Guias de viagem são ótimas ferramentas para organizar as férias perfeitas, mas você sabia que eles também podem trazer um benefício valioso para os meios de hospedagem que os produzem? A geração de novos leads.
A partir desses materiais, você consegue coletar dados e informações sobre seu público e crescer a base de contatos de seu resort, hotel ou pousada.
Quer saber como implementar essa estratégia em seu negócio? Pode deixar que vamos contar tudo a seguir! Boa leitura.
Geração de leads: Qual a importância?
Para quem não está por dentro dos termos do marketing digital, os leads nada mais são do que contatos da sua base. É para seus leads que enviará e-mails marketing com ofertas, conteúdos exclusivos, entre outras ações específicas para esse público.
Para entender mais sobre essa estratégia, é preciso compreender como funciona um funil de vendas, que inclusive temos um artigo específico sobre que você pode ler clicando aqui. Feita essa leitura, saiba que para converter visitantes em leads, é preciso ter algumas informações vitais, como nome e endereço de e-mail, e outras complementares que te ajudarão a entender esse novo lead, como idade, profissão e intenção da viagem, que irão variar de acordo com sua estratégia.
Coletando esses dados, você terá uma base de leads rica, onde a partir daí será necessário manter o relacionamento e preparar cada contato para o momento da venda, ou no caso, para reservar com seu meio de hospedagem.
Guias de viagem: Quais os formatos que devo investir
Bom… agora você já sabe o porquê gerar novos leads, mas como coletar esses dados? É aí que entram em ação nossos guias de viagem! Digamos que esses materiais são a recompensa que o futuro cliente irá receber por compartilhar as informações dele com você.
Será necessário divulgar landing pages, onde os visitantes irão preencher um formulário com campos personalizados e programados por seu time, em troca de adquirir um guia que o ajudará a organizar as férias.
Toda a divulgação é feita em cima dos benefícios que cada material rico desses trará para o futuro viajante, por artigos de blog, redes sociais e anúncios pagos. Mas será que você conhece os principais formatos de guias de viagem para já começar a planejar seu primeiro conteúdo? Confira a seguir:
Checklists: Simples, práticos e eficientes
Os checklists são os mais básicos entre esse formato de material. Eles podem ser produzidos de maneira prática, com listas simples que ajudarão os viajantes a se prepararem para viajar em breve.
Um ótimo exemplo de checklist para montar um guia de viagem pode ser: “Checklist – Todos os itens que você não pode esquecer ao organizar as bagagens”. Onde você irá deixar pronto a lista para que seu lead tenha acesso a ela e se organize com maior facilidade, em troca, é claro, dos dados que citamos anteriormente.
Infográficos: Uma ótima forma de investir em guias de viagem
Infográficos são ótimos para agrupar um conteúdo rico em apenas uma página, eles podem ser feitos tanto na vertical, quanto na horizontal, onde você irá trabalhar diferentes temas que incentivem os leitores a viajar. Além disso, nos infográficos, o apelo visual se faz mais do que necessário, por isso, não esqueça de valorizar o material com lindas imagens.
Por exemplo: “Mapa de passeios para curtir em suas férias”. Esse é um exemplo bastante básico, vai de sua criatividade pensar em temas e abordagens que sejam do interesse do seu público.
E-books: Conteúdos mais densos e ricos
Talvez esse seja o formato mais conhecido de guias de viagem. Os eBooks são ótimos para agrupar uma grande quantidade de conteúdo, sempre dividindo em diferentes páginas. Quem está pensando em fazer um guia de viagem completo para seus seguidores, deve considerar os eBooks como opções viáveis, já que eles são muito bem aceitos pelo mercado.
Um bom eBook pode contar com diversas camadas de conteúdo, contando desde a história do seu destino, até a listagem de tudo o que tem disponível para que o viajante aproveite as férias.
Utilize o seu destino nos guias de viagem
Como bem deu para perceber, por mais que temos alguns formatos principais para seus materiais ricos, o que irá variar bastante é a temática e sua criatividade na construção de cada um. O destino em que você está localizado é uma ótima maneira de começar!
Procure sempre explorar os atrativos, passeios e pontos turísticos que mais chamam atenção de seus hóspedes, e traga isso para dentro de seus guias de viagem, sempre com diferentes abordagens. Pesquise referências de como seus concorrentes estão utilizando os guias de viagem para gerar leads e adapte para a sua realidade e seu destino.
Se em sua cidade a prática de esportes radicais é o atrativo mais procurado, explore isso ao máximo para oferecer aos seus seguidores um material completo que os ajude a organizar as férias com esportes incríveis.
E depois que eu gerar leads, o que faço?
Agora você já sabe o que é um lead, para que ele serve e como gerar eles com guias de viagem, ok? Mas e depois disso, o que eu faço com esses novos leads? Agora vem uma etapa fundamental no Inbound Marketing Hoteleiro: o relacionamento com o cliente!
Depois de atrair leads, é preciso se relacionar com eles para que se tornem oportunidades de vendas e, consequentemente, hóspedes. Para isso, você precisa pensar em estratégias de marketing de conteúdo através de um planejamento de marketing completo.
Lembre-se, nessa etapa o seu foco é manter o relacionamento, por isso, abordagens comerciais precisam ser muito bem pensadas para serem introduzidas no momento certo, quando seu lead está pronto para comprar.
Para que todas essas ações e processos sejam implantadas em seu meio de hospedagem, você precisa contar com o auxílio de especialistas em marketing hoteleiro, e quem seria melhor para isso do que a Tribuzana?
Atuamos atendendo resorts, hotéis e pousadas há quase 10 anos, e ao longo dessa jornada desenvolvemos uma metodologia própria de trabalho, com estratégias próprias para a hotelaria. Solicite um orçamento conosco e dê o primeiro passo para ter uma equipe de especialistas ao seu lado em busca de seus próximos objetivos.