Instagram para vendas: 09 dicas para vender mais

Utilizar o Instagram para vendas tem se tornado uma prática cada vez mais recorrente entre empresas. A plataforma evoluiu muito nos últimos anos, tanto em número de empresas com um perfil próprio, quanto em número de usuários gerais. E se tem algo que evoluiu junto foram as estratégias para vender mais pelo Instagram, já que o aplicativo sofreu diversas mudanças e recebeu atualizações que ajudaram ainda mais empresas que querem usar a plataforma para gerar mais vendas. 

Neste artigo você irá conferir as principais dicas para usar o Instagram para vendas e alavancar o seu negócio no ambiente digital. Boa leitura! 

Tenha um perfil profissional

Nossa primeira dica é a fundamental para qualquer um que pensa em utilizar o Instagram para vendas. O seu perfil deve ser profissional e completamente focado para seu negócio. Ter um perfil profissional é essencial para que você crie uma identidade para sua empresa na plataforma, afinal, ele é a base dos seus conteúdos e postagens. 

Desde o avatar do perfil, destaques, sua @, tudo é importante e deve ser pensado com cuidado para que mantenha a identidade do negócio e crie conexão com os seguidores. A bio é outro elemento muito importante do seu perfil, ela deve resumir seu negócio em poucas palavras e conter um link que direcione seu público-alvo a um destino externo que faça parte da sua estratégia. Como o Instagram permite o uso de apenas um link, existem sites como o Linktree que possibilita a adição de diversos links em um mesmo local, deixando sua oferta muito mais completa. 

Quer criar o melhor perfil para hotéis, pousadas e resorts? Então clique aqui e leia nosso artigo com dicas imperdíveis e algumas inspirações. 

Utilize os anúncios quando necessário 

O Instagram Ads é perfeito para estratégias de tráfego e geração de leads a partir da plataforma. Invista em anúncios pagos para divulgar ainda mais os seus produtos para usuários do Instagram que podem ter interesse em comprar com você. 

Mas é claro, tenha cuidado para não perder dinheiro. Tenha claro qual seu público-alvo nessa ação, utilize uma linguagem que vá ao encontro a que ele utiliza, seja criativo e faça anúncios atrativos.  

Uma estratégia prática para começar seus anúncios é utilizar postagens que já possuem um bom engajamento orgânico. Se a postagem já está tendo um bom desempenho com seu público sem precisar divulgar, imagina realizando um investimento? 

Crie uma parceria entre os setores de marketing e vendas e alavanque seus serviços. Leia o artigo: Marketing e vendas: uma parceria para gerar mais vendas. 

Instagram para vendas: Textos menores, imagens melhores 

Tenha em mente que as redes sociais são canais completamente diferentes de outros e que necessitam de conteúdo específicos para obter resultados melhores. Em geral, no Instagram, as legendas nas postagens menores costumam obter melhores taxas de engajamento. 

Nesse tema entramos em duas situações diferentes: A primeira é a empresa onde os produtos/serviços podem ser explorados muito bem de maneira visual, sem tanto complemento de textos longos. E a segunda são os negócios que precisam de um conteúdo mais explicativo, onde é possível utilizar os textos de maneira criativa e sem exageros. 

Vale ressaltar que isso também vale para as imagens. Tente não trazer imagens tão carregadas de conteúdo, para não tirar o foco da foto utilizada em questão. Como é o caso de hotéis, pousadas e resorts, onde o foco são as imagens das acomodações, estrutura do local, serviços e do destino onde está localizado. 

É importante deixar claro que isso não é regra, cada perfil e público tem suas preferências, vai da sua parte fazer alguns testes durante um período específico e veja qual o estilo de publicação que atinge resultados mais satisfatórios. 

Vender pelo Instagram

Instagram para vendas: Use hashtags 

Apesar de todo o misticismo em cima das #, utilizá-las de maneira sábia pode fazer a diferença. Esqueça essa história de utilizar 30 hashtags em suas postagens achando que isso vai fazer com que suas publicações serão mais encontradas, isso até pode ser verdade, mas serão encontradas por pessoas que talvez nem tenham interesse propriamente no seu produto ou serviço. 

Tente manter um número razoável de hashtags que façam suas postagens serem encontradas de maneira mais fácil na aba “explorar”. 

O ponto de atenção nesse caso é o cuidado para não utilizar hashtags que não tenham a ver com seu produto ou serviço, tente se manter apenas com hashtags que façam relação com o que você oferece, tanto as mais específicas, quanto as mais gerais. 

Além disso, você também pode incentivar que seus clientes utilizem uma # que você mesmo criou para aumentar o número de buscas e acessos nessa hashtag. 

Quer saber como melhorar a sua reputação online? Leia nosso artigo completo: Reputação online: importância das avaliações para hotelaria. 

Diferentes tipos de conteúdo em apenas um canal 

Se você pretende utilizar o Instagram para vendas, saiba que uma das principais maneiras de utilizar as estratégias de marketing e vendas é por meio de conteúdo que ajude seus seguidores, apresente seu produto/serviço, traga as vantagens e motivos de comprar com você. 

E se tratando de diferentes tipos de conteúdo, o Instagram é bastante diversificado. Reels, IGTV, lives, stories e feed com imagens, carrosséis ou vídeos, essa é uma das redes sociais com mais formatos diferentes de conteúdos e que podem ser explorados de diversas maneiras. 

