Dicas de marketing para pousadas: Tudo o que você precisa saber

marketing para pousadas

Você pode ainda não conhecer, mas o marketing para pousadas e hotéis é extremamente poderoso e importante para o sucesso de seu meio de hospedagem.  

Acima de tudo, se comunicar com seu público, criar as melhores campanhas e estar atento às mudanças do marketing digital podem não ser tarefas tão fáceis de realizar. Porém, saiba que além de serem essenciais, cada parte do marketing pode ajudar sua empresa a crescer no ambiente online. 

Nesse texto nós separamos as melhores dicas para você ficar por dentro do marketing para pousadas e hotéis e desenvolver as melhores ações e campanhas para vender mais. 

Abra a disponibilidade na hotelaria 

A abertura da disponibilidade a longo prazo é um dos fatores mais importantes que devem ser realizados. O ideal sempre é deixar essa disponibilidade aberta por pelo menos 12 meses. Dessa forma seu futuro cliente consegue se manter informado de uma maneira mais simples em relação às suas tarifas. 

Vale lembrar que essa dica vale tanto para as OTA’s quanto para seu motor de reservas diretas. Em algumas OTA’s é possível abrir disponibilidade para até 18 meses, mas fica a seu critério esses períodos mais longos do que nós recomendamos. 

Mesmo que você não esteja com seu hotel ou pousada aberto no momento, deixe a disponibilidade com um alerta/notificação avisando que no momento você não está recebendo hóspedes, mas é possível realizar a reserva antecipada. 

Marketing para pousadas: Não entre em guerra de preços 

Não é porque seu concorrente está diminuindo o valor das tarifas pela metade, que você deve fazer o mesmo. Não entrar em guerra de preços é uma das principais dicas de marketing para pousadas e hotéis.  

Por mais que o cenário da hotelaria esteja passando por um momento delicado ou sua empresa sofra com sazonalidade, o ideal é não diminuir suas tarifas só porque o vizinho do lado fez isso. 

Muitas vezes, realizar vendas com tarifas mais baixas que o normal pode significar que o hotel ou pousada está tendo um prejuízo. Nessas situações, o fundamental é manter a calma, pensar nas melhores estratégias para vender mais e proporcionar a melhor experiência possível para seu cliente. 

E-mail marketing: por que investir? 

Muitas pessoas todas as semanas nos perguntam se o e-mail ainda funciona. Se você é uma dessas pessoas e também tem essa dúvida. Saiba que o e-mail marketing nunca foi tão efetivo como hoje em dia. 

É importante ter em mente que no marketing para pousadas e hotéis, não se deve se preocupar apenas com seus futuros clientes, manter o contato com seu hóspede mesmo depois que ele já tenha se hospedado com você é vital. E é aí que entra o e-mail marketing. 

O e-mail marketing é uma estratégia de manter um relacionamento com contatos que já se hospedaram com você e conhecem os benefícios e vantagens de comprar os seus serviços. Ao utilizar essa estratégia de marketing, você abre caminho para realizar vendas com clientes que já te conhecem, facilitando ainda mais o processo de venda. 

Marketing para pousadas: Não esqueça sua base de contatos 

Agora que você já sabe a importância de usar o e-mail marketing, vamos passar uma dica valiosa sobre marketing para pousadas. Antes de tudo, sua base de contatos deve ser sua prioridade sempre.  

Está criando uma campanha nova, uma oferta ou vai começar a oferecer um novo serviço em seu meio de hospedagem? Divulgue isso primeiro para sua lista de clientes. Dessa maneira você faz com que esses hóspedes se sintam especiais para sua empresa! Nesse sentido, aumentando as chances de venda da sua campanha e ainda mantém o relacionamento com os clientes que já te conhecem. 

Importante ressaltar que você jamais deve comprar listas de contatos. Ao comprar uma lista de contatos, além de você perder seus esforços e tempo enviando esse e-mail para pessoas que nem sequer estão interessadas em seu serviço. Você ainda corre o risco de entrar em uma “blacklist”, prejudicando sua empresa. 

Redes sociais: Mantenha o relacionamento constante 

Se você está procurando uma maneira de comunicar seus clientes sobre as novas políticas da empresa ou algum novo serviço, as redes sociais são ideais para isto. Não é à toa que essas redes se tornaram em um poderoso canal de comunicação e relacionamento com seus seguidores. 

A regra básica e vital para usar as redes sociais é ter periodicidade. Não adianta passar um mês com postagens diárias e outros três meses com suas redes inativas. Você será esquecido por seu público e muitas vezes é provável que pessoas que pretendem se hospedar com você pensem que seu hotel ou pousada está fechado.  

Outro fator interessante de se destacar é a interação com seus seguidores, é o alcance orgânico. É sempre de extrema importância manter o relacionamento quando alguém interage com sua marca. O alcance orgânico e a sua reputação online nas redes sociais dependem do quanto você é comunicativo e sociável com seus seguidores. Por isso, não deixe de responder ninguém, nem que seja com um “muito obrigado pelo seu comentário”. Mas claro, priorizando resposta mais elaboradas e personalizadas.

Marketing para pousadas e hotéis: contratar uma agência ou equipe interna 

Se você já chegou até aqui, sabe que vale a pena investir em marketing digital, mas o que você pode ainda não saber é qual a melhor maneira de investir em marketing para pousadas e hotéis. 

Existem dois cenários possíveis, se você possui uma equipe interna, com alguns funcionários especialistas em áreas de marketing digital irá, normalmente, pagar um valor mais alto para manter esses funcionários em sua empresa, já que você como um empreendedor conhece os custos de manter um colaborador. 

Por fim, o segundo cenário é o que você pode contratar uma agência de marketing especializada. Com uma agência sua empresa irá contar com um numero maior de funcionários, que possuem capacitação e estão sempre antenados no cenário atual do marketing em apenas um contrato. 

Ou seja, você não precisa se preocupar com as questões trabalhistas de manter uma equipe e ainda conta com um time de marketing especialista no assunto. 

Quanto investir em marketing digital?

Outra dúvida que recebemos frequentemente de nosso clientes é: Quanto investir em marketing digital? Essa pergunta na verdade não possui uma resposta certeira, tudo vai depender da sua estrutura e capacidade de investimento de sua empresa. Para te ajudar nessa missão de descobrir quanto seu hotel ou pousada devem investir em marketing, nós desenvolvemos uma ferramenta única.  

Você pode clicar aqui para baixar a nossa calculadora de marketing gratuita. Com apenas um dado do seu faturamento bruto anual a calculadora já irá fazer o calculo de faixas de investimento que seu hotel ou pousada devem fazer para investir em marketing digital. Nossa calculadora é totalmente gratuita e só temos acesso aos dados passados no momento do download.

Você está procurando a agência de marketing para pousadas e hotéis perfeita para seu meio de hospedagem? A Tribuzana é especialista em marketing hoteleiro e está sempre se mantendo atualizada no cenário do marketing digital atual para desenvolver as campanhas e ações e posicionar a sua empresa entre as melhores da região. 

Comentários do Facebook

Você pode gostar de…