O que são pop-ups e como eles ajudam na estratégia de marketing hoteleiro

Saber o que são pop-ups irá contribuir bastante para você ampliar as estratégias de marketing do seu meio de hospedagem, pois eles são uma ótima forma de prender a atenção dos visitantes do site e fazer com que eles se tornem futuros hóspedes.  

Mas para planejar uma estratégia eficiente, é importante saber os diferentes tipos de pop-ups e como eles podem ser utilizados.  

Neste artigo, você irá conhecer melhor o que são pop-ups, saber os tipos, vantagens, funcionalidades e como eles podem contribuir para os resultados do seu meio de hospedagem.

O que são pop-ups e os tipos 

Eles são um recurso utilizado nas estratégias de marketing para captar a atenção das pessoas que acessam o seu site com o objetivo de coletar informações sobre elas, e a partir disso, criar um relacionamento. 

Para despertar o interesse, eles aparecem automaticamente como uma “janela” mediante alguma ação do visitante.  

A fim de facilitar o entendimento do que são os pop-ups seguem dois exemplos: 

A primeira imagem é um pop-up de rolagem que, como o nome indica, é ativado quando o visitante chega na metade da página. Por ter somente um botão, eles têm o objetivo de direcionar a pessoa para outro local, e geralmente são usados em estratégias comerciais.   

Já a segunda imagem é uma pop-up de saída, estes são ativados quando o visitante tenta sair da página, neles já contamos com um formulário onde o utilizamos mais para colher informações dos visitantes oferecendo algo em troca. No exemplo acima é saber se o meio de hospedagem está habilitado a utilizar o Google Hotel Ads, mas também pode ser um “Guia de atrativos turísticos”. 

Com os dados como nome e e-mail, é possível iniciar um relacionamento com ele, para que futuramente este visitante se torne um hóspede. 

Vale ressaltar que essa é a forma que trabalhamos com pop-ups nas estratégias aqui da Tribuzana, então não há nenhum problema em utilizar um pop-up de rolagem para oferecer um material rico, por exemplo. O que deve ser considerado é o objetivo do pop-up e a experiência do usuário.  

Supondo que a ação de marketing precise coletar muitas informações do visitante, um pop-up de saída pode não ser atrativo e prejudicar a experiência, já que irá contar com muitos campos no formulário. Neste caso, talvez a melhor alternativa seja encaminhá-lo para uma página exclusiva daquela ação.  

Além desses dois tipos, existem os botões de WhatsApp, um botão com o símbolo do aplicativo que aparece no canto da tela no momento em que o visitante acessa o site. Eles abrem um chat direto com o meio de hospedagem, já informando qual é a dúvida ou solicitação do usuário.  

Quando utilizar nas suas estratégias de marketing hoteleiro

Uma das grandes vantagens dos pop-ups é que se bem trabalhados com um design e textos atrativos, eles captam a atenção dos visitantes do site instantaneamente, porém caso ele não seja atrativo, o oposto também acontece, sendo fechado rapidamente e se tornando um incômodo para o leitor. 

Contudo, quando utilizados de maneira correta, podem ter um grande impacto nos números. Inclusive, aqui na Tribuzana, utilizamos esta estratégia com todos os clientes, com ótimos resultados.  

Outro benefício é a flexibilidade dos pop-ups, uma vez que, diferente de outras partes do site, eles possuem bastante versatilidade, podendo ser segmentados em diferentes páginas do site, se adequando aos objetivos e necessidades do meio de hospedagem. Por exemplo: se o meio de hospedagem está com baixa ocupação durante a semana, uma ideia é fazer um pop-up que estimule as reservas para este período.  

Também é possível obter informações sobre os visitantes através da distribuição de materiais ricos como guias de viagens, checklist de passeios etc… Como explicamos no tópico sobre o que são pop-ups.  

Mais uma funcionalidade é dar destaque a uma ação ou pacote promocional do seu resort, hotel ou pousada. Isso pode ser feito através de um pop-up de rolagem nas páginas do site que levem o visitante para a página da promoção. 

Já os botões do Whatsapp tem duas principais funções: facilitar a comunicação entre você e os visitantes do seu site e capturar leads, através de um formulário enviado para que o cliente possa entrar em contato.  

Sabendo o que são pop-ups, os principais tipos e quando utilizar nas estratégias, você conquistará muitos leads que poderão se tornar hóspedes no futuro.  

