Entender o que são landing pages é importante para que as suas estratégias de marketing e vendas na hotelaria alcancem os melhores resultados.
Afinal, elas são uma excelente ferramenta para obter mais informações sobre os visitantes, algo que tornará as ações de marketing digital mais assertivas, levando os potenciais clientes a serem hóspedes recorrentes do seu meio de hospedagem.
Neste texto você irá saber mais sobre as landing pages, conhecer os principais tipos que utilizamos aqui na Tribuzana e os maiores benefícios desta ferramenta.
Boa leitura!
O que são landing pages?
De forma simplificada, as landing pages são páginas da web com o objetivo de levar o visitante a realizar uma ação, um exemplo são as páginas para baixar um guia com dicas de passeio.
No geral elas são bem fáceis de identificar pois costumam ser mais objetivas e conter um formulário onde as pessoas incluem as informações.
Por isso também são chamadas de páginas de conversão, pois levam o visitante a cumprir um objetivo, passando para a próxima etapa do funil de vendas.
O funil de vendas é uma forma de identificar se a pessoa está mais propícia ou não a reservar e a partir disso pensar nas ações de marketing para ela.
Por exemplo: uma pessoa que acabou de conhecer o seu meio de hospedagem não está tão propensa a reservar como uma pessoa que já solicitou uma cotação.
Dentro do funil de vendas, a pessoa começa como visitante, alguém que acessa o seu site, redes sociais, etc. De visitante ela se converte em um lead (uma pessoa que já acessou alguns dos seus materiais e você tem os dados de contato dela). Depois ele se torna uma oportunidade (alguém que já conhece o seu negócio e já demonstrou interesse em reservar). E por último um cliente, quando finaliza a compra.
Conheça agora os tipos de landing pages que mais utilizamos aqui na Tribuzana.
Landing page de captura de leads
Elas são mais utilizadas com os potenciais hóspedes, a fim de obter informações úteis, como nome e e-mail para que, a partir disso, possamos estabelecer um contato, oferecendo um conteúdo de valor em troca.
É o caso dos guias de viagens, roteiros para um destino ou até materiais sobre o próprio meio de hospedagem que irão, de alguma maneira, ajudar o visitante durante a sua próxima estadia.
Com essas informações é possível começar um relacionamento com o cliente, encaminhando outros conteúdos que sejam interessantes para ele, pensando em futuramente torná-lo um hóspede recorrente do seu resort, hotel ou pousada.
Para ajudar na visualização e a entender o que são landing pages, segue um exemplo aqui da Tribuzana.
Essa é a landing page de captura de leads para o Calendário de Marketing Hoteleiro da Tribuzana. No início colocamos uma chamada atrativa para incentivar os visitantes a acessar o material, em seguida uma descrição objetiva do que ele encontrará no calendário e ao final inserimos um formulário onde acontecerá a conversão.
Landing page de vendas
Outra função para as páginas de conversão é a venda, ou no caso da hotelaria, as reservas. Elas são muito utilizadas para vender pacotes para datas comemorativas, como Natal e Réveillon ou algum serviço específico do meio de hospedagem, como uma noite de núpcias.
Para isso, é fundamental que ela tenha os benefícios que o cliente terá com esse serviço bem descritos e o passo a passo para a aquisição.
Supondo que o seu meio de hospedagem tenha uma programação especial para o Dia das Mães com almoço e um dia de spa para as mães.
Ao invés de apenas incluir esse pacote no seu motor de reservas, você pode criar uma página específica com um design atrativo e frases persuasivas para divulgar esse pacote, aumentando as chances de vendas e já conquistar os visitantes, os transformando em leads.
Assim você terá informações desses visitantes (como nome e e-mail) para encaminhar outras opções de pacotes e conteúdos relevantes do seu resort, hotel ou pousada.
