Como o Imperador Turismo Hotel aumentou em 35% as reservas diretas com estratégias de marketing hoteleiro

Logo Imperador Turismo Hotel

Aumentar as reservas diretas é o desejo de todo hoteleiro que visa vender mais sem pagar altas comissões a sites de terceiros. E é através do marketing digital que seu meio de hospedagem pode alcançar essa meta e começar a pensar em deixar as reservas em OTA’s de lado para focar seus esforços em estratégias de marketing que garantem resultados reais.

Hoje você irá conhecer o caso do Imperador Turismo Hotel, um de nossos clientes, que com o auxílio e estratégias da Tribuzana, conseguiu aumentar consideravelmente suas reservas diretas, mesmo com um cenário de incertezas que o setor hoteleiro estava passando.

Boa leitura!

Cenário do Imperador Turismo Hotel antes da Tribuzana

Para nos sintonizarmos e conseguir um termo de comparação com os trabalhos feitos pela Tribuzana em conjunto com o Imperador Turismo Hotel, é necessário analisar o cenário da empresa antes das primeiras ações tomadas pela agência.

Antes de contar com o auxílio da Tribuzana, o Imperador Turismo Hotel, muitas vezes contava com incertezas em relação às reservas diretas e vendas feitas antecipadamente. É claro, que essas “incertezas” estarão sempre presentes no cotidiano de um meio de hospedagem que é afetado pela sazonalidade, mas com as estratégias de marketing e vendas e acompanhamento constante, foi possível dar um foco maior a isso, e pensar a médio e longo prazo.

E ao analisarmos ainda mais o cenário em que, não só o Imperador Turismo Hotel se encontrava, como também o mundo todo. Todas essas incertezas foram multiplicadas por 10 vezes em questão da pandemia que impedia as viagens e abalava o setor hoteleiro.

Foto Imperador Turismo Hotel
Icone Ações

Ações tomadas pela agência

A seguir você irá conferir as ações que foram planejadas e executadas pela Tribuzana, assim como campanhas estruturadas previamente para o sucesso da parceria entre a agência e o hotel:

Adaptação e primeiras ações

No primeiro momento, sempre há um período de adaptação e alinhamento de ambas as partes para que todas as expectativas com o trabalho estejam de acordo, e assim foi com o Imperador Turismo Hotel também.

Em outubro de 2020, a Tribuzana iniciou seus trabalhos no meio de hospedagem para que mudanças fossem feitas logo no início dessa jornada. A construção de um onboarding completo e reuniões de planejamento entre as equipes do hotel e da agência foram imprescindíveis no início dessa jornada.

Após o alinhamento dos planejamentos, começaram as execuções práticas das primeiras ações. Logo de imediato, o foco foi a construção de um site completamente novo para o Imperador Turismo Hotel, com novo design, novos textos com estratégias de SEO para cada página, criação de um blog que não havia na plataforma antiga e um novo servidor para melhorar ainda mais a navegabilidade dos usuários dentro do site.

Em consonância com isto, a equipe iniciou o planejamento de campanhas de curto prazo com foco em vendas, visando reservas diretas pelo motor de reservas e/ou direcionamento para vendas pelo WhatsApp, com estratégias de pacotes de final de ano e verão para impulsionar as vendas, aplicadas ao longo dos meses de novembro e dezembro. Dessa maneira, o WhatsApp obteve um crescimento acima da média no período destacado, já que se tornou mais “visível” para os visitantes do novo site.

Ações de Marketing

Foco em conteúdo e relacionamento

Junto das primeiras ações feitas em conjunto entre hotel e agência, um site novo foi criado para receber os hóspedes que desejavam realizar reservas diretamente com o hotel. E em conjunto ao site, se demonstrou necessário também ampliar o relacionamento com o cliente final através de conteúdos relevantes e valiosos, por isso um blog foi criado junto ao site.

Logo no começo de 2021, foi lançado um Guia de Balneário Piçarras, com intuito de apresentar aos viajantes um pouco mais sobre a cidade e gerar novos visitantes engajados para o hotel que possuem interesse pelo destino. E quando olhamos para os números, o resultado é surpreendente, a página de conversão criada para baixar o material e gerar mais possíveis clientes obteve 96,83% de conversão nos 3 primeiros meses.

Ainda no mês de janeiro, o blog do Imperador Turismo Hotel, continuou a todo vapor, no ritmo que já vinha sendo feito antes, com conteúdos sobre o próprio hotel, apresentando aos leitores as vantagens de passar as férias hospedado no Imperador Turismo Hotel, e com mais dicas e conteúdos relacionados à região.

Case de sucesso: Comparativo entre períodos anteriores

Antes dos trabalhos focados em reservas diretas e relacionamento, as vendas se pautavam muito em sistemas de terceiros e portais com altas taxas de comissionamentos, porém, após as estratégias implantadas, as vendas diretas equilibraram com as reservas externas, e após o momento de adaptação e aplicação das estratégias, as reservas diretas ultrapassam e sobressaem em comparação às reservas feitas em sistemas de terceiros.

Em um comparativo entre a alta temporada de 2019/2020 e 2020/2021, obtivemos um crescimento de 35% nas reservas diretas, apenas utilizando estratégias de marketing digital hoteleiro e vendas, com capacitação e acompanhamento constante dos resultados em uma parceria entre agência e hotel, ou em outras palavras, entre marketing e vendas.

E claro, se colocarmos em perspectiva as duas temporadas que foram comparadas acima, é necessário deixar claro que o aumento de 35% nas reservas diretas ocorreu mesmo em um momento atingido pela pandemia e o distanciamento social, o que não acontecia na temporada de 2019/2020.

Resultados alcançados

Previsões e próximas ações

De agora em diante, as estratégias continuam visando a produção de conteúdo e o relacionamento com a base de clientes como prioridades, mas sem esquecer de ações e campanhas com intuito de atrair novos hóspedes.

Agora, o cenário para 2021 se desenha em função do relacionamento constante com os leads que conhecem o hotel e as vantagens de se hospedar no Imperador Turismo Hotel, já que o relacionamento é uma das bases mais importantes para o sucesso do marketing digital.

Seja ele através do e-mail marketing, geração e produção de conteúdo de valor para o cliente final, com um site bem-posicionado nos mecanismos de busca, anúncios pagos e, com certeza, suporte e auxílio de uma agência de marketing especializada no segmento.

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