Tendências do marketing hoteleiro para 2023 

A cada ano que inicia o mercado do marketing evolui ainda mais, e para a hotelaria não é diferente. Conforme o tempo passa, novidades aparecem e o que antes era uma aposta, acaba se confirmando. Em 2023 não poderia ser diferente, por isso, ressaltamos hoje tendências do marketing para resorts, hotéis e pousadas que é bom você ficar de olho. 

Inclusive, caso você queira conferir as dicas de tendências que ressaltamos em 2021 e 2022, você pode acessar os conteúdos completos, pois ainda estão publicados aqui em nosso blog! 

Agora, veja as 5 tendências do marketing que hoteleiros de sucesso precisam estar atentos ao longo de 2023. 

Boa leitura! 

1. Mudança no comportamento do cliente

WhatsApp, motor de reservas, robôs de autoatendimento no site, e-mail, ligações… Esses são só alguns canais mais requisitados pelos clientes para entrar em contato com o meio de hospedagem, e ainda nem citamos meios de comunicação que envolvem terceiros, como as redes sociais e OTA’s. 

De agora em diante, equipes de reserva dos resorts, hotéis e pousadas, sejam elas de apenas um atendente, ou até mesmo as que possuem dezenas de colaboradores, precisam estar atentas em todos esses canais. 

Isso porque, nos últimos anos, o comportamento dos clientes se adaptou de acordo com a preferência de cada um. Muitos possíveis hóspedes consultam o valor de sua hospedagem diretamente e de maneira independente no próprio site, enquanto outros preferem ter atendimento direto com um colaborador do meio de hospedagem. 

A importância de estar presente em diversos canais de atendimento é algo que vai ao encontro dessa mudança no comportamento de possíveis clientes. E por essa razão exaltamos esta transformação como uma tendência do marketing que precisa ser seguida em 2023. 

É claro que cada meio de hospedagem tem seu público-alvo, que por sua vez, terá canais de comunicação ‘’favoritos’’, e não estamos dizendo que você precisa estar em todos os canais possíveis, mas o ideal é estar nos que fazem sentido para a sua estratégia de marketing digital e para auxiliam os hóspedes encontrem seu negócio. 

2. Tendências do marketing hoteleiro: Volta das viagens internacionais  

Mais do que nunca, exaltar o destino em que você está situado se tornou algo essencial. Durante a pandemia que começou em 2020, tivemos diversas fases, inicialmente com o congelamento total das viagens, algo que impactou (e muito) o setor hoteleiro, nacional e internacional. 

Posteriormente, com a liberação da circulação no país, houve uma busca regional mais forte nos primeiros meses de abertura, mas este cenário mudou com a liberação das viagens internacionais mais recentemente. 

Agora, com o fim das restrições e aplicação das vacinas em grande parte da população mundial, a procura que tivemos nos primeiros meses de reabertura dos meios de hospedagem, impulsionada principalmente pela carência do público em viajar, sofreu uma queda. 

É como se com a liberação das viagens internacionais, a cidade em que você está situado ganhou outros ‘’concorrentes’’, outros destinos também chamam a atenção dos viajantes. Tendo isso em mente, ficou cada vez mais importante destacar os atrativos mais especiais da região que o seu meio de hospedagem faz parte. 

3. Esqueça dos atendentes, seu negócio precisa de vendedores 

Até aqui já falamos sobre a preferência do público por determinados canais de contato, volta das viagens internacionais e importância de destacar ainda mais o seu destino. Mas agora chegamos à terceira tendência do marketing hoteleiro para 2023: o quanto será essencial capacitar o seu time de atendimento e torná-los vendedores! 

A concorrência por um mesmo hóspede está grande e o leque de opções aumentou consideravelmente, um atendimento direto e que responde somente a dúvida do cliente não é o suficiente para garantir mais reservas diretas. 

É preciso trazer mais do que apenas um atendimento correto, afinal, isso muitos Chatbots  já fazem hoje em dia, e até mesmo, no caso da consulta por diárias, é possível realizar diretamente com as tarifas atualizadas de um motor de reservas. 

