O que são pop-ups e como eles ajudam na estratégia de marketing hoteleiro

Saber o que são pop-ups irá contribuir bastante para você ampliar as estratégias de marketing do seu meio de hospedagem, pois eles são uma ótima forma de prender a atenção dos visitantes do site e fazer com que eles se tornem futuros hóspedes.

Mas para planejar uma estratégia eficiente, você precisa conhecer os diferentes tipos de pop-ups e como utilizá-los.

Neste artigo, você irá conhecer melhor o que são pop-ups, saber os tipos, vantagens, funcionalidades e como eles podem contribuir para os resultados do seu meio de hospedagem.

O que são pop-ups e os tipos 

Eles são um recurso utilizado em estratégias de marketing para captar a atenção das pessoas que acessam o seu site, incentivando-as a realizar uma ação específica. Essa ação pode incluir preencher um formulário, ser direcionado para outra página, conferir uma oferta especial ou até iniciar uma conversa com o atendimento.

Para despertar o interesse, eles surgem como uma “janela” que pode ser ativada de diferentes formas: automaticamente após um determinado tempo de navegação, quando o visitante realiza uma ação específica, como rolar a página ou tentar sair do site.

A fim de facilitar o entendimento do que são os pop-ups seguem alguns exemplos:

O primeiro exemplo é um pop-up de rolagem, ativado quando o visitante atinge um ponto específico da página, como a metade do conteúdo. O segundo exemplo é um pop-up de saída, que é ativado quando o visitante tenta sair do site. 

Além desses, também existem outros formatos, como a barra flutuante, que permanece fixa em uma parte da tela e pode ser usada para divulgar promoções ou facilitar o acesso a um link específico. Outro formato comum são os pop-ups por tempo, que aparecem automaticamente após o visitante passar um período específico no site, sem depender de uma ação direta.

Em seguida, é importante entender que o objetivo do pop-up pode variar: ele pode servir para coletar dados com formulários, direcionar para outra página por meio de um botão ou apresentar uma oferta de forma direta. A escolha deve ser feita de acordo com a estratégia e a experiência do usuário.

Supondo que a ação de marketing precise coletar muitas informações do visitante, um pop-up com formulário pode não ser atrativo e prejudicar a experiência, já que irá contar com muitos campos no formulário. Neste caso, talvez a melhor alternativa seja encaminhá-lo para uma página exclusiva daquela ação.  

Além desses dois tipos, existem os botões de WhatsApp, um botão com o símbolo do aplicativo que aparece no canto da tela no momento em que o visitante acessa o site. Eles abrem um chat direto com o meio de hospedagem, já informando qual é a dúvida ou solicitação do usuário.  

Quando utilizar nas suas estratégias de marketing hoteleiro

Uma das grandes vantagens dos pop-ups é que se bem trabalhados com um design e textos atrativos, eles captam a atenção dos visitantes do site instantaneamente, porém caso ele não seja atrativo, o oposto também acontece, sendo fechado rapidamente e se tornando um incômodo para o leitor. 

Contudo, quando utilizados de maneira correta, podem ter um grande impacto nos números. Inclusive, aqui na Tribuzana, utilizamos esta estratégia com todos os clientes, com ótimos resultados.  

Também é possível obter informações sobre os visitantes através da distribuição de materiais ricos como guias de viagens, checklist de passeios etc… Como explicamos no tópico sobre o que são pop-ups.  

Além disso, os pop-ups podem ser uma excelente ferramenta para promover novos serviços, como a inauguração de um SPA ou pacotes especiais para feriados, por exemplo.

Mais uma funcionalidade é dar destaque a uma ação ou pacote promocional do seu resort, hotel ou pousada. Isso pode ser feito através de um pop-up de rolagem nas páginas do site que levem o visitante para a página da promoção. 

Já os botões do Whatsapp tem duas principais funções: facilitar a comunicação entre você e os visitantes do seu site e capturar leads, através de um formulário enviado para que o cliente possa entrar em contato.  

Com isso, seu meio de hospedagem não só atrai visitantes para futuras reservas, mas também constrói um canal de comunicação direto e instantâneo com possíveis hóspedes.

Sabendo o que são pop-ups, os principais tipos e quando utilizar nas estratégias, você conquistará muitos leads que poderão se tornar hóspedes no futuro.  

