Marketing na hotelaria: Conheça os tipos de conteúdos essenciais 

O marketing na hotelaria tem particularidades que devem ser consideradas durante o planejamento e produção dos conteúdos. Afinal, existem os períodos de baixa e alta temporada, as características do destino e a estrutura e serviços do meio de hospedagem. 

Este cenário, faz com que seja desafiador pensar nos assuntos que serão abordados nos posts de redes sociais, e-mails marketing e artigos para blog.  

Para te ajudar com isso, trouxemos este texto com os conteúdos fundamentais que utilizamos aqui na Tribuzana para planejar as ações de marketing hoteleiro. 

Boa leitura! 

Como funciona o marketing na hotelaria? 

O marketing na hotelaria se diferencia das outras formas de marketing, principalmente na maneira de se comunicar com o público. Enquanto em outros setores as ações de marketing vão até o momento da venda, na hotelaria o processo de pós-venda e fidelização são fundamentais para o sucesso do meio de hospedagem. 

Além disso, as particularidades deste mercado fazem com que as estratégias de marketing sejam pensadas de forma única.  

O tempo entre a reserva e a hospedagem pode ser longo, por exemplo, o hóspede compra um pacote de Réveillon no mês de agosto. Durante este tempo é fundamental manter o relacionamento com o cliente, através de ações como e-mails marketing, para que ele não perca o interesse na viagem. 

Além disso, é possível oferecer serviços adicionais para melhorar a experiência do hóspede e aumentar o ticket médio. 

Outro ponto importante é a sazonalidade que atinge a hotelaria, tornando mais difícil pensar em conteúdos para os períodos de baixa temporada ou quando o meio de hospedagem está em recesso. 

Se este é o seu caso, não se preocupe, pois seguem ideias de temas para abordar nas suas próximas estratégias de marketing na hotelaria. 

Conteúdos institucionais para destacar o meio de hospedagem 

Ao contrário de outros tipos de compras, o hóspede não pode tocar, experimentar ou fazer um test drive no resort, hotel ou pousada. Logo, é fundamental mostrar a ele como é estar hospedado através de conteúdos institucionais. 

Quando pensamos em um material institucional a primeira coisa que vem à mente são os vídeos, e de fato eles são uma ótima maneira de mostrar a experiência do seu meio de hospedagem. 

Inclusive se você precisa de um auxílio para a criação deste tipo de conteúdo, temos o Guia de Imagens Incríveis para a Hotelaria, para conferir clique aqui. 

Ao pensar em materiais institucionais para o marketing na hotelaria é importante dar destaque aos diferenciais do seu empreendimento, alguns exemplos são:  

  • Localização: em frente à praia, perto do centro comercial da cidade; 
  • Estrutura: piscinas, áreas de lazer, espaço kids; 
  • Serviços: café da manhã, decoração romântica. 

Além de incluir estes diferenciais no vídeo institucional, uma ideia é também fazer vídeos curtos para incluir nas redes sociais, pois eles dão uma sensação maior de “realidade” para o hóspede, como um vídeo do café da manhã do meio de hospedagem. 

Materiais comerciais para incentivar o hóspede a reservar 

Nas estratégias de marketing na hotelaria os conteúdos comerciais também merecem destaque, afinal, eles têm como principal objetivo fazer o hóspede reservar. 

Uma ótima forma de desenvolver a comunicação comercial é utilizando o e-mail marketing, pois tendo uma ferramenta como o RD Station é possível direcionar para a persona que terá mais interesse no seu conteúdo.  

Por exemplo, um e-mail divulgando o pacote de férias de julho faz mais sentido para hóspedes que viajam com a família, já para divulgar o pacote romântico, pessoas que viajam em casal. 

Além dessa comunicação focada, é importante ressaltar o que é interessante para estes públicos. Seguindo os mesmos exemplos, para o pacote de julho, destacar que o meio de hospedagem conta com piscina infantil e playground, já para os casais, banheira de hidromassagem e café da manhã na acomodação. 

Vale destacar que o marketing na hotelaria é apenas uma parte da estratégia, o setor comercial do meio de hospedagem também precisa pensar em maneiras de motivar o potencial cliente a finalizar a reserva como: descontos, opções de parcelamento, programação diferenciada, etc. 

Fazendo a união dos setores de marketing e vendas, é bem provável que as suas ações sejam mais efetivas e tragam ótimos resultados. 

Desperte o interesse do hóspede com conteúdos sobre o destino 

Muitas vezes a maior motivação para o hóspede viajar é conhecer os atrativos turísticos do destino, por isso ele é essencial para o marketing na hotelaria. 

Uma das melhores maneiras de falar sobre a cidade em que o seu meio de hospedagem está inserido é através dos blogs. Por serem conteúdos maiores, é possível trazer um texto completo, com bastante informações que irão ajudar o hóspede durante a sua viagem.  