Então, a dúvida que fica é: por que ter uma equipe de atendimento que traz as mesmas informações que um robô pode fornecer? 

Seus colaboradores precisam se especializar cada vez mais em, não só solucionar as dúvidas de um possível hóspede, como também agregar algo de valor a esses contatos que são cada vez mais raros dentro da realidade de resorts, hotéis e pousadas. 

4. Marketing conversacional como uma das tendências do marketing  

Esse ponto está muito atrelado ao tópico anterior e pode até parecer um pouco contraditório, primeiro falarmos sobre a maneira como o público tem se ‘’auto atendido’’ e depois exaltarmos o marketing conversacional, mas calma aí que tudo vai fazer sentido. 

Caso você ainda não tenha ouvido ou lido sobre o tema, o marketing conversacional cresceu muito nos últimos meses como algo para ser observado de perto, inclusive, foi um dos temas centrais do RD Summit 2022. Ele consiste em trazer relevância sobre o seu meio de hospedagem através de contatos diretos, ou seja, conversas entre possível hóspede e o meio de hospedagem. 

Fato é que, apesar de muitos clientes reservarem de maneira autônoma, sem necessitar de nenhum tipo de contato com a equipe de vendas, ainda há uma grande parcela de hóspedes que prefere tirar dúvidas e receber o auxílio de vendedores antes de tomar a decisão final de compra. 

E é aí que entra o marketing conversacional, através desse contato direto, tanto com atendentes reais, quanto com Chatbots (mas daqueles bem configurados, que nem notamos que estamos falando com robôs – ou pelo menos deixam uma pulguinha atrás da orelha), que iniciamos o processo de agregar valor ao atendimento do meio de hospedagem e trazer um significado a mais para que o usuário escolha se hospedar com você. 

Vale destacar que o marketing conversacional não está presente somente na decisão de compra, ele é vital durante toda a experiência do cliente, mesmo entre o momento da reserva e check-in, por exemplo, trazendo a forma mais fácil de chegar no hotel, previsão do tempo para período da hospedagem e dicas de atrações para visitar durante a viagem. 

5. A experiência se tornou mais importante do que nunca  

Pode até parecer um clichê, mas mais uma vez notamos que a experiência do cliente tem tomado um rumo onde se torna imprescindível para o seu negócio.  

Ao longo de nossa história, batemos muito em cima desta tecla, tanto para nossos clientes, quanto para quem apenas está querendo aprender mais sobre marketing hoteleiro com especialistas na área. Aliás, é um dos 3 pilares que temos dentro de nossas estratégias, aliada ao marketing e vendas, tendo um significado especial para nós. 

De agora em diante, focar seus esforços em proporcionar a experiência de hospedagem perfeita é algo que não pode faltar no dia a dia do seu hotel. Não basta oferecer um bom atendimento, cama confortável e um banho quente. Desde o primeiro contato é preciso se diferenciar dos seus concorrentes para sair na frente. 

A grande vantagem é que os hóspedes satisfeitos com seu serviço voltam para seu negócio, diminuindo o custo de aquisição de clientes e, consequentemente, defendem e indicam seus serviços para outras pessoas que estão interessadas em viajar, gerando novas reservas diretas de uma maneira ‘’orgânica’’. 

Conte com a Tribuzana para implementar essas tendências do marketing 

Agora só falta começar a implementar todas as estratégias e tendências do marketing que trouxemos neste artigo em seu meio de hospedagem ao longo de 2023. É claro que para isso você pode contar com a Tribuzana Marketing Hoteleiro

Somos uma agência com quase 10 anos de atuação ao lado de resorts, hotéis e pousadas espalhados pelo Brasil, e podemos contribuir para que o seu meio de hospedagem cresça, tanto nos resultados de marketing, como nas reservas diretas e experiência dos hóspedes. 

Entre em contato conosco e solicite um orçamento hoje mesmo que pensaremos em uma proposta de acordo com as necessidades do seu negócio. 

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