Segundo estimativas da pesquisa Hotelaria em Números realizada pela JLL, em 2021 a hotelaria independente representa cerca de 86,6% dos hotéis brasileiros.
Mas isso não significa que gerenciar um hotel deste tipo seja uma tarefa simples, afinal o setor hoteleiro tem passado por transformações nas últimas décadas, principalmente com relação ao marketing, que ganhou novos ares com a entrada do digital.
Contudo, este novo cenário também está repleto de oportunidades, mas é preciso saber aproveitá-las.
Por isso, trouxemos este artigo exclusivo sobre este assunto, explicando o que difere a hotelaria independente das grandes redes, as particularidades deste setor e como o marketing pode contribuir para estes meios de hospedagem.
Diferença entre hotelaria independente e hotelaria de rede
Com certeza você já viu um hotel da marca Hilton ou Four Seasons em algum filme, viagem ou até na sua própria cidade. Pois saiba que estes são exemplos da hotelaria de rede.
Além do nome, o que caracteriza este tipo de estabelecimento é a padronização, ou seja, dentro da mesma categoria, tudo que tem em um quarto em Paris, terá em São Paulo, por exemplo.
A principal vantagem deste modelo é que os hóspedes criam uma relação com a marca dando preferência para ela durante as suas viagens. Também, as redes proporcionam um apoio entre hotéis que fazem parte da mesma.
Já a hotelaria independente, geralmente são negócios familiares com uma ou duas unidades que trabalham de forma única, oferecendo uma experiência personalizada para o hóspede, que deixa de ser a busca por algo familiar e passa a ser a procura pelo novo.
No próximo tópico, vamos conhecer mais as singularidades deste tipo de estabelecimento.
Particularidades da hotelaria independente
Conheça as principais características que um hotel autônomo:
Identidade única
Como já comentamos, um hotel independente não precisa seguir um padrão, então ele mesmo pode criar a sua própria marca seguindo os seus valores e a sua cultura.
Uma pousada que fica próxima a uma área natural pode utilizar esta característica como um diferencial. Comentando em suas redes sociais sobre a fauna, por exemplo.
Outro benefício deste tipo de hotel é atender a públicos específicos. Por exemplo: um hotel localizado no topo de uma montanha é o destino ideal para o turista que procura aventura.
Ainda, há a vantagem de ofertar uma estrutura e serviços exclusivos, como um apartamento com teto de vidro. Uma ideia de serviço diferenciado seria uma sessão de massagem cortesia.
Isso fará com que o seu meio de hospedagem seja desejado pelas experiências que proporciona, e não apenas pelo preço.
Contato próximo ao hóspede
Se compararmos com uma rede hoteleira, onde existe um padrão até para a comunicação, em um estabelecimento independente há mais liberdade no contato com os clientes.
Isso se reflete em todos os setores do hotel, pois como a equipe tende a ser reduzida é natural que tanto os hóspedes quanto o recepcionista, gerente e camareira se conheçam pelo nome.
Este contato estreito com os clientes é o primeiro passo para a fidelização, pois ele se sente acolhido e passa a ver o hotel como a sua segunda casa. Logo, estando na cidade, não vai querer se hospedar em nenhum outro lugar.
Serviços personalizados
Este é um complemento do benefício anterior, como os hotéis independentes costumam ser menores e atenderem um número reduzido de hóspedes, é mais fácil customizar o atendimento.
Por exemplo: José é um hóspede habitué do hotel X, ele prefere que os ovos do café da manhã sejam fritos com a gema mole, sabendo disso, a cozinheira Sara já os prepara conforme o gosto do cliente.
Este atendimento personalizado também impacta de forma positiva na experiência do hóspede, pois, com isso ele percebe o quão especial é para o hotel, o levando a considerar uma nova hospedagem no futuro.
Ainda é uma ótima oportunidade de up-sell e consequentemente aumentar o seu ticket médio. Por exemplo: quando um hóspede faz uma reserva para comemorar algo com a sua esposa, você pode oferecer um pacote romântico, tornando experiência do cliente ainda melhor e fazendo com que o meio de hospedagem fature mais.
Dificuldades em realizar investimentos em marketing
Quando pensamos em marketing, a hotelaria independente encontra mais obstáculos para conseguir fazer ações maiores e mais efetivas se comparados com as redes hoteleiras.
Por isso, ela precisa fazer estratégias pontuais, porém, eficientes para conseguir se destacar no mercado.
