Saber o que são pop-ups irá contribuir bastante para você ampliar as estratégias de marketing do seu meio de hospedagem, pois eles são uma ótima forma de prender a atenção dos visitantes do site e fazer com que eles se tornem futuros hóspedes.
Mas para planejar uma estratégia eficiente, é importante saber os diferentes tipos de pop-ups e como eles podem ser utilizados.
Neste artigo, você irá conhecer melhor o que são pop-ups, saber os tipos, vantagens, funcionalidades e como eles podem contribuir para os resultados do seu meio de hospedagem.
O que são pop-ups e os tipos
Eles são um recurso utilizado nas estratégias de marketing para captar a atenção das pessoas que acessam o seu site com o objetivo de coletar informações sobre elas, e a partir disso, criar um relacionamento.
Para despertar o interesse, eles aparecem automaticamente como uma “janela” mediante alguma ação do visitante.
A fim de facilitar o entendimento do que são os pop-ups seguem dois exemplos:
A primeira imagem é um pop-up de rolagem que, como o nome indica, é ativado quando o visitante chega na metade da página. Por ter somente um botão, eles têm o objetivo de direcionar a pessoa para outro local, e geralmente são usados em estratégias comerciais.
Já a segunda imagem é uma pop-up de saída, estes são ativados quando o visitante tenta sair da página, neles já contamos com um formulário onde o utilizamos mais para colher informações dos visitantes oferecendo algo em troca. No exemplo acima é saber se o meio de hospedagem está habilitado a utilizar o Google Hotel Ads, mas também pode ser um “Guia de atrativos turísticos”.
Com os dados como nome e e-mail, é possível iniciar um relacionamento com ele, para que futuramente este visitante se torne um hóspede.
Vale ressaltar que essa é a forma que trabalhamos com pop-ups nas estratégias aqui da Tribuzana, então não há nenhum problema em utilizar um pop-up de rolagem para oferecer um material rico, por exemplo. O que deve ser considerado é o objetivo do pop-up e a experiência do usuário.
Supondo que a ação de marketing precise coletar muitas informações do visitante, um pop-up de saída pode não ser atrativo e prejudicar a experiência, já que irá contar com muitos campos no formulário. Neste caso, talvez a melhor alternativa seja encaminhá-lo para uma página exclusiva daquela ação.
Além desses dois tipos, existem os botões de WhatsApp, um botão com o símbolo do aplicativo que aparece no canto da tela no momento em que o visitante acessa o site. Eles abrem um chat direto com o meio de hospedagem, já informando qual é a dúvida ou solicitação do usuário.
Quando utilizar nas suas estratégias de marketing hoteleiro
Uma das grandes vantagens dos pop-ups é que se bem trabalhados com um design e textos atrativos, eles captam a atenção dos visitantes do site instantaneamente, porém caso ele não seja atrativo, o oposto também acontece, sendo fechado rapidamente e se tornando um incômodo para o leitor.
Contudo, quando utilizados de maneira correta, podem ter um grande impacto nos números. Inclusive, aqui na Tribuzana, utilizamos esta estratégia com todos os clientes, com ótimos resultados.
Outro benefício é a flexibilidade dos pop-ups, uma vez que, diferente de outras partes do site, eles possuem bastante versatilidade, podendo ser segmentados em diferentes páginas do site, se adequando aos objetivos e necessidades do meio de hospedagem. Por exemplo: se o meio de hospedagem está com baixa ocupação durante a semana, uma ideia é fazer um pop-up que estimule as reservas para este período.
Também é possível obter informações sobre os visitantes através da distribuição de materiais ricos como guias de viagens, checklist de passeios etc… Como explicamos no tópico sobre o que são pop-ups.
Mais uma funcionalidade é dar destaque a uma ação ou pacote promocional do seu resort, hotel ou pousada. Isso pode ser feito através de um pop-up de rolagem nas páginas do site que levem o visitante para a página da promoção.
Já os botões do Whatsapp tem duas principais funções: facilitar a comunicação entre você e os visitantes do seu site e capturar leads, através de um formulário enviado para que o cliente possa entrar em contato.
Sabendo o que são pop-ups, os principais tipos e quando utilizar nas estratégias, você conquistará muitos leads que poderão se tornar hóspedes no futuro.
Dicas para conseguir bons resultados com os pop-ups
Para que os pop-ups tenham um impacto positivo nas estratégias de marketing hoteleiro, é importante tomar certos cuidados, como veremos a seguir:
Manter a coerência entre o conteúdo da página e o pop-up
Já imaginou se um visitante está lendo um texto de blog sobre dicas de passeios durante o verão e surge um pop-up sobre atrativos para visitar no inverno?
O visitante provavelmente se sentirá incomodado, e simplesmente fechará o pop-up sem nem verificar com mais detalhes sobre do que se trata.
Por isso, é importante que o tema do pop-up tenha relação com o que está escrito na página.
Cuidado com o excesso de informações
Por muito tempo os pop-ups ganharam uma fama ruim pois eram utilizados em excesso, abrindo várias janelas e prejudicando a experiência do visitante.
Para evitar que isso aconteça, você não deve exagerar demais e incluir muitas informações ou muitos pop-ups no site de uma só vez.
Na ferramenta que utilizamos aqui na Tribuzana, o RD Station, só é permitido publicar um pop-up de rolagem e um de saída em uma mesma página por vez. O que é vantajoso para os usuários, pois delimita a quantidade de pop-ups, mas faz com que a equipe de marketing precise escolher muito bem qual será a estratégia aplicada.
Tenha um conteúdo atrativo
Por mais que o pop-up por si só já chame bastante atenção, para fazer com que o visitante clique no botão é importante pensar no conteúdo, que deve trazer algum benefício para ele como desconto, condições especiais, materiais gratuitos, etc.
Também é importante que o texto seja persuasivo e tenha um CTA (chamada para ação) claro.
Que seja fácil de fechar
Nem todas as pessoas que acessarem o seu site estarão interessadas no assunto do pop-up, então, para não prejudicar a experiência dos visitantes, o melhor é que o “x” de sair esteja fácil de identificar. Assim você também não prejudica a reputação do seu empreendimento.
Como você já entendeu o que são pop-ups e como eles podem auxiliar na estratégia de marketing hoteleiro, é hora de começar a aplicá-los no seu site, e para isso você pode contar com a Tribuzana!
Somos especializados em atender o setor hoteleiro, com ações pensadas de forma integrada e uma metodologia única que construímos com base nas experiências que adquirimos ao longo dos quase 10 anos atuando nesta área.
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