Sazonalidade: O que é e como combater os efeitos na hotelaria  

É importante para quem atua no setor hoteleiro entender tudo sobre a sazonalidade, o que é e como ela impacta no dia a dia do seu meio de hospedagem.  

Afinal, tem momentos do ano que faltam acomodações para tantos hóspedes, já em outras épocas, a procura é bem menor, o que torna difícil equilibrar as contas. Mas o bom é que estando preparado é possível lidar com os efeitos da sazonalidade e manter uma boa ocupação mesmo fora da alta temporada.  

Por isso, trouxemos este texto com estratégias para lidar com estas situações da melhor maneira possível.  

Boa leitura!  

Fatores que influenciam a sazonalidade, o que é preciso investigar e como começar  

O primeiro passo para conseguir lidar com a sazonalidade é entender quais são os períodos de baixa e alta temporada do seu hotel. Para isso, é importante analisar a ocupação dos anos anteriores e identificar os fatores que levaram às mudanças.  

Por exemplo: as datas comemorativas, feriados e férias são tradicionalmente os períodos que as pessoas costumam viajar a lazer, logo, é natural que os meios de hospedagem com este foco fiquem com a ocupação alta durante esta época e nos dias de semana a ocupação seja bem menor.   

O clima do destino também influencia significativamente nos períodos de baixa e alta temporada. Um resort, hotel ou pousada que seja próximo ao litoral, têm mais procura durante o verão e primavera do que no outono e inverno.  

Estes são apenas alguns exemplos de elementos que podem impactar na sazonalidade, o que é fundamental para você reconhecer dentro da sua realidade quais fatores podem ou não afetar as reservas. 

A importância do planejamento antes dos períodos de baixa ocupação  

Para você diminuir os efeitos negativos da sazonalidade no seu meio de hospedagem você precisa de um planejamento a longo prazo. Afinal, não adianta esperar que o hotel fique com pouca ocupação para tomar alguma ação, não é?  

Assim, sabendo quais são os períodos de dificuldade, comece a planejar as estratégias de marketing e vendas e tome as ações necessárias com antecedência.  

Por exemplo: se o seu empreendimento recebe famílias durante o verão, por que não criar um pacote especial de Dia das Mães para estimular as reservas em maio?   

Mas para que esta estratégia tenha melhores resultados, o ideal é que o pacote comece a ser divulgado com pelo menos um mês e meio de antecedência.   

Planejando as ações antes, a chance das sugestões que traremos a seguir trazerem bons frutos, será bem maior.  

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Estratégias para lidar com sazonalidade: o que é recomendável  

A sazonalidade tem tanto efeitos positivos, quanto negativos. E é principalmente para os momentos de dificuldade, que trouxemos as estratégias a seguir. 

Descubra quem é o seu público em cada temporada  

Nem sempre o público que o seu empreendimento atende na alta temporada será o mesmo da baixa temporada. Por exemplo: se durante o verão a maioria dos hóspedes são famílias com filhos, durante o inverno pode ser o público da melhor idade.  

A diferenciação é importante para otimizar as estratégias de comunicação, afinal cada persona na hotelaria tem hábitos e interesses diferentes. Entendendo melhor quais são as necessidades de cada público, você pode personalizar a comunicação.  

Pois, ao conhecer melhor os clientes, isso auxiliará na promoção durante os períodos de baixa, o que é fundamental para aumentar o número de hóspedes.  

Crie a sua própria demanda  

Quando não há feriados prolongados ou fora do período de férias, uma tática é aproveitar datas especiais relacionadas ao seu meio de hospedagem e ao público. Exemplos:  

  • Fazer uma promoção no aniversário do hotel ou no aniversário da cidade;  
  • Criar pacotes temáticos como halloween, festa junina e primavera;  
  • Estender comemorações como mês das mães, mês das crianças;  
  • Incluir serviços adicionais no pacote como uma bebida cortesia.  

São maneiras de atrair mais clientes e garantir o faturamento dos próximos meses.  

Fidelizar os hóspedes  

Uma forma de fazer com que os clientes se hospedem fora da alta temporada é buscar estratégias de fidelização como um programa de cashback com descontos para reservas futuras. Também descontos especiais e mimos como uma sobremesa cortesia no mês de aniversário são formas de atrair este hóspede.  

Mas, para isso é fundamental manter um relacionamento com o hóspede antes, durante e principalmente depois da hospedagem, para que ele se lembre do seu estabelecimento para sua próxima estadia.  

Neste sentido, ter uma ferramenta que reúne as informações dos clientes e permite uma comunicação automatizada é fundamental.  Aqui na Tribuzana, o que nós utilizamos e indicamos para os nossos clientes é o RD Station Marketing, uma plataforma de automação de marketing e vendas, para conhecer melhor clique aqui.  

Aplicar preços diferentes durante o ano  

Outra estratégia é ajustar os valores das diárias conforme a sazonalidade, o que é importante para manter as taxas de ocupação saudáveis durante o ano.  

Então, se durante uma época específica do ano a demanda é maior, os valores também serão maiores. Já em períodos de baixa ocupação, os preços tendem a ser menores para atrair mais hóspedes.  

O mesmo vale para os dias da semana. Se há mais procura durante os finais de semana, as tarifas devem ser mais altas do que de segunda a sexta.  

Mas vale destacar que nem sempre só o preço diferenciado será atrativo o suficiente para que o cliente se hospede com você durante a semana. Por isso é fundamental pensar em outros incentivos como uma programação exclusiva ou early check-in e late check-out.  

Fazer parcerias com atrativos próximos e eventos 

A última dica que trazemos para combater a sazonalidade, é construir parcerias com atrativos da sua cidade como parques, museus e agências de turismo. Assim você pode obter descontos em ingressos, promoções especiais, etc.   

Também, aproveite os eventos culturais que acontecem todo o ano na sua região como festivais de teatro e música, para atrair novos hóspedes.   

Desta maneira você terá mais estímulos para que os clientes reservem fora da temporada.  

Gostou das estratégias? Muita coisa para aplicar, não é?  

Mas saiba que a Tribuzana Marketing Hoteleiro pode te ajudar a lidar com a sazonalidade e as outras dificuldades do seu meio de hospedagem.  

Somos uma agência especializada em inbound marketing hoteleiro, focada em trazer resultados reais para o seu meio de hospedagem, através de ações pensadas com antecedência e estratégias para atrair novos clientes e fidelizar os hóspedes já existentes. Tendo como consequência, mais reservas diretas e aumento do seu ticket médio.  

Quer conhecer melhor o trabalho da Tribuzana? Entre em contato e conte com a expertise de uma agência especializada em hotelaria. 

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