Dicas para conseguir bons resultados com os pop-ups  

Para que os pop-ups tenham um impacto positivo nas estratégias de marketing hoteleiro, é importante tomar certos cuidados, como veremos a seguir:  

Manter a coerência entre o conteúdo da página e o pop-up

Já imaginou se um visitante está lendo um texto de blog sobre dicas de passeios durante o verão e surge um pop-up sobre atrativos para visitar no inverno?  

O visitante provavelmente se sentirá incomodado, e simplesmente fechará o pop-up sem nem verificar com mais detalhes sobre do que se trata.  

Por isso, é importante que o tema do pop-up tenha relação com o que está escrito na página.  

Cuidado com o excesso de informações

Por muito tempo os pop-ups ganharam uma fama ruim pois eram utilizados em excesso, abrindo várias janelas e prejudicando a experiência do visitante.   

Para evitar que isso aconteça, você não deve exagerar demais e incluir muitas informações ou muitos pop-ups no site de uma só vez.  

Na ferramenta que utilizamos aqui na Tribuzana, o RD Station, só é permitido publicar um pop-up de rolagem e um de saída em uma mesma página por vez. O que é vantajoso para os usuários, pois delimita a quantidade de pop-ups, mas faz com que a equipe de marketing precise escolher muito bem qual será a estratégia aplicada. 

Tenha um conteúdo atrativo  

Por mais que o pop-up por si só já chame bastante atenção, para fazer com que o visitante clique no botão é importante pensar no conteúdo, que deve trazer algum benefício para ele como desconto, condições especiais, materiais gratuitos, etc.  

Também é importante que o texto seja persuasivo e tenha um CTA (chamada para ação) claro.  

Que seja fácil de fechar  

Nem todas as pessoas que acessarem o seu site estarão interessadas no assunto do pop-up, então, para não prejudicar a experiência dos visitantes, o melhor é que o “x” de sair esteja fácil de identificar. Assim você também não prejudica a reputação do seu empreendimento.  

Como você já entendeu o que são pop-ups e como eles podem auxiliar na estratégia de marketing hoteleiro, é hora de começar a aplicá-los no seu site, e para isso você pode contar com a Tribuzana!   

Somos especializados em atender o setor hoteleiro, com ações pensadas de forma integrada e uma metodologia única que construímos com base nas experiências que adquirimos ao longo dos quase 10 anos atuando nesta área.  

Agende uma conversa com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar o seu negócio a alcançar melhores resultados. 

Materiais hoteleiros

Conteúdos recentes

Atrair é se colocar em movimento

Atrair é se colocar em movimento

Na última edição da m+h, falamos muito sobre a "guerra por atenção" que existe no marketing digital atualmente. O ponto que queremos compartilhar com você, é que o grande diferencial de meio de hospedagem que atrai muitos hóspedes e possui clientes fiéis, está no...

É aqui que tudo começa: um papo sobre atração de hóspedes

É aqui que tudo começa: um papo sobre atração de hóspedes

Todo mundo está tentando atrair. Todas as hospedagens querem mais hóspedes e então uma "guerra por atenção" começa. Desde o momento em que o viajante pensa em começar a planejar sua próxima viagem é bombardeado por diversas opções.  E o incrível é: todas dizem...

O guia definitivo de anúncios para hotéis

O guia definitivo de anúncios para hotéis

Quando se trata de fazer anúncios para hotéis, é fundamental entender as diversas ferramentas e canais de publicidade disponíveis. É aí que entram o Google e Meta, dois gigantes da publicidade online que podem ajudar a aumentar a visibilidade do seu meio de...

Se inscreva em uma newsletter feita para a hotelaria!

Receba todos os meses no seu e-mail, repleta de dicas, reflexões e estratégias.

Confira outros conteúdos

Gostou desse conteúdo? Continue aprendendo e melhorando suas estratégias acessando outros conteúdos. Estamos constantemente adicionando novas publicações trazendo sempre estratégias práticas e novidades exclusivas para meios de hospedagem.

Conteúdos educativos
Logo Tribuzana Marketing Hoteleiro

Uma agência especialista em Marketing Hoteleiro com soluções completas para resorts, hotéis e pousadas conquistarem mais reservas diretas!

Tribuzana Marketing Hoteleiro Ltda
25.328.155/0001-82

Nossos serviços

Reserva Relâmpago

Inbound Marketing Standard

Seu site hoteleiro

Conteúdos para site hoteleiro

Análise completa do seu site hoteleiro

Blogposts para hotelaria

Seu hotel no Google

Materiais Gratuitos
Selo RD Station Platinum
Google Partner Selo
Selo Asksuite