Por mais que sejam e atuem em partes diferentes de sua empresa, os setores de marketing e vendas servem a um propósito único, obter os melhores resultados. Antes que você se pergunte quais resultados são esses, a resposta é: gerar mais vendas.
Independentemente do tamanho de sua empresa, as equipes de marketing e vendas são essenciais para seu sucesso. E é claro que para obter os melhores resultados, esses dois setores devem trabalhar em união.
Nesse texto você descobrirá as vantagens e como fazer com que esses dois setores tão importantes de sua empresa trabalhem juntos para alcançar os resultados desejados.
Quais as vantagens de marketing e vendas trabalharem juntos
Quando você tem esses dois setores de sua empresa trabalhando juntos e de forma colaborativa, você aproveitará de uma maneira muito mais otimizada seus leads e oportunidades, conseguindo gerar mais vendas.
O objetivo de cada um dos setores é bastante claro. Enquanto o marketing acompanha os leads e os prepara para o setor de vendas, a função desse outro setor é receber as oportunidades, realizar as vendas e gerar um feedback sobre os acertos e erros que o time de marketing está realizando nas estratégias.
É claro que essas duas equipes devem trabalhar em consonância, em colaboração uma com a outra. A equipe de marketing só consegue identificar os erros que está cometendo com o feedback das vendas.
Já a equipe de vendas só consegue gerar vendas com menos esforço de acordo com o nível de relacionamento que esse cliente recebeu, ainda com o time de marketing.
Equilíbrio entre esses dois setores
É claro que o relacionamento entre o time de marketing e vendas deve sempre acontecer em uma determinada sintonia para que as ações não ocorram em desequilíbrio.
A empresa em si não pode focar mais no lado do marketing e deixar de analisar o lado das vendas diretas com contato mais pessoal. Como também não pode deixar de gerar conteúdos relevantes, atrair e nutrir o público, sem pensar no marketing.
Mas mesmo quando se trabalha marketing e vendas de uma maneira integrada e com equipes separadas dentro da mesma empresa. É necessário que haja um equilíbrio também no volume de trabalho realizado.
Para isso é necessário que ambas as partes estejam de acordo com suas funções. Uma estratégia muito utilizada nesses casos é a de SLA (Acordo de Nível de Serviço). Estabelecendo prazos, metas e reponsabilidades para cada parte.
Ciclo do funil de vendas
Você certamente já deve ter ouvido falar que o ciclo a ser realizado entre esses dois setores é com o marketing acompanhando e nutrindo os leads nas etapas iniciais do funil. Já o setor de vendas recebendo esse lead para um contato final, na tentativa de fechar a venda.
Mas o que você não deve saber é que o ciclo do funil de vendas não acaba aí para nenhum desses setores. Após o momento da venda, esse cliente não deve ser esquecido por sua empresa. Afinal, ele mais do que ninguém conhece e sabe quais as vantagens de comprar com você de novo em uma futura ocasião.
Após fechar essa venda, busque manter o relacionamento, esse é o processo de fidelização. Dessa forma sua empresa conta com uma nova futura oportunidade de venda que já conhece seus serviços/produtos. Assim seu setor de marketing irá trabalhar com um contato que já conhece a empresa e conseguirá criar conteúdos próprios para esse cliente. Dessa forma, a equipe de vendas terá em suas mãos um ativo valioso que não necessita de tanto esforço para uma nova compra.
Dicas para união entre marketing e vendas
A principal estratégia adotada pela maioria das empresas é com reuniões periódicas entre as equipes de cada setor, quando se trata da união entre marketing e vendas. Com relatórios e interação entre esses dois times, fica mais fácil atingir as metas e gerar um feedback sobre o trabalho de cada um dos setores em função da estratégia SLA.
O contato constante também deve ser levado em conta quando o assunto é acompanhamento de leads e oportunidades. Desde o momento da conversão até a pós venda, esses dois setores devem estar trocando informações para alcançar os melhores resultados.
Mas e sua empresa, está integrando o setor de marketing e vendas para gerar os melhores resultados? Se a resposta for não e você quiser mudar isso, entre em contato com a Tribuzana Marketing.
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