Marketing digital para hotelaria: O que são leads e oportunidades 

Site, blogs, e-mails, redes sociais e anúncios pagos são alguns exemplos de ferramentas utilizadas no marketing digital para a hotelaria. Mas para ter bons resultados no mundo digital é importante que as ações sejam pensadas de maneira estratégica, atingindo os clientes no momento certo.  

Nesta parte entram os leads e oportunidades, que representam as diferentes etapas na qual os potenciais hóspedes estão. Para cada um deles é necessário pensar em conteúdos que despertem o interesse dos visitantes e os estimulem a chegar na última etapa, que são as reservas.  

Durante este artigo você irá entender melhor por que incluir o marketing digital nas suas estratégias e quem são os leads e oportunidades durante esse processo.  

Boa leitura!  

A importância do marketing digital para hotelaria  

Ter uma estratégia de marketing digital para hotelaria só trará benefícios para o seu negócio. Afinal, o mundo online não para de crescer e garantir esse espaço neste ambiente é fundamental para o sucesso do seu resort, hotel ou pousada.  

Seguem as principais vantagens de incluir o digital na sua estratégia:  

Mais visibilidade para o seu meio de hospedagem  

É fácil notar que o mundo está mais online, cada vez mais utilizamos o smartphone no nosso dia a dia, para fazer compras, se relacionar e também organizando a nossa próxima viagem. Isso vai desde a escolha do lugar, pesquisando sobre possíveis destinos, até a reserva do resort, hotel ou pousada.   

Logo, os meios de hospedagem que se destacam no mundo digital terão mais chances de serem vistos pelos potenciais hóspedes e como consequência, tendo mais reservas.  

Estabelecer um relacionamento com os hóspedes

Com as ferramentas adequadas e uma estratégia de marketing digital para hotelaria é possível criar um relacionamento com as pessoas que estão buscando viajar, os visitantes do seu site e até os hóspedes frequentes.   

Um exemplo são os e-mails marketing onde você se comunica diretamente com o seu público, personalizando a comunicação e assim criando uma conexão com ele.   

Aumento das reservas diretas  

Fazendo as suas próprias ações de marketing online, você pode direcionar o cliente para reservar diretamente com você por meio do motor de reservas do site ou entrando em contato com o setor de reservas através do WhatsApp, por exemplo.   

Retirando os intermediários como as OTA’s, você consegue reduzir o custo de aquisição dos hóspedes e aumentar o seu faturamento.  

Criar estratégias focadas para o seu público  

Outra grande vantagem do marketing digital para hotelaria é a possibilidade de direcionar os seus conteúdos para as necessidades dos clientes naquele momento.  

Supondo que uma pessoa chamada Maria está com as férias marcadas para janeiro e deseja curtir esse período com a família na praia. É bem provável que o primeiro tópico que ela irá procurar sejam destinos para curtir o verão. Certo?  

Se o seu meio de hospedagem tem um texto de blog sobre esse tema que está em uma das primeiras opções de mecanismos de busca, a Maria já encontrará o seu negócio e conhecerá a sua marca a partir desta simples busca.  

Diferente do João, que sabe em qual cidade vai passar as férias e está pesquisando as melhores opções de hospedagem na região. Para ele, um material com a estrutura e serviços disponíveis no hotel é bem mais interessante.  

Cada uma dessas pessoas está em uma diferente etapa do processo de compra e deseja um tipo diferente de conteúdo. E é sobre isso que se tratam os leads e as oportunidades que veremos no tópico a seguir.  

Qual a diferença entre leads e oportunidades?  

Os leads são visitantes que compartilham informações com você em troca de algo de valor. Com essas informações é possível começar um relacionamento com essa pessoa para que futuramente ela se torne um hóspede.  

Já as oportunidades são uma evolução do lead, quando a pessoa já consumiu alguns dos seus conteúdos, demonstrou interesse em seu meio de hospedagem e está mais propenso a fazer a reserva.   

Tanto os leads, quanto as oportunidades fazem parte do funil de marketing e vendas, que é composto basicamente por 3 etapas: topo, meio e fundo.  

Reconhecer em qual etapa a pessoa está dentro do funil irá indicar os materiais de marketing digital para hotelaria que fazem sentido para ele.  

O topo é onde estão os visitantes, que necessitam de conteúdos para despertar o interesse em viajar. Os tipos de materiais mais comuns são um e-book com dicas para viajar com crianças, qual a melhor época para viajar, etc.  