Também, como um hotel independente precisa construir a sua marca “do zero”, se faltar elementos como:
- Planejamento de marketing hoteleiro;
- Identidade clara;
- Constância nas ações;
- Busca por tendências;
- Análise dos resultados.
As chances do empreendimento alcançar o sucesso, podem diminuir bastante.
Mas se este é o seu caso, tenha calma.
No próximo tópico temos dicas para você melhorar as suas estratégias de marketing e vendas.
Táticas de marketing para hotelaria independente
Anote estas 3 dicas que separamos para você aumentar o número de hóspedes em seu meio de hospedagem.
Aplique o marketing de conteúdo
As comissões pagas para as OTA’s sem dúvidas pesam bastante nas contas dos meios de hospedagem independentes, então fazer os hóspedes realizarem as reservas direto com o hotel, pousada ou resort é a melhor alternativa.
Para isso existem opções como: investir em anúncios pagos em plataformas digitais, que são uma ótima oportunidade para quem busca resultados imediatos.
Outra alternativa é aplicar o marketing de conteúdo que é uma estratégia relativamente econômica e pode gerar dados por um longo período. Nesta tática você oferece materiais de valor para o seu cliente.
Uma forma básica de fazer isso é através de um blog, em que você fala sobre opções de lazer no meio de hospedagem, fornece dicas de viagem, comenta sobre o destino, etc.
Desta maneira você terá mais tráfego no site do seu hotel, pousada e resort e ainda aumenta as chances do turista lembrar do seu estabelecimento e escolhê-lo como local de hospedagem na sua próxima viagem.
Crie uma estratégia para o seu público ideal
Dar ao hóspede uma experiência excelente é fundamental para criar um relacionamento com ele. Mas vale reforçar que a experiência não se limita ao período da hospedagem, ela começa muito antes do check-in e vai até depois do check-out.
Neste sentido, a própria maneira como o meio de hospedagem se posiciona fará toda a diferença, pois antes do cliente chegar ao hotel, uma expectativa gerada é importante que ela seja atendida.
Por isso, ter estratégia de marketing hoteleiro bem estruturada e direcionada ao público ideal é fundamental, porque assim, o hóspede já saberá o que encontrar no seu meio de hospedagem e sentirá que é o melhor para ele se acomodar.
Também, após o check-out, é importante alimentar esta relação através de uma pesquisa de satisfação, e-mails promocionais, etc. para que o cliente deseje reviver os momentos felizes que aconteceram no hotel, pousada ou resort.
Utilizar a tecnologia como uma aliada do marketing
Uma oportunidade que a tecnologia trouxe e pode beneficiar muito a hotelaria independente é a capacidade de obter dados.
Com ferramentas como o RD Station, uma plataforma de automação e vendas é possível centralizar todas as informações dos seus hóspedes frequentes e também dos potenciais clientes.
Desta maneira, você consegue desenvolver estratégias eficientes focadas no seu público, já que também é possível segmentar os clientes conforme as suas preferências.
Por exemplo: se você atende tanto casais quanto famílias, você pode enviar um e-mail para o primeiro grupo apresentando os seus pacotes românticos e para o segundo um e-mail sobre as opções de recreação do hotel, pousada ou resort.
Aliado ao RD Station, você pode utilizar chatbot como o Asksuite para colher informações dos hóspedes e automatizar o atendimento, agilizando os serviços.
Além disso, é importante que você tenha um site que os hóspedes encontrem e desejem acessar. Logo, ter uma estratégia de SEO (otimização para mecanismos de busca) bem desenvolvida no seu site é um ponto-chave de uma excelente estratégia de marketing para hotelaria independente.
Ainda, estar presente nas redes sociais que o seu público costuma acessar como Instagram, Facebook, Youtube de maneira consistente trará resultados positivos para o seu meio de hospedagem.
Por isso, quando decidir as suas estratégias, lembre-se das possibilidades do marketing digital.
Bônus: Faça uma parceria com a Tribuzana
Somos uma agência especializada em marketing hoteleiro com quase 10 anos de atuação e uma metodologia única que irá aumentar as suas chances de atingir o que já citamos aqui:
- Mais reservas diretas.
- Aumentar o relacionamento com clientes.
- Fidelizar os seus hóspedes.
Temos uma equipe especializada que irá oferecer uma estratégia única para o seu meio de hospedagem.
Então, solicite um orçamento agora e dê o primeiro passo para a sua nova estratégia de marketing hoteleiro.