Como utilizar a Copa do Mundo para aumentar as vendas na hotelaria  

Um evento tão grande como a Copa do Mundo abre várias oportunidades de vendas na hotelaria. Resort, hotéis e pousadas podem aproveitar a temática para proporcionar uma experiência única para o seu hóspede, criando pacotes, promoções e serviços adicionais que trazem mais reservas e aumento no ticket médio.  

Mas para conseguir bons resultados é importante planejar as estratégias com antecedência e pensar em ações que despertem o interesse no seu público.  

Por isso, trouxemos um texto com sugestões de ações que podem ser aplicadas durante a Copa do Mundo e o que você precisa ter em mente ao pensar nas estratégias.  

Boa leitura!  

Por que aproveitar o tema da Copa do Mundo?  

O futebol é o esporte mais popular do Brasil e a Copa do Mundo causa uma comoção nacional.  Muitas empresas reorganizam os horários de trabalho para que os colaboradores possam assistir aos jogos e as cores da bandeira aparecem nas fachadas das ruas e comércios, por isso mesmo quem não é fã do esporte acaba sendo afetado pela competição. 

Então, é possível aproveitar o clima festivo do evento para aproximar comunicação com clientes, criar promoções temáticas, aumentar o ticket médio e até obter mais reservas durante o período.  

Afinal esta competição está associada a lembranças positivas para muitos brasileiros, então aliar uma ótima experiência de hospedagem a Copa do Mundo é uma excelente maneira de criar uma experiência positiva para o hóspede e fidelizá-lo.  

Vale destacar que não só grandes eventos como a Copa do Mundo que você pode aumentar as vendas na hotelaria, datas comemorativas, festas regionais ou até mesmo o aniversário do hóspede podem ser uma oportunidade.  

Para aumentar as vendas na hotelaria, o planejamento é fundamental  

Tendo em mente que o hóspede precisa de um tempo para programar a sua viagem, é importante se antecipar e planejar as ações com antecedência, até para despertar esse “clima de Copa do Mundo” no cliente.  

Ainda, muitos empreendimentos hoteleiros trabalham essa temática, então quem sair na frente terá mais chances de atrair os hóspedes e conseguir os melhores resultados.  

Também é preciso levar em consideração as especificidades do próprio evento, por exemplo, a Copa de 2022, aconteceu nos meses de novembro e dezembro, ou seja, durante o verão e no período da Black Friday, o que também pode ser utilizado nas campanhas de marketing. Inclusive, no caso de 2022, o primeiro jogo do Brasil aconteceu no dia 24/11, um dia antes da Black Friday.  

Outro ponto é que os jogos do Brasil e de outras seleções famosas como: Argentina, Itália, Alemanha despertam mais interesse do público, então para aumentar as vendas na hotelaria, talvez seja interessante direcionar as ações para esses dias em específico.  

Além disso, é importante considerar no planejamento que existe a possibilidade do Brasil não avançar para a próxima fase da competição, reduzindo o interesse das pessoas pelo evento, então é importante ter um plano B para caso isso aconteça.  

Ações que podem aplicadas durante a Copa do Mundo   

Seguem algumas ações para aumentar as vendas na hotelaria envolvendo a competição, entre elas você irá encontrar sugestões para envolver o resort, hotel ou pousada no clima do evento e serviços que podem ser adicionados para melhorar a experiência do hóspede. 

Utilizar a temática nos pacotes e comunicações  

Como já comentamos, a Copa do Mundo é um evento bastante significativo para o país, então utilizar esse tópico nas comunicações com o cliente é uma maneira de aproximar o relacionamento. 

É possível trazer a temática nos assuntos e-mails marketing, posts de redes sociais, interagindo com o público. Também criar um pacote especial para os dias dos jogos oferecendo algum benefício para os clientes.  

Por exemplo: como os primeiros jogos do Brasil serão no período da tarde, então dar a opção de late check-out para os hóspedes que não querem perder as partidas também é uma forma de aumentar as vendas na hotelaria durante este período.  

Também criar uma promoção como a sexta diária de brinde, associando a campanha ao Hexa é uma opção para aumentar a duração da hospedagem.

Decoração e cardápios temáticos  

Decorar o meio de hospedagem com o tema é uma ótima maneira de fazer com que os hóspedes entrem no clima de Copa do Mundo e tenham uma experiência diferenciada durante a competição.   

Neste sentido, se o seu meio de hospedagem conta com restaurante, uma possibilidade é introduzir um cardápio especial da Copa do Mundo com pratos típicos dos países que estão participando.  

Bares e restaurantes tradicionalmente ficam mais movimentados durante os jogos, por isso não deixe essa oportunidade passar.

Fazer da Copa do Mundo um evento no meio de hospedagem

Como o evento aconteceu no verão e já no começo da temporada de férias é natural que mais pessoas estejam propensas a viajar durante os jogos, então montar uma sala especial com um telão para assistir as partidas do Brasil também é uma maneira de incentivar as reservas. 

Pensando que dias são quentes, promover um “esquenta pré-jogo” na área da piscina com petiscos e bebidas é uma maneira de proporcionar uma experiência diferenciada para o hóspede e aumentar o ticket médio. 

Ser um refúgio para quem não se interessa pela competição 

Mesmo que o seu público não seja tão conectado a esse tipo de evento e prefira mais paz e tranquilidade, você pode “ir contra a maré” e se apresentar como uma opção para quem deseja fugir do agito dos jogos.  

Por isso, antes de decidir qual estratégia tomar é fundamental conhecer a sua persona, quais são as suas principais motivações para viajar e quais os principais critérios que ela utiliza para escolher um resort, hotel ou pousada.  

Essas são as dicas da Tribuzana para aumentar as vendas na hotelaria durante a Copa do Mundo.  

Somos uma agência especializada em marketing hoteleiro com uma metodologia única com o objetivo de trazer cada vez mais vendas diretas para o seu meio de hospedagem.  

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