Relacionamento pós-venda na hotelaria: Mantenha o contato com seus clientes  

Na hotelaria, o relacionamento pós-venda começa quando o cliente faz o check-out e é uma oportunidade para fidelizar os hóspedes e gerar novas estadias ao longo do tempo de vida do cliente na empresa.  

Além disso, o relacionamento pós-venda cria uma conexão positiva com os clientes, fazendo eles se tornam promotores da sua marca, e passam a divulgar o seu resort, hotel ou pousada para os seus amigos e familiares, o famoso (e importante) marketing boca a boca.  

Ainda é uma oportunidade para você descobrir o que os hóspedes mais apreciam no seu meio de hospedagem e quais pontos podem ser melhorados.   

Como você viu, investir em relacionamento pós-venda traz muitos benefícios, você conhecerá melhor eles neste texto e também verá dicas de como se comunicar com os clientes após o check-out.   

Boa leitura!  

Por que investir em relacionamento pós-venda?  

Levar o cliente até o seu resort, hotel ou pousada exige bastante esforço e recursos, logo quanto mais tempo este investimento gerar resultados, melhor será para o meio de hospedagem.  

Por isso é muito importante se dedicar ao relacionamento pós-venda e a fidelização do hóspede, afinal em muitos casos são vários meses entre uma estadia e outra, logo é importante manter uma ligação com os clientes para que eles lembrem do seu meio de hospedagem na sua próxima viagem.  

Também, perguntar ao hóspede como foi a sua hospedagem, demonstrará a ele que você se importa com a sua opinião e quer melhorar a sua experiência no seu resort, hotel ou pousada. Essa atitude irá te diferenciar dos seus concorrentes e fará com que os clientes gostem cada vez mais do seu meio de hospedagem.  

Outra vantagem do relacionamento pós-venda é quando o cliente é bem atendido, as chances de ele recomendar o seu resort, hotel ou pousada para outras pessoas aumenta significativamente, melhorando a sua reputação. Você também pode estimular as indicações através de programas de incentivo.  

Estratégias para fidelizar os hóspedes através do relacionamento pós-venda  

Um dos objetivos da comunicação após o check-out é fazer com que os clientes se tornem fiéis ao seu meio de hospedagem e retornem na sua próxima viagem. Para alcançar este propósito, separamos 5 estratégias que irão facilitar a fidelização.  

Treine a equipe  

Dar suporte ao hóspede tanto durante a estadia quanto depois da hospedagem é fundamental para construir uma conexão positiva. Mas para isso acontecer é importante que a equipe tenha capacidade para atender aos clientes e solucionar os problemas o mais rápido possível.  

Por exemplo: o cliente esqueceu um objeto na acomodação, ao ligar para saber como poderá resgatar o item, ele fica vários minutos esperando e quando finalmente é atendido a pessoa do outro lado não tem a solução e transfere para outro setor.  

Este tipo de situação pode prejudicar muito o relacionamento pós-venda e fazer com que o cliente faça até propaganda negativa do hotel.  

Por isso é fundamental treinar a equipe para que eles tenham autonomia para resolver as adversidades com agilidade.  

Utilize pesquisas de satisfação  

Como já falamos anteriormente, as pesquisas de satisfação também fazem parte do relacionamento pós-venda e são importantes para que o hóspede sinta que a sua opinião e sugestões são relevantes para o seu meio de hospedagem.  

Também, a comunicação após o check-out é importante para sanar qualquer dúvida ou até corrigir alguma impressão negativa que tenha ficado durante a estadia através de uma pesquisa de satisfação.  

Por exemplo: o cliente ficou insatisfeito porque não pode utilizar a piscina durante a sua estadia, pois estava passando por uma manutenção. Sabendo disso, a equipe pode explicar porque o equipamento estava em manutenção e sugerir uma nova data com um desconto para que ele retorne e aproveite a piscina.  

Por isso, vale a pena enviar uma pesquisa de satisfação após o check-out. Afinal, ele também te ajudará a saber quais são os pontos positivos e negativos da sua empresa.  

Personalize a comunicação  

Os e-mails marketing são uma ótima estratégia para manter o seu relacionamento pós-venda com os hóspedes. Afinal, mesmo que você envie o mesmo e-mail para várias pessoas, utilizando uma ferramenta como o RD Station, é possível personalizar a comunicação colocando o primeiro nome do cliente, por exemplo. Assim, você otimiza a comunicação e mantém o relacionamento individualizado.  

O WhatsApp também pode ser aproveitado na comunicação depois do check-out, pois é uma ferramenta muito prática, usada por grande parte dos brasileiros, então mesmo quem não acessa muito os e-mails, com certeza utiliza diariamente o aplicativo. Envie mensagens perguntando o que o hóspede achou da estadia, divulgar promoções e novidades.  

