Tendências do Marketing Hoteleiro para 2024 

Os meios de hospedagem estão sempre em constante evolução, assim como as tendências de marketing hoteleiro.  

Técnicas antigas dão lugar a novas estratégias, tecnologias inovadoras são introduzidas e as expectativas dos hóspedes mudam. Para acompanhar este ritmo frenético é necessário estar atento às tendências e mudanças no mercado.  

Nos anos anteriores, já tratamos sobre assuntos nesse sentido, trazendo tendências de marketing hoteleiro de 2021, 2022 e 2023. Agora, seguindo a tradição e os valores da Tribuzana de auxiliar hoteleiros do Brasil inteiro. Mais um ano chegou e a gente traz para você as tendências de 2024, para que possa começar o ano com o pé direito.  

Vamos explorar algumas das principais tendências do marketing hoteleiro para este ano. Bora lá? 

Fique de olho na Inteligência Artificial (IA)  

Uma das tendências mais significativas é a Inteligência Artificial. A IA está sendo cada vez mais incorporada ao marketing hoteleiro, auxiliando na personalização da experiência do hóspede, análise de dados e automação de tarefas.  

Com o uso de algoritmos avançados e machine learning, os hotéis estão conseguindo entender melhor as preferências e necessidades dos seus clientes, oferecendo recomendações personalizadas e criando ofertas exclusivas para cada perfil de hóspede.  

Além disso, a IA permite a análise em tempo real dos dados coletados, fornecendo insights valiosos para tomadas de decisões estratégicas. Com essa tecnologia, tarefas repetitivas e burocráticas são automatizadas, permitindo que os profissionais do setor se dediquem a atividades mais complexas e criativas.  

Essa utilização da IA no marketing hoteleiro tem proporcionado uma experiência única e diferenciada aos hóspedes, aumentando a reputação das marcas e impulsionando os resultados financeiros das empresas. 

Não fique para trás, prepare-se para campanhas, ofertas e pacotes  

Planejar campanhas e pacotes é fundamental para atrair e reter clientes através de tendências de marketing hoteleiro. Essa estratégia tem ganhado cada vez mais força no universo da hotelaria, possibilitando ganhos para o meio de hospedagem e o hóspede.  

Essa é uma forma de proporcionar um processo de consumo único e memorável para cada um, superando suas expectativas e criando um vínculo emocional duradouro. Afinal, através dos pacotes, você pode agrupar diárias, serviços adicionais e outras experiências. 

Com o planejamento adequado de campanhas, ofertas e pacotes, você pode garantir ganhos como: apresentar serviços adicionais que muitas vezes sequer são vistos pelo hóspede, aumentar o ticket médio, fidelizar clientes e ajudar a diminuir os impactos da sazonalidade. 

Vale observar que, neste ano de 2024, teremos poucos feriados prolongados, mas isso não quer dizer que você precisa desanimar pela falta dessas oportunidades. Ao contrário disso, essa é a hora ideal de usar a criatividade na construção desses pacotes.  

Por isso, pense em diferenciais que agreguem à experiência do hóspede e faça-o reservar durante datas “improváveis”. Essa perspectiva e determinação nesses momentos de “escassez” serão essenciais para o seu ano! 

Ferramentas de vendas entre as tendências de marketing hoteleiro 

Contar com o apoio de ferramentas é essencial no mundo que vivemos hoje, e essa é, certamente, uma das maiores tendências de marketing hoteleiro para 2024. Afinal, com a dinamicidade dos canais de comunicação, captar a atenção do usuário é essencial para quem quer vender mais e se destacar. 

Os consumidores estão cada vez mais transitando entre diferentes sites na internet de maneira mais rápida. Por isso, contar com uma ferramenta de vendas que chame atenção do usuário no seu site, é ter a opção de divulgar períodos com menor procura e maximizar os lucros com uma estratégia simples e eficaz. 

A Reserva Relâmpago, por exemplo, é uma ferramenta de vendas desenvolvida pela Tribuzana Marketing Hoteleiro que vai transformar os seus processos de venda.  

Com ela, conseguimos transformar os visitantes do seu site em oportunidades de reserva de forma mais rápida e confortável, para você e para o usuário. É uma maneira estratégica de aproveitar a demanda espontânea, criando um senso de urgência e estimulando a ação do cliente.  

Com essa tendência de marketing hoteleiro, é possível obter resultados consistentes e aumentar as taxas de reservas diretas, sem o uso das OTAs (Online Travel Agency). Clique aqui para conhecer a Reserva Relâmpago da Tribuzana. 

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O atendimento online vai transformar seu meio de hospedagem 

O atendimento online é uma tendência que veio para ficar. Os hóspedes procuram cada vez mais conveniência e rapidez, e o atendimento online permite que eles obtenham informações e façam reservas a qualquer hora e em qualquer lugar.  

Além disso, essa modalidade de atendimento proporciona uma maior interação entre a sua equipe e os clientes, possibilitando um acompanhamento personalizado de suas necessidades. Através dos canais de comunicação online, como chatbots, por exemplo, você se coloca à disposição para responder dúvidas, fornecer orientações e até mesmo auxiliar na escolha do melhor serviço ou pacote de maneira ágil.  

Ainda referente aos chatbots, você ainda simplifica o trabalho realizado pela sua equipe de atendimento, evitando a geração de demandas exageradas, já que o assistente virtual pode fazer a filtragem e o atendimento de perguntas frequentes, além de estar disponível 24/7, evitando que seus potenciais hóspedes fiquem sem resposta. 

As integrações não podem ficar de fora 

Só nesse texto, já citamos algumas ferramentas que não podem faltar no seu meio de hospedagem, e as integrações entre elas e seus processos, fazem total diferença no seu dia a dia.  

Através de integrações, é possível ter uma gestão mais eficiente de todas as áreas do marketing hoteleiro. Com elas, podemos ter uma visão geral do desempenho das campanhas, acompanhando métricas como a taxa de conversão e o retorno sobre investimento, por exemplo. Além disso, é possível monitorar a satisfação dos hóspedes em tempo real, recebendo feedbacks e avaliações para garantir uma experiência de hospedagem cada vez mais satisfatória. 

No que diz respeito às reservas, contar com integrações permitem um gerenciamento completo e simplificado. É possível receber reservas online de forma automática, sincronizando-as com os sistemas internos do hotel. Também é possível acompanhar o fluxo de reservas, identificar períodos de alta demanda e ajustar as estratégias para maximizar a ocupação e os lucros. 

Prepare-se para o futuro com tendências de marketing hoteleiro 

As tendências do marketing hoteleiro para 2024 indicam uma evolução rápida e constante. Ao se preparar para essas mudanças, os meios de hospedagem podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Entender essas tendências é o primeiro passo para se adaptar a elas e garantir o sucesso do seu negócio. 

Tendências como essas desempenharão um papel crucial nos próximos anos, e quem fica de fora acaba ficando para trás no mercado. Além disso, o foco na experiência do hóspede continuará sendo uma prioridade, com a personalização vista nos pacotes e no atendimento online se tornando cada vez mais importantes. 

Enquanto nos preparamos para essas mudanças, uma coisa é certa: o marketing hoteleiro continuará sendo uma ferramenta essencial para o sucesso dos meios de hospedagem. Portanto, estar atualizado sobre as últimas tendências e estar disposto a se adaptar a elas será vital para se manter relevante e competitivo neste setor. 

Conte com a gente neste ano e faça dele o seu ano. Clique aqui para falar com a nossa equipe de especialistas e entender como podemos ajudar o seu meio de hospedagem a ir ainda mais longe neste 2024!

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