Se você é um hoteleiro que nunca fez uma campanha de marketing ou deseja elevar o nível da sua estratégia, chegou ao lugar certo! Neste artigo, vamos guiar você, passo a passo, na criação da sua primeira campanha de marketing hoteleiro de forma profissional e eficaz.
Estamos aqui para simplificar o processo e ajudá-lo a conquistar resultados impressionantes. Independentemente do tamanho do seu hotel ou do seu conhecimento prévio em marketing, você pode dar o próximo passo rumo ao sucesso.
Então, vamos começar essa jornada juntos? Continue lendo para obter todas as informações necessárias e se preparar para criar a primeira campanha de marketing profissional para o seu hotel. Boa leitura!
Principais pontos a considerar
Antes mesmo de pensar na parte prática das campanhas de marketing, é importante analisar questões iniciais dessa ação. Como, por exemplo:
- Quais são os seus objetivos com a campanha?
Essa é uma das primeiras perguntas que você precisa se fazer na hora de montar a sua primeira campanha de marketing para hotel, pois é a partir dela que você delimita o planejamento e as ações que precisa tomar para alcançá-lo, levando em consideração o tipo de pacote ou promoção que irá ser divulgado.
- Quem é o público que você quer atingir com ela?
Agora que você conhece os seus objetivos e tipo de campanha, é hora de analisar quem do seu público poderá ter interesse nessa campanha, entendendo a forma de abordá-lo, sabendo de suas características e perfil.
- Você já tem as estratégias desenhadas?
Quando você entende os objetivos e o público que será destinada a sua campanha, é hora de estabelecer as estratégias a serem trilhadas para obter o verdadeiro sucesso, e novamente o planejamento se mostra fundamental nessa hora, já que sem ele as suas ações estratégicas podem acabar se “embolando” no final e gerar problemas para a sua campanha de marketing.
- E os investimentos, já sabe quanto vai ser aplicado?
Como já falamos anteriormente, campanhas de marketing são investimentos, e nesse momento você precisa saber quanto pode e deseja investir para conquistar os objetivos pensados, além de ser necessário investir uma quantia que realmente dê retornos ao seu meio de hospedagem. Use dados de ações anteriores para entender o quanto pode ter de retorno e faça investimentos incrementais, aumentando conforme os resultados aumentam.
E agora que já alinhamos alguns questionamentos iniciais, bora para a prática desse nosso papo. A seguir, te damos algumas ações que você precisa realizar na hora de montar a sua primeira campanha de marketing no seu hotel.
Trabalhe a sua base de contatos
Quando você conhece o público que irá direcionar a sua campanha de marketing, fica mais fácil trabalhar a sua base leads, já que você já conhece seus gostos, costumes e tipos de viagem que gostam de fazer.
Aproveite esse momento para segmentar a base de contatos para que tenha mais chances de realizar vendas do pacote que está divulgando, entregando aos hóspedes certa a campanha que combina com ele. Agrupe eles de acordo com seu comportamento, como fazer uma divulgação para hóspedes que já se interessaram pelo pacote romântico, por exemplo.
Trabalhar a sua base de contatos é muito eficiente e o custo de aquisição desses hóspedes é muito menor, já que eles já conhecem seus serviços.
Crie postagens em redes sociais
Não deixe de anunciar suas campanhas nas redes sociais, esse momento é perfeito para captar clientes interessados no seu pacote que talvez não estivesse esperando alcançar se não fosse dessa maneira.
Deixe o seu público atualizado das campanhas que estão ativas no seu meio de hospedagem, essa é uma ótima estratégia de instigar quem acompanha o seu conteúdo a aproveitar essa oportunidade e reservar com você.
Faça anúncios
Mas além das comunicações nas redes sociais, os anúncios são uma estratégia e tanto para impulsionar o seu pacote de hospedagem, sendo uma ação necessária para garantir o sucesso da sua campanha.
Para isso, as questões citadas antes são importantíssimas, pois com elas você consegue direcionar melhor o público, perfil e investimentos para conquistar uma boa performance da sua campanha de marketing.
Adicione banners no seu site
Na hora de montar a primeira campanha de marketing do seu hotel, também é preciso atualizar o seu site, e a criação de banners com chamadas atrativas para o pacote podem ajudar muito na atração dos seus visitantes.
Essa é uma maneira visual e estratégica para conquistar hóspedes que já estão no seu site, ou seja, já demonstram interesse no seu meio de hospedagem, assim, você mostra a ele mais uma vantagem de se hospedar com você.
Desenvolva uma página focada na campanha
Contar com uma página de destino para a sua campanha de marketing é como uma mão na roda na hora de impulsionar a divulgação do seu pacote. Afinal, é uma forma de arrecadar os hóspedes interessados nessa campanha para que você consiga metrificar o seu desempenho, por exemplo.
Além disso, a página pode auxiliar a coletar leads para campanhas futuras, já que nela você consegue alguns dados como tipo de viagem, com quem viaja ou período. Essas informações podem ser usadas para segmentar seus leads e aborda-los em uma campanha futura.
Pense em e-mails instigantes
Utilizar estratégias através de e-mails também auxiliam no momento de criar a sua primeira campanha de marketing no seu meio de hospedagem. Com eles, você instiga o seu público a conhecer a sua campanha, entendendo as vantagens, serviços e condições envolvidas.
Aqui o planejamento também se faz necessário, pois de nada adianta enviar apenas um e-mail sem contexto para o seu público. É importante pensar no e-mail de lançamento e de fechamento, permitindo que você “pesque” o seu hóspede em um dos momentos da estratégia, fazendo parte da sua jornada de compra.
Vamos colocar a mão na massa?
E aí, preparado para montar a primeira campanha de marketing do seu hotel? Com essas dicas, você já sabe como dar os primeiros passos para elevar o marketing do seu meio de hospedagem, não é mesmo?
E não se esqueça, nós da Tribuzana estamos aqui para te apoiar no que for necessário e temos um time de especialistas preparados para transformar o marketing do seu negócio através de uma parceria e uma metodologia personalizada para desenvolver campanhas de marketing de acordo com o que você precisa.
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