Mas é muito importante tomar bastante cuidado para não acabar sendo invasivo, mandando mensagens demais e como consequência perder o cliente. É preciso verificar constantemente se o retorno está sendo positivo e só neste caso prosseguir com a estratégia.  

Afinal, tudo depende do perfil dos hóspedes, alguns vão preferir fazer a comunicação através de e-mail e outros pelo WhatsApp.  

Traga emoção para o relacionamento  

Também, ao trabalhar com uma comunicação próxima aos clientes é importante que você crie uma ligação sentimental com ele, que vá além do processo de compra e venda de diárias, pois é desta maneira que você irá fidelizá-lo.  

Para isso, é importante trazer outros conteúdos além de promoções ou descontos, complementando como dicas de viagem, por exemplo. Desta forma você mostra para os hóspedes que você também se preocupa com toda a sua experiência.  

Outra forma de trazer mais emoção para a comunicação é o tom que você usa nos e-mails, mensagens, etc. Ser mais informal e afável e trazendo um estilo amigável ao relacionamento pós-venda, aumenta as chances de criar esta ligação.  

É claro que o tom da comunicação varia conforme o tipo de persona que você atende, se são famílias com filhos, casais ou a melhor idade e segundo as características do seu estabelecimento. 

Ofereça benefícios exclusivos  

Outra forma de valorizar os hóspedes e assim fidelizá-los é oferecer alguma vantagem para quando ele retornar, por exemplo, um desconto de 10% na próxima estadia. Esta também é uma oportunidade para você lidar com a sazonalidade, oferecendo descontos maiores durante a baixa temporada.  

Outra dica é aproveitar as datas especiais como aniversários para dar um presente ao hóspede como uma sobremesa cortesia na sua próxima estadia.  

Desta forma o cliente se sentirá reconhecido e consequentemente desejará retornar ao seu meio de hospedagem sempre que possível.  

Relacionamento antes da hospedagem  

Uma das particularidades da hotelaria é que o consumo em vários casos acontece muito tempo depois da compra. Por exemplo: um cliente faz a reserva da estadia para daqui há 3 meses que é quando ele e a família estarão de férias.  

É importante não se esquecer do hóspede durante este meio tempo, trabalhando o “relacionamento pós-venda” mesmo antes da hospedagem, assim você gera mais animação no cliente, fazendo com que ele queira que a estadia chegue o mais rápido possível.  

Para despertar este sentimento você pode enviar um guia com os melhores atrativos da sua cidade, um calendário com os eventos que acontecerão durante a estadia. Também pode encaminhar um material com todos os serviços e instalações disponíveis em seu resort, hotel ou pousada.  

Já mais próximo da viagem pode encaminhar um material com dicas de como chegar ao seu meio de hospedagem ou qual é a previsão do tempo para o dia de check-in.  

Desta maneira, o hóspede já cria uma imagem positiva do seu estabelecimento, antes mesmo de começar a viagem.  

Como vimos o relacionamento é uma da peça importante para os resultados do seu meio de hospedagem, por isso, aqui na Tribuzana o relacionamento é uma das bases das nossas estratégias. Afinal, sabemos como é importante manter os clientes engajados e interessados no seu meio de hospedagem antes, durante e depois da estadia.  

Temos uma experiência de quase 10 anos no mercado hoteleiro o que nos permitiu criar uma metodologia única de trabalho direcionada a este setor.   

Solicite um orçamento e inicie uma parceria de sucesso com uma agência especializada em marketing hoteleiro.  

Materiais hoteleiros

Conteúdos recentes

O impacto do atendimento no WhatsApp em hotéis

O impacto do atendimento no WhatsApp em hotéis

Nos últimos anos, a comunicação instantânea se tornou uma das principais demandas dos consumidores, e no setor hoteleiro, isso não é diferente. O atendimento no WhatsApp se consolidou como uma das plataformas mais populares e eficientes para a comunicação direta com...

Se inscreva em uma newsletter feita para a hotelaria!

Receba todos os meses no seu e-mail, repleta de dicas, reflexões e estratégias.

Confira outros conteúdos

Gostou desse conteúdo? Continue aprendendo e melhorando suas estratégias acessando outros conteúdos. Estamos constantemente adicionando novas publicações trazendo sempre estratégias práticas e novidades exclusivas para meios de hospedagem.

Conteúdos educativos
Logo Tribuzana Marketing Hoteleiro

Uma agência especialista em Marketing Hoteleiro com soluções completas para resorts, hotéis e pousadas conquistarem mais reservas diretas!

Tribuzana Marketing Hoteleiro Ltda
25.328.155/0001-82

Nossos serviços

Reserva Relâmpago

Inbound Marketing Standard

Seu site hoteleiro

Conteúdos para site hoteleiro

Análise completa do seu site hoteleiro

Blogposts para hotelaria

Seu hotel no Google

Materiais Gratuitos
Selo RD Station Platinum
Google Partner Selo
Selo Asksuite