Se você é daquelas pessoas que pensa no valor gasto com ações de marketing como um custo e não como um investimento, pode parar de ler esse texto agora mesmo. Mas se você, assim como todos os empreendedores que estão tendo sucesso mesmo nos momentos de crise, pensa que ações de marketing e vendas são investimentos, esse texto deverá te auxiliar nas tomadas de decisões sobre quanto investir em marketing digital.
Uma informação importante antes de começar a falar de números, valores e percentuais: os valores que iremos sugerir aqui devem ser usados não somente para ações de marketing digital, mas também para desenvolvimento do branding da empresa, um bom e eficiente material gráfico (cartões, folders, uniformes, embalagens) e tudo que apresente e reforce a marca para o mercado e seus clientes.
Pela nossa experiência, já vimos muitos empreendedores investirem quase todo seu orçamento em reformas, troca de piso, pintura especiais e decoração, itens que são importantes também, mas esquecem que antes de entrar na empresa e ver tudo que foi feito, o cliente precisa ser atraído até o local, e para isso é preciso ter investimentos em ações de marketing eficientes.
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Mas vamos ao tema deste post, quanto investir em marketing digital. Não vamos falar em valores exatos ou específicos, pois seria muito difícil colocar um limite mínimo ou máximo, já que cada empresa tem uma necessidade, então iremos falar em percentuais de investimento necessários em ações de marketing online e offline com relação ao faturamento total da empresa ao longo de um ano. Vamos nessa!
Contratar uma agência ou fazer isso internamente?
Essa é uma dúvida muito comum, contratar uma agência de marketing digital ou contratar um profissional para fazer as ações internamente é um dos questionamentos que respondemos no nosso dia a dia. Essa decisão vai depender do valor e das ações que você deseja investir anualmente em marketing e qual seu objetivo.
Manter um profissional qualificado e atualizado requer investimento contínuo em treinamentos, capacitações e cursos, dado as atualizações frequentes do mercado. Além de todos os custos envolvidos com impostos e tributos relacionados com a contratação, e até mesmo as férias.
Uma agência normalmente possui diversos profissionais especializados e atualizados que irão pensar em conjunto para obter os melhores resultados na sua empresa. Os custos estão atrelados a um fee mensal (mensalidade) fixo durante todos os meses do ano.
Quanto investir em marketing digital em cada fase da empresa
Como já citamos anteriormente, os valores de investimento devem estar atrelados ao faturamento bruto anual da empresa e da fase e objetivo que se tem no momento. Por exemplo: Sua empresa é um hotel, já reconhecido pelo mercado e pelos clientes, com hóspedes recorrentes, excelentes avaliações nos canais de comunicação como Google e TripAdvisor e boa presença digital (site bem posicionado, redes sociais com bom engajamento, bom relacionamento através de e-mail marketing, etc). Neste caso, seu esforço deve ser principalmente na manutenção dos clientes já conquistados, se relacionando com eles e atraindo sempre novos clientes.
Agora vamos ao outro caso: o seu hotel é novo, sem clientela definida e com pouca ou sem nenhuma presença digital. Neste caso, o esforço deve ser muito maior, assim como o percentual investido também, para alcançar um resultado semelhante.
Dito isso, vamos aos percentuais de investimento que consideramos importantes para as diferentes fases e objetivos da sua empresa.
Quer saber como vender mais utilizando ótimas estratégias de marketing digital? Leia nosso post: Como o marketing digital pode ajudar sua empresa a vender?
Mas quanto deve ser esse valor investido então?
Estudos indicam que conforme a etapa e objetivo que empresa esteja o percentual investido deve variar entre 5% e 20% do faturamento bruto anual conforme explicamos abaixo:
Em empresas que já investem em marketing e já tem maturidade, os investimentos devem ser entre 5% e 12% do faturamento bruto anual. A variação tem relação com o objetivo que você definir e tempo para alcançar o resultado esperado.
Agora, se você está começando sua empresa agora ou possui pouca maturidade digital, a sugestão de investimento é em torno de 8% a 20% do faturamento bruto anual, dependendo também do seu objetivo, quanto mais agressivo for, maior deverá ser o investimento.
Quando devo começar a investir?
Além de quanto investir em marketing digital, é importante saber quando agir. Neste ponto, o quanto antes você começar menor será o esforço necessário no futuro e, consequentemente, o investimento também.
Por exemplo, se você vem produzindo conteúdo de qualidade e publicando no seu site a mais de um ou dois anos, com toda certeza você está na frente de quem começou hoje. Então quanto antes, melhor, o hoje é melhor que ontem sempre. Mas não se preocupe, com certeza existem empresas que vão começar somente amanhã, então comece hoje e saia na frente deles.
Alguns pontos importantes que devemos levar em consideração:
- Esses percentuais de investimento são para todas as ações de marketing, tanto o marketing digital quanto o offline e fee da agência (ou contratação de um profissional interno caso opte por esse modelo).
- No marketing digital as ações realizadas podem ser facilmente mensuradas, com isso, a análise dos canais e ações que estão dando melhor resultado após o investimento é mais fácil.
- Os dados gerados com o marketing digital auxiliam nas tomadas de decisão ao longo de todo o processo, eliminando assim as decisões pelo achismo e de forma empírica.

Para finalizar, não existe uma fórmula pronta de quanto investir em marketing digital e independente do seu faturamento é importante ter em mente que para ter um crescimento contínuo e planejado você deve dedicar um percentual mínimo para essas ações. Lembre-se, se você não investir na sua empresa, ninguém irá fazer isso!
Então se você consegue investir agora apenas 3% do seu faturamento bruto anual, faça isso, como sempre dizemos, 1 é maior que zero, então comece, analise os dados e continue investindo no que lhe dá melhor retorno, logo você chegará no percentual que citamos como mínimo recomendável e com um grande aprendizado envolvido.
Quer bater um papo com a gente? Clica aqui e agenda a sua conversa com o nosso time, temos certeza de que juntos podemos tornar a sua experiência com este tipo de investimento muito mais direcionada e estratégica, do jeito que seu meio de hospedagem merece!

Alex-Sandro de Souza
Diretor Comercial e CS na Tribuzana Marketing Digital
Alex é especialista certificado em Inbound Marketing pela Resultados Digitais, além de ser um apaixonado pela área comercial e atendimento, tem amplo conhecimento em SEO e vendas e implementação de projetos de marketing digital.