Transformando conversões em leads

Nesta quarta edição da Marketing + Hoteleiro, vamos aprofundar ainda mais o tema da conversão, focando na prática e nos resultados que podem ser alcançados.

Até aqui, você já aprendeu sobre a importância de atrair sem precisar gritar para ganhar atenção dos seus potenciais hóspedes, viu que esperar nunca é o melhor caminho e aprendeu sobre a diferença entre visitante e lead. 

Agora, vamos juntos explorar como cada visitante convertido em lead pode impactar positivamente o seu negócio, e as maneiras de fazer essa roda girar da melhor maneira. Então, já sabe, pega seu cafézinho e vem com a gente em mais uma edição da m+h! 

Integramos o marketing e as vendas do seu hotel. Agende uma conversa!

Entendendo a conversão: Um passo de cada vez

Pra começar, vamos refletir um pouco mais sobre o significado de uma conversão. É preciso compreender que essa etapa é fundamental para decifrar o comportamento dos seus clientes, identificando a origem deles. 

Cada interação, seja por meio de formulários diretos ou conversas com atendentes, é uma oportunidade valiosa para coletar informações que podem guiar as estratégias de marketing no seu meio de hospedagem.

Dá uma olhada em como funciona:

  • Na coleta direta de dados, por meio de formulários, é possível obter insights valiosos sobre as preferências e necessidades dos clientes.
  • Já na coleta indireta, através das conversas com os atendentes, é possível identificar padrões de comportamento e desejos dos hóspedes.
  • Ambas as formas de coleta são fundamentais para personalizar e aprimorar a experiência do cliente em seu estabelecimento, mas cada uma age de uma maneira.

Diferentes tipos de conversões

Depois de entender como esses clientes foram coletados, chegamos no momento de analisar que tipo de conversão estamos lidando.

É essencial compreender que um mesmo hóspede pode realizar diversas conversões ao longo de sua jornada, virando um lead, levantando a mão para receber um atendimento, até chegar na etapa de reserva e fidelização.

Mas também esteja preparado para entender que essa jornada nem sempre é linear e padrão, às vezes o lead pode percorrer todo o caminho até o final, em outros casos pode entrar no meio do fluxo. No fim, tudo depende de qual ponto de conversão ele utilizará, se direto, como landing pages ou motor de reservas, ou se indireto, como site e chatbots, por exemplo. 

Cada uma dessas ações contribui significativamente para a construção de um relacionamento sólido e duradouro com o cliente, resultando em impactos positivos na fidelização e na receita do seu hotel.

Vale ressaltar que a conversão não se restringe apenas a leads, mas também envolve a conversão de uma oportunidade, de vendas e até mesmo de um cliente fiel. Desde o momento em que o visitante planeja a viagem até se tornar um habitué do seu estabelecimento, cada etapa desse processo reflete a importância da experiência do cliente e da eficácia das estratégias adotadas.

E aqui é preciso olhar pra dentro novamente…

Além de entender as diferenças, conceitos e estratégias, vale pensar na importância do atendimento personalizado, seja por meio de interações humanas ou sistemas de autoatendimento, este processo não pode ser subestimado durante a conversão.

Uma abordagem eficaz e empática desempenha um papel crucial na experiência do cliente no processo de conversão, impactando diretamente em sua satisfação e fidelização. É fundamental entender as necessidades individuais de cada cliente, proporcionando soluções e suporte que atendam às suas expectativas, além de saber quebrar objeções para converter com mais assertividade.

Pare e pense: seu atendimento está convertendo?

Para isso, chegou a vez de olhar para dentro. O tema de casa para essa m+h será olhar para a janela de compra do seu cliente. Observe como é o processo do uso de dados nas estratégias de venda.

A análise de dados não apenas ajuda a identificar padrões de comportamento, mas também permite antecipar as necessidades dos clientes, oferecendo uma experiência personalizada e única, ou seja, você precisa se colocar no lugar dele. 

Além disso, ao aumentar a eficiência do time de vendas, é possível alcançar uma taxa de conversão mais alta e, assim, otimizar o processo de atendimento.

Para você voar mais longe

Quer saber um pouco mais sobre conversão? Confira as leituras que separamos para você enriquecer ainda mais os seus conhecimentos. Esperamos que goste!

  • Quebre as objeções: Leia este post e conheça as melhores estratégias para convencer e vender, driblando as objeções e melhorando seu atendimento.
  • Atendimento online: Por falar em atendimento, descubra aqui a importância dessa experiência online e o impacto nas reservas do seu hotel.

marketing-mais-hoteleiro

Caso ainda não tenha feito a sua inscrição na Marketing + Hoteleiro, clique aqui para se cadastrar e prepare-se para receber as próximas edições da nossa newsletter diretamente na sua caixa de entrada, sem perder nenhum conteúdo que estamos preparando pra você!

Materiais hoteleiros

Conteúdos recentes

Serviços de Marketing Digital para aumentar suas reservas diretas

Serviços de Marketing Digital para aumentar suas reservas diretas

No mundo hoteleiro de hoje, a competição é altamente acirrada. Por isso, cada meio de hospedagem luta para capturar a atenção do viajante e, em última instância, garantir sua reserva. Ou seja, é aqui que os serviços de marketing digital entram em ação.  Mas o que...

É hora de converter

É hora de converter

Chegou o momento de falar sobre um passo fundamental no processo de atração e fidelização de hóspedes: a conversão.  Vamos mergulhar no universo dos leads, dos pontos de contato e como você, hoteleiro, pode otimizar esses canais para transformar visitantes em...

Atrair é se colocar em movimento

Atrair é se colocar em movimento

Na última edição da m+h, falamos muito sobre a "guerra por atenção" que existe no marketing digital atualmente. O ponto que queremos compartilhar com você, é que o grande diferencial de meio de hospedagem que atrai muitos hóspedes e possui clientes fiéis, está no...

Se inscreva em uma newsletter feita para a hotelaria!

Receba todos os meses no seu e-mail, repleta de dicas, reflexões e estratégias.

Confira outros conteúdos

Gostou desse conteúdo? Continue aprendendo e melhorando suas estratégias acessando outros conteúdos. Estamos constantemente adicionando novas publicações trazendo sempre estratégias práticas e novidades exclusivas para meios de hospedagem.

Conteúdos educativos
Logo Tribuzana Marketing Hoteleiro

Uma agência especialista em Marketing Hoteleiro com soluções completas para resorts, hotéis e pousadas conquistarem mais reservas diretas!

Tribuzana Marketing Hoteleiro Ltda
25.328.155/0001-82

Nossos serviços

Reserva Relâmpago

Inbound Marketing Standard

Seu site hoteleiro

Conteúdos para site hoteleiro

Análise completa do seu site hoteleiro

Blogposts para hotelaria

Seu hotel no Google

Materiais Gratuitos
Selo RD Station Platinum
Google Partner Selo
Selo Asksuite