Dicas para conseguir bons resultados com os pop-ups  

Para que os pop-ups tenham um impacto positivo nas estratégias de marketing hoteleiro, é importante tomar certos cuidados, como veremos a seguir:  

1. Manter a coerência entre o conteúdo da página e o pop-up

Já imaginou se um visitante está lendo um texto de blog sobre dicas de passeios durante o verão e surge um pop-up sobre atrativos para visitar no inverno?  

O visitante provavelmente se sentirá incomodado, e simplesmente fechará o pop-up sem nem verificar com mais detalhes sobre do que se trata.  

Por isso, é importante que o tema do pop-up tenha relação com o que está escrito na página.  

2. Cuidado com o excesso de informações

Por muito tempo os pop-ups ganharam uma fama ruim, pois eram utilizados em excesso, abrindo várias janelas e prejudicando a experiência do visitante. Para evitar que isso aconteça, você não deve exagerar demais e incluir muitas informações ou muitos pop-ups no site de uma só vez.  

Na Tribuzana, utilizamos ferramentas que só permitem publicar um pop-up de rolagem ou um de saída em uma mesma página. O que é vantajoso para os usuários, pois delimita a quantidade de pop-ups, mas faz com que a equipe de marketing precise escolher muito bem qual será a estratégia aplicada. 

3. Tenha um conteúdo atrativo

Por mais que o pop-up por si só já chame bastante atenção, para fazer com que o visitante clique no botão é importante pensar no conteúdo, que deve trazer algum benefício para ele como desconto, condições especiais, materiais gratuitos, etc.  

Também é importante que o texto seja persuasivo e tenha um CTA (chamada para ação) claro.  

4. Que seja fácil de fechar

Nem todas as pessoas que acessarem o seu site estarão interessadas no assunto do pop-up. Então, para não prejudicar a experiência dos visitantes, o melhor é que o “x” de sair esteja fácil de identificar. Assim você também não prejudica a reputação do seu empreendimento. 

Como segmentar o público para usar pop-ups de maneira eficaz

Uma das maneiras de aumentar a efetividade dos pop-ups é segmentar o público corretamente. Isso garante que as mensagens exibidas sejam relevantes para o visitante, melhorando a experiência do usuário e, consequentemente, as taxas de conversão. Você pode segmentar de várias formas, com base no comportamento do visitante e em seus dados.

Aqui estão algumas estratégias para personalizar pop-ups de acordo com a segmentação:

1. Segmentar com base na página acessada

Ao identificar as páginas que o visitante está acessando, você pode criar pop-ups relevantes para o conteúdo que ele está consumindo. Por exemplo, se um visitante está em uma página de detalhes sobre o SPA do seu hotel, um pop-up oferecendo um desconto para a primeira visita ao SPA pode ser uma excelente oportunidade.

2. Segmentar com base no comportamento de navegação

Observar como o usuário está interagindo com o site é uma ótima forma de personalizar os pop-ups. Se ele demonstrar interesse por determinado serviço, produto ou pacote, um pop-up com mais informações ou um benefício exclusivo relacionado à sua navegação pode ser um estímulo interessante. Você pode fazer isso monitorando o tempo de permanência na página, as interações com elementos específicos, entre outros fatores.

3. Personalizar para visitantes em diferentes estágios do funil de vendas

Ao segmentar os visitantes com base no estágio em que estão no funil de vendas, você pode oferecer mensagens mais direcionadas. Para visitantes no topo do funil, pop-ups com conteúdos gratuitos, como guias ou checklists, podem ser atraentes. Já para aqueles mais próximos da conversão, descontos e ofertas de pacotes especiais podem ser mais eficazes.

4. Testar e ajustar

É fundamental testar diferentes mensagens e ofertas nos pop-ups para ver quais têm melhor desempenho com seu público. É necessário ajustar constantemente a segmentação para otimizar a experiência do visitante e maximizar as conversões.

A segmentação bem-feita melhora a personalização da comunicação, criando uma experiência mais relevante e fluida para o visitante, além de aumentar as chances de conversão. Combinada com uma boa estratégia de pop-ups, essa prática pode ser o diferencial para o sucesso das suas campanhas.

Como você já entendeu o que são pop-ups e como eles podem auxiliar na estratégia de marketing hoteleiro, é hora de integrar esses recursos de forma inteligente no seu site, aproveitando ao máximo seu potencial para atrair visitantes qualificados e aumentar as taxas de conversão. Para isso, você pode contar com a Tribuzana!

Fale com a gente e saiba como podemos ajudar o seu negócio a alcançar melhores resultados. 

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