Site, blogs, e-mails, redes sociais e anúncios pagos são alguns exemplos de ferramentas utilizadas no marketing digital para a hotelaria. Mas para ter bons resultados no mundo digital é importante que as ações sejam pensadas de maneira estratégica, atingindo os clientes no momento certo.
Nesta parte entram os leads e oportunidades, que representam as diferentes etapas na qual os potenciais hóspedes estão. Para cada um deles é necessário pensar em conteúdos que despertem o interesse dos visitantes e os estimulem a chegar na última etapa, que são as reservas.
Durante este artigo você irá entender melhor por que incluir o marketing digital nas suas estratégias e quem são os leads e oportunidades durante esse processo.
Boa leitura!
A importância do marketing digital para hotelaria
Ter uma estratégia de marketing digital para hotelaria só trará benefícios para o seu negócio. Afinal, o mundo online não para de crescer e garantir esse espaço neste ambiente é fundamental para o sucesso do seu resort, hotel ou pousada.
Seguem as principais vantagens de incluir o digital na sua estratégia:
Mais visibilidade para o seu meio de hospedagem
É fácil notar que o mundo está mais online, cada vez mais utilizamos o smartphone no nosso dia a dia, para fazer compras, se relacionar e também organizando a nossa próxima viagem. Isso vai desde a escolha do lugar, pesquisando sobre possíveis destinos, até a reserva do resort, hotel ou pousada.
Logo, os meios de hospedagem que se destacam no mundo digital terão mais chances de serem vistos pelos potenciais hóspedes e como consequência, tendo mais reservas.
Estabelecer um relacionamento com os hóspedes
Com as ferramentas adequadas e uma estratégia de marketing digital para hotelaria é possível criar um relacionamento com as pessoas que estão buscando viajar, os visitantes do seu site e até os hóspedes frequentes.
Um exemplo são os e-mails marketing onde você se comunica diretamente com o seu público, personalizando a comunicação e assim criando uma conexão com ele.
Aumento das reservas diretas
Fazendo as suas próprias ações de marketing online, você pode direcionar o cliente para reservar diretamente com você por meio do motor de reservas do site ou entrando em contato com o setor de reservas através do WhatsApp, por exemplo.
Retirando os intermediários como as OTA’s, você consegue reduzir o custo de aquisição dos hóspedes e aumentar o seu faturamento.
Criar estratégias focadas para o seu público
Outra grande vantagem do marketing digital para hotelaria é a possibilidade de direcionar os seus conteúdos para as necessidades dos clientes naquele momento.
Supondo que uma pessoa chamada Maria está com as férias marcadas para janeiro e deseja curtir esse período com a família na praia. É bem provável que o primeiro tópico que ela irá procurar sejam destinos para curtir o verão. Certo?
Se o seu meio de hospedagem tem um texto de blog sobre esse tema que está em uma das primeiras opções de mecanismos de busca, a Maria já encontrará o seu negócio e conhecerá a sua marca a partir desta simples busca.
Diferente do João, que sabe em qual cidade vai passar as férias e está pesquisando as melhores opções de hospedagem na região. Para ele, um material com a estrutura e serviços disponíveis no hotel é bem mais interessante.
Cada uma dessas pessoas está em uma diferente etapa do processo de compra e deseja um tipo diferente de conteúdo. E é sobre isso que se tratam os leads e as oportunidades que veremos no tópico a seguir.
Qual a diferença entre leads e oportunidades?
Os leads são visitantes que compartilham informações com você em troca de algo de valor. Com essas informações é possível começar um relacionamento com essa pessoa para que futuramente ela se torne um hóspede.
Já as oportunidades são uma evolução do lead, quando a pessoa já consumiu alguns dos seus conteúdos, demonstrou interesse em seu meio de hospedagem e está mais propenso a fazer a reserva.
Tanto os leads, quanto as oportunidades fazem parte do funil de marketing e vendas, que é composto basicamente por 3 etapas: topo, meio e fundo.
Reconhecer em qual etapa a pessoa está dentro do funil irá indicar os materiais de marketing digital para hotelaria que fazem sentido para ele.
O topo é onde estão os visitantes, que necessitam de conteúdos para despertar o interesse em viajar. Os tipos de materiais mais comuns são um e-book com dicas para viajar com crianças, qual a melhor época para viajar, etc.
No meio do funil estão os leads, pessoas que já converteram, ou seja, disponibilizaram para você dados como nome, telefone e e-mail. Nesta fase você apresenta a sua cidade ou até o seu meio de hospedagem, como o caso dos resorts, como a melhor opção para a viagem dele.
Alguns exemplos de materiais para leads são:
- Guia com 10 passeios da cidade XX;
- 10 dicas para ter um fim de semana incrível em XX;
- Saiba tudo que você pode aproveitar durante as suas férias em XX.
Nestes conteúdos é importante acrescentar chamadas e links que levem o lead para a última etapa, o fundo de funil. A ideia é fazer com que esse lead “levante a mão” e peça um atendimento para finalizar a compra com a equipe de reservas do seu negócio.
Neste momento é hora de trabalhar com as oportunidades, pessoas que já decidiram que vão viajar e estão procurando um lugar para se hospedar, por isso ele exige uma atenção extra.
Durante essa etapa é importante destacar os principais diferenciais do seu resort, hotel ou pousada diante dos concorrentes, sanar as principais objeções que possam existir e dar aquele “empurrãozinho” para ele reservar.
Os conteúdos mais utilizados nesta etapa são:
- Motivos para curtir as férias no hotel XX;
- Materiais de divulgação dos próximos pacotes;
- Promoções vigentes e descontos.
Nesta fase a forma de abordar o hóspede na estratégia de marketing digital para hotelaria pode ser mais direta e comercial, indicando para ele onde e como fazer a reserva.
Vale destacar que no decorrer desse processo a sua base de contatos vai afunilando, partindo de um alto fluxo de visitantes no topo, até chegar em uma parcela menor no fundo.
Também nem sempre o processo acontece de forma linear, onde um visitante se torna lead, depois oportunidade e por fim hóspede. Muitas vezes a decisão de compra acontece rapidamente ou demora meses para acontecer.
O importante é estar atento às necessidades do seu público e ter estratégias para lidar com eles em todas as etapas do funil de marketing e vendas.
Agora que você já conhece o valor do marketing digital para hotelaria e o que são leads e oportunidades, é hora de começar a pensar estrategicamente as suas próximas ações de marketing e vendas.
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