizar antes, essa tarefa também é sua 

O primeiro passo é ter em mente que a antecedência não é necessária só por parte dos seus clientes, você também precisa se organizar semanas ou meses antes para que seus futuros hóspedes estejam liberados para comprar. 

A ideia é ter um planejamento de marketing completo para que, dessa forma, você possa disponibilizar tarifas exclusivas, ofertas especiais e demais pacotes para seus clientes, e só assim iniciar as divulgações para que as reservas antecipadas comecem a acontecer. 

Divulgação de acordo com a demanda 

A divulgação para reservas precisa ser feita de maneira inteligente! Não basta dizer quais as datas e valores disponíveis, é preciso associar vantagens a cada período e dar bons motivos (além da precificação) para que seu futuro hóspede compre com você. 

E além disso, pense sempre quando e quais as datas que serão divulgadas, a ideia é sempre estar de acordo com a demanda momentânea. Por exemplo, para divulgar as festas de fim de ano, não adianta começar a divulgar somente 1 mês antes, visto que essas datas geralmente já estão sendo vendidas meses antes, pela necessidade dos viajantes de se organizar com antecipação. 

Cases de sucesso da Tribuzana Marketing Hoteleiro

Marketing de conteúdo incentivando as reservas antecipadas 

marketing de conteúdo é sempre o seu aliado, não nos cansamos de falar isso, e ele é muito útil também quando você quer gerar mais reservas antecipadas. A grande dica aqui, é ressaltar as vantagens de um período futuro, e indiretamente incentivar que os clientes comprem para ele. 

Não necessariamente você precisa utilizar uma linguagem comercial, quer ver só em um exemplo prático de conteúdo para o seu blog? “05 motivos para você viajar durante a Páscoa” ou “Outubro é o melhor mês para viajar a São Paulo”. 

Dessa maneira, você consegue agregar valor, e gerar interesse por determinado período, com isso, fará com que seu hóspede procure fazer as reservas antecipadas em seu resort ou hotel. 

Conte com auxílio de pacotes de hospedagem 

Os pacotes são excelentes estratégias de vendas para quem quer gerar mais reservas antecipadas, principalmente nos períodos de baixa sazonalidade. Eles servem justamente para dar mais valor para a sua diária. 

Com pacotes de hospedagem, você consegue vender um “combo” de diárias de maneira mais atrativa. Aqui é preciso ter ofertas bem estruturadas que ofereçam vantagens para os seus clientes comprarem, como serviços extras inclusos ou até mesmo descontos. 

Marketing hoteleiro

Abra disponibilidade no seu motor de reservas 

As reservas antecipadas só podem acontecer se você liberar os seus possíveis clientes a comprar, não é? Nesse ponto, gostaríamos de ressaltar a importância de deixar a disponibilidade do seu sistema próprio de reservas liberado e atualizado. 

Pense em pelo menos 18 meses futuros com o período desbloqueado, mas caso não seja possível, 12 meses já bastam para que o número de reservas antecipadas aumente em seu meio de hospedagem. 

Reservas antecipadas + Vendas diretas = Sucesso! 

Adoramos ressaltar a quantidade de vantagens que as reservas diretas trazem, mas imagine se a grande maioria delas ocorressem com antecipação? Seria perfeito. Unir as estratégias de vendas antecipadas e diretas faz toda a diferença para que seu resort ou hotel garanta os benefícios que já citamos nesse artigo, com o fim das altas taxas de comissionamento para terceiros. 

Assim, unir ações de marketing hoteleiro e vendas traz ao seu meio de hospedagem uma nova realidade, algo praticamente utópico, mas que é muito possível! 

Quer ler mais sobre o tema das vendas diretas? Acesse o nosso artigo específico do assunto clicando aqui

Tome cuidado com cancelamentos e reagendamentos 

Aqui está o grande ponto de atenção para as reservas antecipadas: O cuidado com cancelamentos e reagendamentos. Pense bem, é muito mais provável um hóspede cancelar a reserva comprando 6 meses antes, do que 6 dias antes, já que muita coisa pode acontecer nesse meio tempo. 

Mas isso não quer dizer que há motivo para pânico, e muito menos inviabiliza as vendas com antecipação, na verdade, isso pode apresentar uma grande fragilidade do seu meio de hospedagem que deve ser corrigida: Os termos de cancelamento e reagendamento. 

Ao começar a gerar mais reservas para os meses futuros, é preciso revisar e, se necessário, atualizar suas políticas de cancelamento. Ter uma maior flexibilidade faz com que você tenha uma reputação online melhor com o seu público, o que faz toda a diferença no mundo digital. 

Solicite um orçamento com a Tribuzana Marketing Hoteleiro

Agora que você já conhece as vantagens e sabe como gerar mais reservas antecipadas, vai precisar contar com um time de especialistas para aplicar todas essas estratégias em seu negócio. E com certeza a Tribuzana Marketing Hoteleiro é a escolha certa! 

Somos especialistas em marketing hoteleiro e estamos sempre atentos as novidades desse segmento para oferecer aos nossos parceiros os melhores serviços! Entre em contato conosco e fale com um de nossos atendentes. 

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