Como um resort superou a meta de vendas em mais de 180% em uma única campanha de marketing e vendas
Conhecido por ser um dos melhores resorts do estado de São Paulo, o Oscar Inn Eco Resort está localizado na cidade de Águas de Lindóia, no interior paulista, tem como principal público famílias e amantes da natureza e esportes, especialmente o futebol que está no DNA do resort. Com uma área de 220.000 m² em meio à natureza, o empreendimento conta com estrutura completa de lazer, incluindo 5 campos de futebol oficiais, centro de treinamento esportivo, SPA, centro de estética e relaxamento, além de todos os serviços de um eco resort completo.
Campanha Semana do Consumidor: Propostas estruturadas para marketing e vendas
Após meses de incertezas e uma crise que atingiu todo o segmento hoteleiro por conta da pandemia, o Oscar Inn Eco Resort precisava voltar a gerar receita imediata, tendo em vista a ocupação parcial liberada pelas autoridades locais, necessária para manter a segurança dos hóspedes e colaboradores do resort. Principalmente depois de um período de grande baixa nas vendas, em decorrer da pandemia que afetou todo o mundo, e em um início de ano com diversos lockdowns estabelecidos pelo governo.
Por conta disto, o grande foco da campanha eram vendas de hospedagens para os meses futuros. Diante desse cenário, foram realizadas reuniões entre a Tribuzana e a equipe gestora e comercial do Oscar Inn Eco Resort para alinhamento de estratégias e com isso surgiu a nova e reimaginada Campanha Semana do Consumidor, que agora utilizava o RD Station Marketing como um aliado imprescindível para o sucesso.
Ações tomadas pela agência
Com as ações planejadas e estruturadas, a campanha se dividiu em duas principais etapas. Em primeiro lugar veio a pré-venda, período antes do lançamento oficial da campanha para o público geral, impactando somente os leads existentes na base, ou seja, os que já conheciam o resort. O principal objetivo neste momento era aumentar o relacionamento com eles através da exclusividade da antecipação, dando benefícios especiais e exclusivos e a possibilidade de escolha das melhores datas. A segunda etapa da campanha foi o lançamento da Semana do Consumidor para o público em geral aproveitar a oferta. O relacionamento com a base de leads se manteve, mas dessa vez ampliando o alcance da campanha para que mais leads fossem gerados. Por mais que os leads que já estavam na base fossem os protagonistas dessa campanha, com foco de 80% das ações, nos dedicamos também em captar e ofertar para novos leads, ampliando a base do resort e atingindo novos clientes.
1ª etapa da Campanha – Ações realizadas para pré-venda
A primeira etapa visava atrair a atenção exclusivamente do cliente de maneira rápida para gerar interesse na maior promoção do ano que ocorreu no período de 06 dias (02 a 08/03), onde foram enviados e-mails para a base, criadas as páginas de conversão e agradecimento da campanha e anúncios pagos segmentados.
Nesse primeiro momento, foram enviados e-mails para a base de forma segmentada gerando uma lista de interessados. Dois dias antes da abertura para o público geral, a campanha foi lançada antecipadamente para esses leads. Este e-mail de lançamento antecipado obteve quase 58% de abertura e mais de 31% de cliques. Tratando de números mais específicos da campanha Semana do Consumidor, a primeira landing page, pré-venda, obteve um número extraordinário de 84% de conversão em apenas 06 dias no ar, gerando 854 leads interessados na oferta.
Além disso, os anúncios pagos foram segmentados para o público que já conhecia o resort e responsáveis por 28,6% dos leads gerados.
2ª etapa da Campanha – Lançamento para o mercado em geral
Após o fim da pré-venda, no dia 10/03 foi revelada a Semana do Consumidor para o público em geral, onde continuamos investindo em e-mails, novas landing pages de conversão e agradecimento, anúncios pagos, pop-ups no site e postagens nas redes sociais de forma orgânica. Nesse momento, utilizando de maneira ampla, imagens do resort e chamadas mais objetivas, como “Até 30% de desconto para você aproveitar”. A campanha durou 10 dias e conquistou números muito impressionantes, como por exemplo, CPC de R$ 0,30 nos anúncios, taxa de conversão de 22% no pop-up da campanha, 37% de conversão na landing page, totalizando 328 leads de fundo de funil. Mostrando assim todo o potencial de uso do RD Station Marketing para estratégias de campanhas deste nível.
Resultados obtidos com a campanha de marketing e vendas
Esta campanha teve duração total de 18 dias, foram gerados 1.896 visitantes nas duas landing pages de conversão, totalizando 1161 leads com uma taxa de conversão média de 78,5%. Já a landing page do lançamento ficou acima dos 36% de conversão, o que representou 328 leads qualificados e 140 vendas, ou seja, uma taxa de conversão de leads qualificados em vendas de 42,70%.
Os dados de vendas foram surpreendentes, tanto para a equipe do Oscar Inn, que tinha a meta de atingir 30% mais vendas do que na mesma campanha que ocorreu um ano antes (38 vendas), quanto para a Tribuzana que visava alcançar 80 vendas. Ao todo tivemos 140 reservas feitas e reportadas pelo RDSM, ultrapassando as metas estabelecidas pelo resort em 180% e pela agência em 75%.
Resultados esses que só foram possíveis por conta de todo o esforço e colaboração de ambas as partes para que conseguíssemos atingir e superar as metas estabelecidas, mostrando que uma estratégia antecipada, planejamento, metas bem definidas, acompanhamento constante e uma parceria transparente entre cliente e agência sempre dá certo, além é claro, de uma ferramenta para fazer a gestão e organizar todas essas estratégias como é o RD Station Marketing. Segundo Nataly Bernardi, diretora do Oscar Inn Eco Resort, “o sucesso e a superação de todas as expectativas foram alcançados graças a um planejamento realizado com muito empenho, qualidade, domínio sobre a ferramenta de gestão de marketing e sincronia perfeita entre a agência e equipe de vendas e reservas do Resort. Tudo isso levando em consideração um período extremamente delicado de pandemia onde toda a rede hoteleira se via totalmente paralisada com tamanha insegurança em relação ao panorama mundial. Assim, com o desenrolar da campanha e com as necessidades de adaptações e correções diárias, conseguimos alcançar as vendas e superar as metas iniciais.”
Sucessos e considerações finais sobre a Campanha Semana do Consumidor
O principal sucesso dessa campanha, sem sombra de dúvidas, foi o número de reservas diretas antecipadas atingido, um número bastante elevado para os padrões da hotelaria e que gerou uma excelente receita antecipada para o resort, principalmente quando observamos o cenário, onde seria difícil alcançar tais resultados em condições cotidianas, mesmo fora de uma pandemia. O curto período da campanha destaca ainda mais os números, principalmente de reservas conquistadas com a Semana do Consumidor, onde foi possível ultrapassar as metas estabelecidas com uma campanha de apenas 18 dias. Vale destacar também a importância dos feedbacks constantes, transparência e confiança de ambas as partes e o uso do RD Station Marketing que nos proporcionou observar pontos que não estavam performando como desejado para que pudéssemos fazer leves ajustes e otimizações com tranquilidade e segurança. Ao final dessa campanha e com esses excelentes resultados, o sentimento que ficou para o resort e para a agência foi o de quero mais, tanto pela satisfação com os resultados, quanto pela estratégia desenvolvida e a nova forma de abordar as ações, levando as futuras campanhas para outro nível.
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