A quinta edição da Marketing + Hoteleiro veio especialmente pra você mergulhar no tema de relacionamento e sua importância na hotelaria. Aqui, vamos explorar como nutrir e fortalecer laços com os clientes, desde a primeira interação até o pós-check-out, em busca de uma experiência inesquecível e duradoura.
Abre seu bloquinho de anotações, fique a vontade e vamos nessa!
Mas o que é relacionamento?
Bom, vamos começar do começo… Se relacionar é exatamente o que estamos fazendo agora, através desta newsletter! É criar um laço entre você e o seu público que seja bom para ambos. No marketing, é uma estratégia com o único objetivo de se manter próximo e presente.
Na hotelaria, você pode ver isso ao enviar conteúdo sobre o seu hotel ou destino, por exemplo, sem nenhum foco comercial, apenas buscando criar uma conexão genuína com cada leitor e ser lembrado.
Afinal, isso é se relacionar: uma troca que agregue para os dois lados, criando uma ponte de confiança e proximidade que vai além da transação comercial!
Dê atenção aos detalhes, eles fazem toda a diferença!
Assim, quando você para de olhar para o relacionamento como algo feito simplesmente para vender mais, percebe que vai muito além de uma interação.
Ele é a base para construir laços firmes e fiéis com os clientes, gerando benefícios tanto para o hóspede, que se sente valorizado e especial, quanto para o meio de hospedagem, que fortalece sua reputação e fideliza clientes.
- Pensar no relacionamento desde o primeiro contato até o pós-check-out é essencial para nutrir uma relação que vai além da estadia.
- Dessa forma, você se torna uma lembrança positiva para o hóspede, garantindo uma experiência memorável para o cliente independente do momento em que ele esteja.
- Isso vale para você não se esquecer de que o relacionamento não se trata somente do momento presencial em que a estadia está acontecendo, mas sim o antes e o depois também!
Mas preste atenção… Relacionamento não é só atendimento!
Como essa relação precisa ser construída no antes e depois da estadia, é importante entender que o relacionamento vai além do simples atendimento.
Esse processo envolve a criação de experiências únicas, personalizadas e cativantes, que deixam uma marca positiva na memória do cliente e o fazem retornar ao seu estabelecimento.
Quando você se faz presente, entrega valor ao seu cliente e demonstra que você não está ali somente para vender, um universo de possibilidades se abrem à sua frente, já que envolvem várias questões que não se limitam apenas ao atendimento.
Entre elas, podemos citar as suas estratégias de marketing, a capacitação da sua equipe, os serviços que você oferece de acordo com cada perfil e outros. Tudo isso é sobre relacionamento e relacionamento é sobre criar experiências que conectam!
Resumindo: simplesmente converse!
No final das contas, o segredo para construir relacionamentos duradouros é simples e está na arte da conversa!
A lição que fica para você praticar nessa edição da m+h é: ouça atentamente, seja empático, ofereça soluções personalizadas e esteja presente em todos os momentos, antes, durante e após a estadia.
Aproveite as suas anotações dessa newsletter e comece percebendo o seu relacionamento através de questionamentos como:
- Você faz contato com seu hóspede sem a intenção de vender?
- Seu time está atento a experiência do seu hóspede?
- O que você faz para o relacionamento antes e depois da estadia?
Para você voar mais longe
E tem mais! Confira as leituras que separamos para você enriquecer ainda mais os seus conhecimentos neste assunto. Esperamos que goste!
- Pós-venda na hotelaria: Saiba como manter um relacionamento com o seu hóspede após o check-out e colha os frutos dessa ação.
- A experiência em cada etapa: Conheça aqui a importância da jornada do hóspede e saiba como melhorar as relações em todas as etapas.
Esperamos que essa edição te ajude a entender melhor o verdadeiro sentido do relacionamento nos meios de hospedagem. Caso ainda não tenha feito a sua inscrição na Marketing + Hoteleiro, clique aqui para se cadastrar e prepare-se para receber as próximas edições da nossa newsletter diretamente na sua caixa de entrada, sem perder nenhum conteúdo que estamos preparando pra você!