Landing page de agradecimento
Além dessas duas funções que exemplificam o que são landing pages, aqui na Tribuzana também utilizamos as landing pages de agradecimento. Elas são as sessões que aparecem depois que o visitante fez a conversão, o agradecendo por ter feito aquela ação.
Esse reconhecimento irá melhorar a experiência do visitante, mostrando que você se importa com ele e está contente por ele ter feito aquela ação. Depois é possível aproveitar a oportunidade para conquistar ainda mais esse visitante.
Continuando com o exemplo do Calendário de Marketing Hoteleiro da Tribuzana, essa é landing page de agradecimento do material.
Na imagem acima, a pessoa converteu e em seguida oferecemos outros materiais complementares a esse item que são: o Guia para Minimizar os Impactos de Crises na Hotelaria e a Calculadora de Investimento em Marketing Hoteleiro.
Desta maneira melhoramos ainda mais a experiência do visitante, oferecendo outros conteúdos que serão úteis para ele e o levando a dar mais um passo para se tornar uma oportunidade.
Inclusive, dependendo do tipo de material que ele baixou você pode até já conduzi-lo para fazer uma reserva.
Ah, e se você ficou curioso para ver como funcionam essas landing pages na prática, aproveite para acessá-las e ganhar em troca o Calendário de Marketing Hoteleiro da Tribuzana que se atualizada a cada 6 meses. Clique aqui e faça o download agora.
Vantagens de utilizar landing pages
Como você já sabe o que são landing pages, agora vamos aos motivos para você incluir essa ferramenta nas suas ações.
Vale destacar que para conseguir esses benefícios através das páginas de conversão é importante que a sua equipe de marketing e vendas esteja trabalhando em conjunto, com as ferramentas adequadas. Aqui na Tribuzana trabalhamos com o RD Station Marketing, uma plataforma de automação de marketing e vendas que unifica os recursos para as estratégias de marketing digital em um só lugar.
Agora, conheça os principais benefícios de utilizar as landing pages.
Dados dos potenciais hóspedes
A maior vantagem das landing pages são os dados que você consegue captar dos visitantes a partir das conversões. Essas informações permitem criar estratégias de marketing e vendas mais direcionadas e assertivas.
Com essa ferramenta é possível identificar quais leads estão mais propensos a fazer a reserva agora e quais vão precisar de incentivo para chegar até esse momento.
Esses dados também facilitam a fidelização dos clientes, pois mesmo depois de reservar é possível encaminhar comunicações com promoções, novos pacotes e etc. Aumentando as chances dele voltar a comprar.
Permite a segmentação dos leads
Quando um visitante chega até uma página de conversão, ele precisa preencher um formulário com os dados que serão utilizados para estabelecer um relacionamento posteriormente.
Além dos dados como nome e e-mail, é possível incluir outras perguntas como a data de aniversário. Com essa informação é possível direcionar ainda mais a comunicação e criar uma promoção específica para os aniversariantes de cada mês.
Mas é importante ter cuidado para não acabar fazendo um formulário muito extenso que desmotive o visitante a preencher.
Aumenta as oportunidades de reservas diretas
Além dos canais tradicionais, como o motor de reservas do meio de hospedagem, as landing pages focadas em vendas podem ser mais um canal que conduz os visitantes a realizarem a reserva diretamente com o seu resort, hotel ou pousada.
E mesmo as páginas focadas em capturar leads dão a vantagem que já “de largada” você tem informações importantes dos potenciais hóspedes, facilitando o processo de venda direta no futuro.
Agora que você entende o que são landing pages e quais os benefícios de utilizá-las, para garantir resultados positivos nas suas estratégias é importante ter um bom parceiro com a expertise necessária para te ajudar a conquistar os melhores resultados.
A Tribuzana é uma agência especializada em marketing hoteleiro com uma metodologia única, utilizando ferramentas para que o seu meio de hospedagem tenha cada vez mais vendas diretas. Entre em contato com a gente para que juntos alcancemos os melhores resultados.