Pagamentos via WhatsApp: O guia completo

Pagamentos via WhatsApp

Os pagamentos digitais estão se tornando cada vez mais populares e se mostrando muito úteis para as empresas. Recentemente foi lançada a a função dos pagamentos via WhatsApp, que irá permitir que clientes paguem por produtos e serviços diretamente pelo aplicativo do WhatsApp com o auxílio do Facebook Pay. 

Os usuários serão os mais beneficiados com mais uma opção de pagamento que facilitará as transações online, já que até o momento empresas não possuem acesso à ferramenta.

Pensando nessas novidades no WhatsApp, criamos esse guia completo com dicas e informações valiosas sobre tudo o que você precisa saber para já ir pensando em implementar os pagamentos via WhatsApp em suas estratégias de vendas. 

Pagamentos via WhatsApp

Como irá funcionar as transferências e pagamentos via WhatsApp 

Os pagamentos pelo WhatsApp irão permitir que os usuários da plataforma enviem e recebam dinheiro direto pelo aplicativo.

As transações serão feitas através dos recursos do Facebook Pay, inicialmente em parceria com o Banco do Brasil, Sicredi, Nubank, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next e Woop. É importante ressaltar que todas as transações serão intermediadas pela Cielo. Por enquanto, só serão aceitos pagamentos e transferências por cartão de débito e crédito com bandeiras Mastercard e Visa, dos bancos parceiros do aplicativo. 

O Brasil será um dos primeiros países no mundo a testar essa novidade no WhatsApp. Segundo a própria empresa do aplicativo, o motivo do Brasil ser o país escolhido para estrear os pagamentos via WhatsApp é o uso em massa da plataforma no país. Não só por usuários, como também por empresas. 

Está investindo em marketing digital, mas ainda não está usando o Facebook como uma ferramenta? Leia agora mesmo nosso post sobre: Como o Facebook pode ajudar sua empresa.

Como cadastrar seu cartão no Facebook Pay pelo WhatsApp 

No primeiro uso da função de transferências e pagamentos via WhatsApp, será necessário criar uma senha e cadastrar seu cartão seguindo os passos a seguir: 

  • Clique no “clipe de papel” e selecione a opção “pagamentos”; 
  • É necessário ler os termos de uso, criar uma senha numérica, e ainda inserir seu nome, CPF e seu cartão de crédito ou débito de um dos bancos parceiros; 
  • Verifique o código que será enviado por SMS, e-mail ou pelo aplicativo de seu banco. 

Depois que o cadastro estiver completo, em seus próximos usos, é só ir na opção do “clipe”, escolher o valor, escrever uma descrição para o pagamento e clicar em “PAGAR”. 

Enviar dinheiro pelo WhatsApp entre usuários 

Para as transferências entre usuários, não haverá nenhum tipo de taxa de transação, contudo, há um limite nas transferências feitas: cada transferência deve ser de no máximo R$ 1 mil, com limite de R$ 5 mil ao mês e 20 pagamentos por dia. 

Um fator importante de lembrar para os usuários é que, ao mesmo tempo, toda transação deve ser aceita por quem está recebendo em um prazo de até 2 dias, caso não seja aceita, a operação não é realizada. 

As operações de enviar e receber pagamentos via WhatsApp só serão possíveis caso seu cartão esteja cadastrado junto a sua conta do Facebook Pay 

Função de pagamentos via WhatsApp para empresas 

O uso dos pagamentos via WhatsApp é ótimo para pequenas empresas através do WhatsApp Business. Essa nova função irá facilitar os pagamentos e aumentar ainda mais a importância do uso do WhatsApp nas estratégias adotadas pelas empresas. 

Para usar essa ferramenta, é necessário possuir uma conta comercial na Cielo e uma conta no Facebook Pay. O próximo passo é cadastrar a conta Cielo dentro do próprio Facebook Pay, com seu CNPJ ou CPF, depois é só inserir dados pessoais e comerciais. Além dos dados bancários de sua conta e fazer a etapa de verificação de conta.  

O uso dos pagamentos pelo WhatsApp deve se mostrar um recurso valioso para as empresas, principalmente de pequeno porte. Além de diversificar os modos de pagamento por serviços e produtos vendidos, esses pagamentos podem ser combinados com outras funções já existentes no WhatsApp Business, como os catálogos. 

Apesar de todas essas vantagens que os pagamentos via WhatsApp apresentam, vale lembrar que a função de tranferência para CNPJs ainda NÃO está disponível. Até o momento, só é permitido transações entre CPFs de pessoas físicas.

Dúvidas de nossos clientes

Veja a seguir algumas dúvidas que nossos clientes tem em relação aos pagamentos via WhatsApp.

Como cadastrar um cartão no WhatsApp?

Para o primeiro uso da função de pagamentos via WhatsApp será necessário se cadastrar seguindo os passos a seguir:
• Clique no “clipe de papel“;
• Selecione a opção “pagamentos“;
• Crie uma senha numérica;
• Insira seu nome, CPF e os dados do cartão que você quer cadastrar dos bancos parceiros;
• Veja o código de verificação que será enviado por e-mail, SMS ou pelo aplicativo do seu banco.

Quais os bancos parceiros para pagamentos via WhatsApp?

São 9 bancos parceiros:

  • Banco do Brasil;
  • Nubank;
  • Sicred;
  • Banco Inter;
  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Mercado Pago;
  • Next;
  • Woop.

Apenas serão aceitos cartões de bandeira MasterCard ou Visa de débito ou de crédito.

Há taxa de cobrança para transferências ou pagamentos pelo WhatsApp?

Transações entre usuários não possuem nenhum tipo de cobrança extra ou desconto na transferência. Porém, para pagamentos feitos para as empresas, essas pagarão 3,99% do valor pago.

Quer saber como vender mais usando marketing digital? Leia nosso post sobre: Como o marketing digital pode ajudar sua empresa a vender.

Agora que você já sabe como configurar e fazer os pagamentos via WhatsApp. Não perca mais tempo e leia nosso post completo sobre as 10 dicas de como vender pelo WhatsApp. Temos certeza que esse post será muito útil para você. 

Comentários do Facebook

Você pode gostar de…

10 dicas de marketing hoteleiro para resorts

10 dicas de marketing hoteleiro para resorts

O marketing e vendas para meios de hospedagem vem evoluindo cada vez mais durante os anos. Esse segmento tem se adaptado às novas realidades e cenários, procurando atender os resorts da melhor maneira possível, com estratégias de marketing hoteleiro para...