Este é o seu momento de se preparar para lapidar um diamante bruto. Nessa sexta edição da Marketing + Hoteleiro, continuando nossa jornada no tema do relacionamento na hotelaria.
Aqui, vamos explorar como aplicar de forma prática e eficaz as estratégias de relacionamento no dia a dia do seu meio de hospedagem. Bora aprender como transformar teoria em ação e colher os frutos de um relacionamento que realmente te aproxima do (futuro) hóspede.
Se aconchega por aí e vamos juntos descobrir as oportunidades que você pode desbravar!

Uma retrospectiva que vale a pena
Antes de mergulharmos na prática desse tema mais que necessário, relembre o que já discutimos nas edições anteriores. Convidamos você a refletir sobre os aprendizados e insights abordados.
Lembre da importância de criar um laço entre você e o seu público, essa relação não é somente sobre compra e venda, precisa ser boa para os dois lados e carregar o princípio de que a proximidade e presença fazem toda a diferença na experiência e fidelização, ok? 😉
O relacionamento acontece naturalmente… Seja de uma maneira boa ou ruim
Sabendo disso, é preciso ver o relacionamento com os clientes como uma jornada marcada por uma diversidade de interações e experiências. Cada momento de contato, seja ele positivo ou desafiador, tem um papel fundamental na construção de relações autênticas e duradouras com os seus hóspedes.
Nisso, cabe a você, hoteleiro, a capacidade de adaptar-se e responder de forma empática a cada situação que pode (e vai) contribuir para a consolidação de uma conexão genuína e significativa entre você e seu cliente. O entendimento de que o relacionamento é uma jornada em constante evolução permite que cada interação seja vista como uma oportunidade de fortalecer os laços com os seus clientes.
Ao reconhecer a importância de cada experiência, positiva ou negativa, e ao adotar uma abordagem empática e receptiva, é possível cultivar conexões genuínas que transcendem a simples transação comercial, resultando em relacionamentos significativos!
Cada passo importa, do “oi” à reserva final!
Para colocar em prática os princípios dessas conexões que trazem resultados, separamos 3 ações que não podem faltar no seu hotel para garantir um bom relacionamento com os seus hóspedes e que você já pode começar a desenvolver a partir de agora:
1. Para fortalecer o relacionamento com os hóspedes, nada melhor do que um atendimento que vai além do convencional, com empatia e personalização. Imagine chegar a um lugar onde cada detalhe é pensado para você, onde suas necessidades e desejos são prontamente atendidos, mesmo as perguntas mais simples.
É nessa atenção aos mínimos detalhes que se constrói uma experiência inesquecível. Quando os hóspedes se sentem compreendidos e acolhidos, não há dúvidas de que voltarão e recomendarão o hotel para todos os amigos.
Estar disponível e presente não só ajuda a resolver a dúvida na hora, mas também cria uma conexão genuína e memorável.
2. Esteja presente em todos os momentos da jornada do hóspede, desde o planejamento da viagem até o pós-check-out, demonstrando um comprometimento com a experiência do cliente e reforçando a importância que cada interação tem para o seu meio de hospedagem.
No início da jornada, quando o viajante está pesquisando sobre o destino, ofereça conteúdos inspiradores e informativos, como blogs sobre as melhores atrações e guias práticos. No meio, quando ele procura um hotel, tenha conteúdos que mostrem seus diferenciais, como vídeos das acomodações, depoimentos e listas de serviços exclusivos.
Já na fase decisiva, ajude-o a escolher você entre todas as opções apresentando suas vantagens, evidenciando o porquê seu hotel é a melhor escolha.
3. Não se esqueça de criar experiências únicas que deixem uma marca positiva nos seus hóspedes! Uma maneira fantástica de se destacar no mercado é desenvolver uma comunicação autêntica e encantadora.
Pense em uma linguagem especial que reflita a alma do seu hotel, algo que os faça sentir em casa, mesmo longe de casa. Pequenos detalhes podem criar momentos inesquecíveis e transformar hóspedes em fãs apaixonados. Aposte em uma identidade que seja a cara do seu hotel, com um toque de charme e criatividade.
Encontre o seu tom de voz, isso cria um vínculo baseado em valor, confiança e excelência, onde cada interação reforça a sensação de que os hóspedes são parte de algo especial. Afinal, a magia está nos detalhes!
Ganhe uma aliada para esse processo
Além das práticas essenciais que falamos acima, a tecnologia pode ser uma aliada poderosa na gestão do relacionamento com os clientes. As automações são ferramentas incríveis que ajudam a manter tudo funcionando de maneira suave e eficiente.
- Ferramentas de automação de marketing e sistemas de CRM permitem personalizar e otimizar as interações, garantindo uma experiência única e personalizada para cada hóspede.
- Você pode ter fluxos de e-mails automáticos para dar boas-vindas a quem acabou de entrar na sua base de contatos. É como se você pudesse estar presente para cada novo cliente, oferecendo um toque pessoal e caloroso sem precisar digitar cada mensagem.
- Também é possível configurar lembretes de reserva, mensagens de aniversário e até pesquisas de satisfação após a estadia.
Com automações, você pode criar uma série de e-mails que guiam seus clientes por uma jornada personalizada, desde dicas úteis sobre como aproveitar melhor a estadia, até ofertas especiais que fazem os olhos brilharem!
Tudo isso ajuda a criar uma experiência contínua e envolvente, mostrando que você se importa com cada detalhe. E o melhor de tudo: enquanto a tecnologia cuida dessas tarefas, você ganha mais tempo para focar no atendimento especial e na criação de novas ideias incríveis para surpreender seus hóspedes!
Tenha a cultura do relacionamento
Mas além de tudo que a gente já falou aqui hoje, tenha sempre em mente que o relacionamento não se limita a interações pontuais, mas deve fazer parte de toda a cultura organizacional do seu meio de hospedagem.
- Da recepção ao setor de reservas, todos os colaboradores devem estar alinhados com a importância do relacionamento e engajados em oferecer o melhor atendimento aos clientes.
- Com um time todo posicionamos da mesma página, a experiência do cliente se une, independente do setor que ele esteja em contato, fazendo com que a relação seja uma só!
Para você voar mais longe
Além dessas dicas e lições de casa, separamos algumas leituras para você enriquecer ainda mais os seus conhecimentos neste assunto. Esperamos que goste!
- Estratégias para vender mais: Conheça aqui 06 ações que você pode realizar para fazer o seu relacionamento impulsionar as vendas do seu hotel.
- Marketing conversacional: Trazendo um pouco do marketing no atendimento, veja neste material como essa estratégia ajuda na relação com seus clientes.

Esperamos que essa edição te ajude a desenvolver um relacionamento mais qualificado com os seus hóspedes. Afinal, este material foi pensado com muito carinho pensando em você. Ah e se você está por aqui, mas ainda não faz parte dos hoteleiros que acompanham a Marketing + Hoteleiro, inscreva-se por aqui e não perca mais nenhuma edição dessa newsletter feita especialmente para hoteleiros que querem mudar o seu meio de hospedagem através do conhecimento!