O seu objetivo é trabalhar com os formatos que o seu público mais consome, já que não adianta investir em reels se sua persona não consome esse formato. E diversificar a mesma temática, em estilos diferentes pelos diversos formatos. 

Por exemplo, você trabalha com serviço de pintura e criou um perfil profissional onde seu objetivo é além de divulgar seu serviço, trabalhar com conteúdo que seja útil para seu público. Você pode produzir vídeos dando dicas de pintura, e usar o mesmo tema em carrosséis para o feed. Além de utilizar fotos para publicar seus trabalhos e criar um portifólio no feed e pelos stories através dos destaques. 

Outro formato de conteúdo que vem sendo muito utilizado é a lista vip. Esta estratégia consiste em criar uma lista de melhores amigos, função própria do Instagram, para publicar conteúdos exclusivos para esse público. Ela pode ser utilizada tanto de maneira gratuita, quanto cobrando o acesso no close friends, mas é necessário ficar atendo caso você queira vender o acesso, esse ponto é bastante delicado e precisa ser pensado com cuidado. 

O marketing de influência pode ajudar 

Quando falamos em marketing de influência, não necessariamente estamos falando sobre contratar um influenciador famoso para falar e fazer anúncios sobre seus serviços e produtos. Trabalhar com comentários nas suas postagens de pessoas que já compraram com você e conhecem a qualidade dos seus serviços também é uma ótima forma de influenciar outros usuários a comprar com você. 

Mas é claro que essa não é a única maneira, são diversas as opções para influenciar um seguidor de que seu produto/serviço é o ideal para ele. Quer um ótimo exemplo? Os #TBTs. 

Ao publicar um tbt, você, além de mostrar que outras pessoas compraram com você e saíram satisfeitas, acaba influenciando outros usuários da plataforma de que você é uma opção de compra.  

Sem falar que essa estratégia também serve para se relacionar com clientes. Se o serviço que você presta, ou produto que vende não é duradouro, como um corte de cabelo, que é preciso fazer de tempos em tempos, você acaba lembrando o cliente em questão do tbt de que já está na hora de cortar o cabelo novamente. 

E se você preferir ou tiver condições, trabalhar propriamente como influenciadores digitais é uma boa escolha. Para negócios locais, os Microinfluenciadores são os mais recomendados, tanto por fornecerem serviços mais em conta, quanto por engajarem com um público mais fiel e nichado.  

Nesse ponto é possível enviar amostras do produto ou proporcionar uma experiência com seus serviços para que o influenciador gere conteúdo e divulgue sua empresa para um público novo. 

Instagram para vendas

Chamadas nas imagens para captar atenção 

Como já dissemos, é importante trabalhar com imagens mais limpas para aumentar a entregabilidade das postagens e utilizar o Instagram para vendas, mas nada o impede de usar chamadas em algumas imagens também para atrair clientes

O importante é dosar quantas imagens terão texto e quantas serão publicadas limpas. 

Vale ressaltar que essas chamadas devem ser curtas e induzir o leitor a uma ação. Por exemplo, vai fazer uma postagem em estilo carrossel? Inclua um arraste para o lado nas imagens e ao final peça o like e um comentário. Vai da sua criatividade criar essas chamadas para melhorar o engajamento das postagens. 

Os gatilhos mentais são ótimos para serem utilizados nesse caso. Use com sabedoria um gatilho que faça com que o público realize a ação desejada despertando o interesse. 

Tenha recorrência na plataforma 

Talvez essa seja uma das principais dicas de hoje. Não adianta fazer uma publicação a cada 30 dias e esperar que isso dê resultado positivo. Em geral, quanto maior a sua recorrência nas postagens melhor.  

É claro que cada nicho ou negócio tem um número aproximado de quantas publicações devem ser feitas, mas a sua missão aqui é fazer testes e mensurar qual formato obteve melhores resultados. Talvez o ideal para sua empresa seja uma postagem diária, talvez uma a cada dois dias, é difícil medir isso sem realizar testes. 

Instagram para vendas: Interação é essencial 

Por último, mas não menos importante, a interação. Se você nos acompanha, sabe que tocamos nesse assunto com frequência. As redes sociais como o Instagram só recebem esse nome por um motivo, elas são feitas para socializar e interagir. 

Empresas que utilizam o Instagram para vendas devem estar ciente de que um feed organizado não é o suficiente. É preciso interagir com o público com frequência, e nesse quesito, o Instagram possuí diversas ferramentas diferentes. 

Enquetes, perguntas, testes contagem regressiva, podem e devem ser utilizadas com sabedoria para manter o relacionamento com o cliente de maneira criativa e diferenciada. Além disso, os exemplos das enquetes e perguntas não servem apenas para interação, visando que são importantes também para conhecer mais sobre a preferência do seu público. 

O que você deve ter em mente é que quase ninguém entra no Instagram para comprar, mas sim para consumir algum conteúdo e interagir com outras pessoas, leve isso em consideração e evite excesso de postagens apelativas para não gerar o efeito “panfletagem”. 

Agora que você já sabe como utilizar o Instagram para vendas e com nossas dicas valiosas, entre em contato com a Tribuzana Marketing e conte com o auxílio de verdadeiros especialistas em marketing e vendas. 

Fale conosco agora mesmo e faça sua empresa crescer ainda mais no ambiente digital com a ajuda de uma equipe experiente em utilizar estratégias de marketing digital e vendas. 

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