Além dos artigos de blog é possível incluir informações e dicas do destino em e-mails marketing e nos posts de redes sociais. Ao produzir estes materiais, é interessante dar destaque às opções que ficam próximas ao seu meio de hospedagem, valorizando a localização.  

Mas vale destacar que em cada canal os conteúdos devem ser trabalhados de formas diferentes. 

Para te ajudar a pensar nos conteúdos, seguem ideias de temas para trabalhar nos materiais de blog: 

  • Os 10 melhores passeios na cidade XX; 
  • Encante-se com as paisagens de XX; 
  • 5 opções de lazer para as famílias em XX; 
  • Tudo que você precisa saber antes de viajar para XX; 
  • Roteiro de um dia pela cidade XX. 

Para um e-mail “Os 10 melhores passeios da cidade XX” talvez não funcionaria, mas é possível utilizar a mesma ideia com “Os 3 melhores passeios para casais”, já direcionando o público. As redes sociais têm a vantagem de serem mais visuais, então é possível utilizar fotos e vídeos para despertar o interesse dos seguidores. 

Celebre datas comemorativas com o seu público 

Datas comemorativas são ótimas maneiras de buscar interação com o seu público, nas redes sociais ou em outros canais de comunicação. Por exemplo: parabenizar todos os pais no Dia dos Pais ou perguntar aos seguidores nas redes sociais quais eram suas brincadeiras de infância preferidas no Dia das Crianças.  

Além das datas tradicionais como Dia das Mães e Dia dos Namorados, acrescente nos conteúdos celebrações que estejam relacionadas ao destino e ao seu meio de hospedagem como aniversário da cidade e aniversário do estabelecimento.  

Também, você pode aproveitar celebrações que não sejam tão conhecidas para valorizar o destino e o resort, hotel ou pousada. Por exemplo, no Dia do Patrimônio Histórico valorize os atrativos históricos da cidade.  

Inclusive, essas datas comemorativas também podem ser utilizadas como tema nos pacotes promocionais e nas ações comerciais através de um brinde especial no Dia das Mães ou um desconto na decoração romântica do Dia dos Namorados.  

No Calendário de Marketing Hoteleiro da Tribuzana você encontra as principais datas comemorativas e feriados para planejar as suas ações de marketing e vendas, confira por aqui.  

Agora que você já sabe como funciona o marketing na hotelaria e sabe quais tipos de conteúdos utilizar, que tal contar com uma agência especializada para planejar as suas próximas ações?  

A Tribuzana é uma agência de Inbound Marketing Hoteleiro com uma metodologia própria de trabalho, com ações pensadas de forma integrada, focadas em trazer cada vez mais reservas diretas para o seu meio de hospedagem.  

Solicite um orçamento e converse com a nossa equipe! 

Materiais hoteleiros

Conteúdos recentes

O relacionamento na prática

O relacionamento na prática

Este é o seu momento de se preparar para lapidar um diamante bruto. Nessa sexta edição da Marketing + Hoteleiro, continuando nossa jornada no tema do relacionamento na hotelaria.  Aqui, vamos explorar como aplicar de forma prática e eficaz as estratégias de...

Construindo relacionamentos transformadores

Construindo relacionamentos transformadores

A quinta edição da Marketing + Hoteleiro veio especialmente pra você mergulhar no tema de relacionamento e sua importância na hotelaria. Aqui, vamos explorar como nutrir e fortalecer laços com os clientes, desde a primeira interação até o pós-check-out, em busca de...

Glossário hoteleiro: termos técnicos que você precisa conhecer

Glossário hoteleiro: termos técnicos que você precisa conhecer

Fala, hoteleiro! Sabemos que o mundo da hotelaria é cheio de termos técnicos que, às vezes, parecem estar em outro idioma. Então, assim como fizemos o artigo com os 30 principais termos do marketing digital para a hotelaria, agora preparamos esse glossário hoteleiro...

Se inscreva em uma newsletter feita para a hotelaria!

Receba todos os meses no seu e-mail, repleta de dicas, reflexões e estratégias.

Confira outros conteúdos

Gostou desse conteúdo? Continue aprendendo e melhorando suas estratégias acessando outros conteúdos. Estamos constantemente adicionando novas publicações trazendo sempre estratégias práticas e novidades exclusivas para meios de hospedagem.

Conteúdos educativos
Logo Tribuzana Marketing Hoteleiro

Uma agência especialista em Marketing Hoteleiro com soluções completas para resorts, hotéis e pousadas conquistarem mais reservas diretas!

Tribuzana Marketing Hoteleiro Ltda
25.328.155/0001-82

Nossos serviços

Reserva Relâmpago

Inbound Marketing Standard

Seu site hoteleiro

Conteúdos para site hoteleiro

Análise completa do seu site hoteleiro

Blogposts para hotelaria

Seu hotel no Google

Materiais Gratuitos
Selo RD Station Platinum
Google Partner Selo
Selo Asksuite