Se você é gestor ou dono de um meio de hospedagem, utilizar os pacotes para hotel, resort ou pousada é uma estratégia mais do que válida. Esse tipo de ação tem como principal objetivo facilitar o processo de reserva do seu hóspede, aumentar a ocupação ao longo de todo o ano, incluindo períodos de baixa e aumentar o ticket médio.
Em nossos anos de experiência com o marketing hoteleiro, já testamos e utilizamos diversas estratégias diferentes relacionadas aos pacotes de hospedagem, por isso, decidimos criar esse guia completo para ajudar os espaços de hospitalidade a montarem os seus próprios pacotes.
Pegue o seu bloco de notas e embarque nessa jornada conosco para aumentar as reservas diretas da sua empresa com essa estratégia de vendas mais do que eficaz. Boa leitura!
Benefícios de criar pacotes para hotel
Os benefícios são muitos, já que com essa estratégia você literalmente empacota seus serviços e dá a eles uma roupagem, tornando-os mais atrativos para os clientes. Entre eles estão:
- Aumento da ocupação em períodos de baixa: O principal benefício de trabalhar com pacotes de hospedagem é fazer com que esses períodos se tornem vantajosos para os viajantes e criar motivos para escolherem essas datas;
- Antecedência nas reservas: Incentiva os hóspedes a reservarem semanas, às vezes até mesmo meses antes, para obter as vantagens disponíveis dentro dos pacotes;
- Geração de caixa: Diretamente relacionada à vantagem anterior, ao gerar reservas antecipadas, você gera caixa para o seu negócio com antecipação e não precisa se desesperar para vender em cima da hora;
- Simplifica a tomada de decisão de comprar: Sabemos que na hotelaria o processo de reserva muitas vezes pode levar mais tempo do que em outros nichos, mas com um pacote você pode englobar várias vantagens em um mesmo lugar, facilitando o processo de compra do seu hóspede e aumentando a taxa de conversão de vendas.
Criando pacotes atrativos para o seu hóspede
Agora que você já conhece os benefícios de trabalhar com pacotes para hotel, pousada e resort, separamos um passo a passo com alguns itens que devem ser levados em conta na hora montar os pacotes da sua empresa. Bora lá?
1. Selecione uma data ou período estrategicamente
A escolha das datas que serão trabalhadas é o primeiro passo, afinal, pacotes possuem um período de hospedagem estabelecido. Pode ser em um feriado prolongado, tendo check-in na sexta-feira e check-out no domingo, ou até mesmo um período maior, como um pacote mensal, com mínimo de diárias para reservas com as vantagens dessa oferta.
Essa escolha de datas não pode ser feita de maneira aleatória, por isso, recomendamos que você trabalhe com períodos de baixa procura para diminuir os efeitos da sazonalidade, além de feriados e datas comemorativas.
2. Defina o tipo de pacote que você irá oferecer
O tipo de pacote também faz toda a diferença! Você pode trazer pacotes com descontos mais agressivos ou com descontos mais baixos, ou trabalhar em cima de uma outra linha, como incluir serviços ou passeios no seu pacote. É preciso definir qual das opções mais se encaixa com o seu negócio e, no nosso entendimento, testar qual traz resultados mais proveitosos para seu meio de hospedagem.
3. Alinhe com a equipe e configure os pacotes nos canais de venda
Definidas as datas e tipos de pacote que você pretende utilizar, alinhe todos os detalhes com a sua equipe, principalmente com o setor de reservas, deixando claro a abordagem comercial que será utilizada, para que todos fiquem por dentro quando um possível hóspede entre em contato para reservar com os pacotes disponíveis.
Além disso, é importante configurar todos esses detalhes nos canais de venda, principalmente no motor de reservas, deixando-os disponíveis para qualquer um que tenha interesse em comprar com as vantagens oferecidas.
4. Periodicidade e planejamento para gerar reservas antecipadas
E lembre-se: na hotelaria, a antecedência é sua maior aliada. Trabalhe com planejamentos de todos os pacotes que serão ativos e dê periodicidade para que eles tragam os resultados desejados. Na grande maioria dos casos, não vai valer a pena pensar em um pacote para o próximo final de semana. Por isso, pense em 2, 3 ou 6 meses a sua frente, e se possível, porque não disponibilizar os pacotes do ano inteiro para os seus possíveis hóspedes?
5. A divulgação dos pacotes para hotel faz toda a diferença
O passo 5, por assim dizer, seria divulgar esses pacotes para impulsionar as vendas, afinal, depender da procura orgânica e espontânea dos viajantes pode não trazer os resultados que você espera.
Nesse caso, você pode fazer de diversas formas e por diferentes canais, sempre de acordo com o que o seu público costuma utilizar. E dentro desses canais, trabalhar com a ideia por trás da campanha, como diversão, exclusividade ou tranquilidade, por exemplo.
Os principais canais que recomendamos passa justamente por aqueles velhos conhecidos de quem já nos acompanha aqui no nosso blog. Os e-mails marketing são uma ótima forma de trazer clientes fiéis, além dos anúncios pagos, tanto no Google, quanto no Meta, postagens e stories nas redes sociais, e claro, um banner de divulgação no seu site, de preferência com uma página específica para os pacotes que você tem ativos.
Ah, e para impulsionar ainda mais a divulgação desses pacotes para hotel, a Tribuzana trabalha com campanhas de marketing específicas, com foco nas reservas diretas, trabalhando com antecedência e acompanhamento de cada ação realizada. As campanhas performance, avançada e essencial estão disponíveis para os clientes Tribuzana optarem por qual ação mais se encaixa em suas necessidades e buscarmos juntos os resultados desejados!
Agora que você já começou a esboçar seus pacotes para hotel e precisa de ajuda para divulgá-los, entre em contato com a Tribuzana Marketing Hoteleiro e tenha ao seu lado um time de especialistas com anos de experiência e atuação no mercado da hotelaria.
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