No meio do funil estão os leads, pessoas que já converteram, ou seja, disponibilizaram para você dados como nome, telefone e e-mail. Nesta fase você apresenta a sua cidade ou até o seu meio de hospedagem, como o caso dos resorts, como a melhor opção para a viagem dele.  

Alguns exemplos de materiais para leads são:  

  • Guia com 10 passeios da cidade XX;  
  • 10 dicas para ter um fim de semana incrível em XX;  
  • Saiba tudo que você pode aproveitar durante as suas férias em XX.  

Nestes conteúdos é importante acrescentar chamadas e links que levem o lead para a última etapa, o fundo de funil. A ideia é fazer com que esse lead “levante a mão” e peça um atendimento para finalizar a compra com a equipe de reservas do seu negócio. 

Neste momento é hora de trabalhar com as oportunidades, pessoas que já decidiram que vão viajar e estão procurando um lugar para se hospedar, por isso ele exige uma atenção extra.  

Durante essa etapa é importante destacar os principais diferenciais do seu resort, hotel ou pousada diante dos concorrentes, sanar as principais objeções que possam existir e dar aquele “empurrãozinho” para ele reservar.  

Os conteúdos mais utilizados nesta etapa são:  

  • Motivos para curtir as férias no hotel XX;  
  • Materiais de divulgação dos próximos pacotes;  
  • Promoções vigentes e descontos.  

Nesta fase a forma de abordar o hóspede na estratégia de marketing digital para hotelaria pode ser mais direta e comercial, indicando para ele onde e como fazer a reserva.  

Vale destacar que no decorrer desse processo a sua base de contatos vai afunilando, partindo de um alto fluxo de visitantes no topo, até chegar em uma parcela menor no fundo.   

Também nem sempre o processo acontece de forma linear, onde um visitante se torna lead, depois oportunidade e por fim hóspede. Muitas vezes a decisão de compra acontece rapidamente ou demora meses para acontecer.  

O importante é estar atento às necessidades do seu público e ter estratégias para lidar com eles em todas as etapas do funil de marketing e vendas.  

Agora que você já conhece o valor do marketing digital para hotelaria e o que são leads e oportunidades, é hora de começar a pensar estrategicamente as suas próximas ações de marketing e vendas.  

E para isso, você pode contar com a Tribuzana!  

Somos uma agência especializada em hotelaria com quase 10 anos de atuação nesse setor e que conhece a realidade dos hoteleiros.  

Solicite um orçamento e comece uma parceria de sucesso no marketing hoteleiro! 

Materiais hoteleiros

Conteúdos recentes

Atrair é se colocar em movimento

Atrair é se colocar em movimento

Na última edição da m+h, falamos muito sobre a "guerra por atenção" que existe no marketing digital atualmente. O ponto que queremos compartilhar com você, é que o grande diferencial de meio de hospedagem que atrai muitos hóspedes e possui clientes fiéis, está no...

É aqui que tudo começa: um papo sobre atração de hóspedes

É aqui que tudo começa: um papo sobre atração de hóspedes

Todo mundo está tentando atrair. Todas as hospedagens querem mais hóspedes e então uma "guerra por atenção" começa. Desde o momento em que o viajante pensa em começar a planejar sua próxima viagem é bombardeado por diversas opções.  E o incrível é: todas dizem...

O guia definitivo de anúncios para hotéis

O guia definitivo de anúncios para hotéis

Quando se trata de fazer anúncios para hotéis, é fundamental entender as diversas ferramentas e canais de publicidade disponíveis. É aí que entram o Google e Meta, dois gigantes da publicidade online que podem ajudar a aumentar a visibilidade do seu meio de...

Se inscreva em uma newsletter feita para a hotelaria!

Receba todos os meses no seu e-mail, repleta de dicas, reflexões e estratégias.

Confira outros conteúdos

Gostou desse conteúdo? Continue aprendendo e melhorando suas estratégias acessando outros conteúdos. Estamos constantemente adicionando novas publicações trazendo sempre estratégias práticas e novidades exclusivas para meios de hospedagem.

Conteúdos educativos
Logo Tribuzana Marketing Hoteleiro

Uma agência especialista em Marketing Hoteleiro com soluções completas para resorts, hotéis e pousadas conquistarem mais reservas diretas!

Tribuzana Marketing Hoteleiro Ltda
25.328.155/0001-82

Nossos serviços

Reserva Relâmpago

Inbound Marketing Standard

Seu site hoteleiro

Conteúdos para site hoteleiro

Análise completa do seu site hoteleiro

Blogposts para hotelaria

Seu hotel no Google

Materiais Gratuitos
Selo RD Station Platinum
Google Partner Selo
Selo Asksuite