10 Estratégias eficazes para atrair mais eventos em hotéis

Organizar eventos em hotéis é uma maneira excelente de aumentar a ocupação, divulgar a marca e criar um fluxo de receita estável e previsível. Seja um casamento deslumbrante ou uma conferência corporativa, eventos têm o poder de transformar períodos de baixa demanda em grandes oportunidades. 

Mas como atrair mais eventos em hotéis? Confira estas 10 estratégias eficazes que podem fazer toda a diferença para aumentar o número de eventos no seu meio de hospedagem!

1. Aposte em parcerias estratégicas

Estabeleça parcerias com empresas de organização de eventos em hotéis, decoradores, bufês e outros fornecedores locais. Afinal, são elas que ajudam a criar um ecossistema colaborativo, no qual os parceiros indicam seus serviços mutuamente, aumentando a visibilidade do seu hotel como local ideal para eventos.

Exemplo Prático: Faça parceria com uma floricultura local. Em troca de oferecer seus serviços com desconto para eventos realizados no seu hotel, a floricultura menciona o seu espaço em suas redes sociais e em eventos externos, promovendo o hotel como um local ideal para casamentos.

2. Ofereça pacotes customizados

A personalização é a chave para atrair eventos corporativos e sociais. Ofereça pacotes adaptáveis para diferentes tipos de eventos em hotéis, desde pequenas reuniões de negócios até grandes casamentos. Por isso, inclua serviços como decoração, catering, música ao vivo e fotografia.

Exemplo Prático: Crie um pacote “Casamento de Conto de Fadas” que inclua decoração temática, jantar para os convidados, uma suíte especial para os noivos e um fotógrafo parceiro para registrar todos os momentos do evento.

3. Invista em Marketing Digital segmentado

Para alcançar organizadores de eventos em hotéis, é essencial investir em marketing digital segmentado. Ou seja, use anúncios em redes sociais, como LinkedIn e Facebook, para alcançar diferentes públicos-alvo.

Exemplo Prático: Direcione anúncios no LinkedIn para empresas locais, promovendo seu espaço como o local perfeito para conferências e reuniões de equipe. Destaque fotos do salão de eventos e depoimentos de empresas satisfeitas que já realizaram eventos no seu hotel.

4. Utilize as avaliações de clientes satisfeitos

Comentários positivos e testemunhos de eventos realizados em seu hotel são poderosas ferramentas de marketing. Sendo assim, incentive seus clientes a deixar avaliações em plataformas como Google e TripAdvisor.

Exemplo Prático: Após o evento, envie um e-mail de agradecimento para o organizador, incluindo um link para avaliação no Google. Destaque que as melhores avaliações serão compartilhadas no site do hotel e nas redes sociais, promovendo o evento e valorizando a experiência do cliente.

5. Eventos em hotéis: Tenha uma infraestrutura flexível

Eventos em hotéis exigem uma infraestrutura específica, incluindo salas bem equipadas, Wi-Fi de alta velocidade e equipamento audiovisual. Portanto, para eventos sociais, o espaço precisa ser versátil.

Exemplo Prático: Ofereça um salão de eventos que possa ser configurado tanto para uma conferência, com palco e equipamento audiovisual, quanto para um casamento, com decoração personalizada e espaço para pista de dança.

6. Ofereça visitas guiadas para organizadores

Convide organizadores de eventos para conhecer o espaço do seu hotel pessoalmente. As visitas guiadas são uma excelente oportunidade para mostrar as vantagens do local.

Exemplo Prático: Organize um “Open Day” para organizadores de eventos locais, oferecendo uma visita guiada por todos os espaços, seguida de um coquetel. Durante o evento, destaque os pontos fortes do hotel e crie um clima acolhedor para gerar boas impressões.

Aqui vale até uma dica extra: Para casamentos, uma ação de vendas pode ser oferecer aos noivos a oportunidade de conhecer o hotel com uma experiência completa de hospedagem. Ofereça um final de semana com desconto para que eles aproveitem a infraestrutura e se imaginem celebrando seu grande dia no local.

7. Implemente um programa de fidelidade para organizadores

Muitos organizadores de eventos procuram locais onde já tenham trabalhado antes e tenham boas experiências. Assim, implemente um programa de fidelidade para organizadores que retornam ao seu hotel.

Exemplo Prático: Ofereça um desconto para organizadores que já realizaram três ou mais eventos no seu hotel. Isso cria um incentivo para que eles escolham novamente o seu espaço para futuras ocasiões.

8. Crie experiências de valor agregado

Ofereça algo que vai além do aluguel do espaço. Isso pode incluir serviços como decoração personalizada, descontos em hospedagem para convidados do evento, estacionamento gratuito, SPA para noivos, bem como pacotes de atividades pós-evento.

Exemplo Prático: Ofereça um pacote “Relaxamento Pós-Evento”, com uma tarde no SPA do hotel para os noivos, incluído gratuitamente em pacotes de casamento acima de um valor específico. Isso cria uma experiência diferenciada e agrega valor à celebração.

9. Participação em feiras e eventos do setor

Participar de feiras e eventos do setor de casamentos e corporativos é uma excelente maneira de aumentar a visibilidade do seu hotel como destino para eventos.

Exemplo Prático: Participe de uma feira de noivas local, montando um estande que mostre fotos dos casamentos realizados no hotel, amostras do menu de buffet e depoimentos de noivos. Aproveite para oferecer descontos para reservas feitas durante o evento.

10. Ofereça serviços de consultoria para planejamento de eventos

Ofereça uma consultoria especializada no planejamento de eventos, já que pode ser um diferencial competitivo. Esse serviço facilita a vida do organizador e demonstra que seu hotel está pronto para oferecer suporte em todas as etapas.

Exemplo Prático: Disponibilize um consultor de eventos que possa ajudar os organizadores a escolher o melhor formato para a disposição das mesas, sugerir cardápios que agradam ao público-alvo e até recomendar fornecedores parceiros. Isso não só facilita a organização, mas também fideliza clientes que percebem o valor agregado desse suporte.

Se torne o destino preferido quando se trata de eventos em hotéis!

Atrair eventos em hotéis envolve estratégias que passam pela infraestrutura, divulgação e construção de parcerias sólidas. Com as dicas acima, você pode transformar seu meio de hospedagem no local preferido para eventos corporativos e sociais, garantindo não só ocupação em períodos menos movimentados, mas também criando uma excelente oportunidade de divulgação e fidelização de novos clientes.

Contudo, se precisar de uma ajuda profissional para implementar essas e outras estratégias, conte com a Tribuzana. Estamos aqui para potencializar seu hotel e ajudar a transformar sua infraestrutura em um verdadeiro palco de experiências inesquecíveis.

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