Quer sair na frente dos seus concorrentes por meio dos anúncios pagos? Então precisa levar em conta utilizar o Google Hotel Ads, ferramenta criada pelo tio Google para que os resorts, hotéis e pousadas alcancem os melhores resultados no tráfego pago.
São diversas as vantagens de utilizar essa estratégia, entre elas o aumento nas reservas diretas, objeto de desejo de muitos hoteleiros.
Fique por dentro de todas as funcionalidades e benefícios dessa ferramenta nesse artigo completo para investir em marketing hoteleiro de maneira inteligente e obter os resultados que você almeja.
Boa leitura!
O que é o Google Hotel Ads?
O Google Hotel Ads é uma maneira diferente de veicular os anúncios pagos de resorts, hotéis e pousadas. Essa ferramenta foi pensada para atingir os possíveis clientes de maneira segmentada, proporcionando resultados mais satisfatórios, de acordo com os objetivos de cada empresa.
Com essa ferramenta, é possível que meios de hospedagem coloquem seus anúncios no topo das buscas do Google ou do próprio Google Maps, alcançando mais tráfego direto para seu site e sistemas de reservas.
Se você está se perguntando como isso impacta seu negócio, saiba que, segundo o próprio Google, a página de pesquisas e o Maps atingiram mais de 1 bilhão de usuários. Um número que deixa bem claro o poder de alcance dessa ferramenta.
Vantagens de utilizar o Google Hotel Ads
De antemão, vale destacar que somente quem anuncia pelo Hotel Ads aparece no Google Maps, proporcionando chances de venda dentro dessa plataforma. Ou seja, um grande diferencial para seu meio de hospedagem, já que chega com exclusividade por esse canal para oportunidades reais de venda.
É claro que uma das principais vantagens de investir em Ads é aumentar a visibilidade do seu negócio e chegar até um público que talvez ainda não o conheça, e por meio dessa ferramenta, isso é completamente possível.
Além de aumentar a visibilidade, você ainda pode destacar para os usuários que chegaram até o seu anúncio os pontos principais do seu meio de hospedagem, como café da manhã, wi-fi gratuito, estacionamento e monitoria infantil, por exemplo. Coisa que não é possível com os anúncios padrões do Google.
Ah, e isso que nem falamos ainda das taxas que são consideradas 70% maiores para que o usuário chegue até seu site, aumentando o tráfego direto, e 30% maior para reservas diretas pelo seu motor.
Como ele funciona na prática
Quando pensamos no Google Hotel Ads, é preciso ter em mente que ele funciona como uma verdadeira vitrine virtual exclusiva para meios de hospedagem, onde aparecerão somente as empresas que atendem a pesquisa feita pelo usuário.
Isso significa que ele funciona de maneira segmentada de acordo com a pesquisa feita, e expõe as melhores opções para o possível viajante, dando notoriedade para todos que estão investindo por meio do Hotel Ads.
Além disso, um grande diferencial dessa plataforma é incluir links diretos para o site do meio de hospedagem de cada anúncio em questão e para o motor de reservas, o que garante uma taxa maior de acessos e, consequentemente, de reservas feita por esse canal. Dessa forma, diminuindo as comissões pagas para terceiros.
E por falar nisso, outra exclusividade do Google Hotel Ads é dar destaque para o site oficial do hotel, e subsequentemente para OTA’s, como Booking, Expedia etc… Ou seja, você sai na frente dos concorrentes que ainda não utilizam essa ferramenta de marketing digital, e ganha destaque sobre as OTA’s.
Estratégias de lances próprias do Google Hotel Ads
As estratégias de lances são parte fundamental para o meio de hospedagem que está pesquisando e pensando sobre investir nessa ferramenta do Google. Os lances são responsáveis por impactar diretamente na visibilidade, aumentar a taxa de cliques e, consequentemente, a conversão.
Esses lances funcionam de acordo com a meta definida dentro da própria plataforma para otimizar ao máximo a eficácia dos seus anúncios, e podem ser divididos em 3 forma no Google Hotel Ads:
Custo por clique (CPC)
O primeiro tipo de lance é o “Custo por clique”. Com ele, você estipula um valor máximo para cada clique que seu anúncio receber, deixando tudo planejado antes da ativação e tendo em mente os valores a serem investidos dentro da plataforma.
Vale deixar claro que o próprio Google alerta que essa estratégia não é recomendada para ser utilizada sozinha, pois limita muito o investimento e os resultados posteriores. Por isso, o mais aconselhável é integrá-lo a outras campanhas com diferentes lances.
Custo por clique otimizado (eCPC)
No Custo por clique otimizado, os valores são ajustados automaticamente de acordo com multiplicadores programados previamente. Essa estratégia permite que você controle os lances manualmente para que o próprio sistema altere de forma automática o valor das conversões.
Eles são mais aconselhados para parceiros que priorizam que suas campanhas se ajustem automaticamente de acordo com o desempenho em cada segmentação feita.
Comissões
Como o próprio nome sugere, nessa modalidade de lance, é possível definir uma comissão conforme a estadia do hóspede. Dessa forma, o pagamento é feito somente após a hospedagem, ou seja, depois do check-out, o que garante o fluxo de receita ao longo das campanhas ativas.
O ponto para ficar atento nesse caso é o mínimo de 10 conversões semanais em cada campanha que é exigido pelo Google para manter as ações a todo vapor.
Quero conectar meu meio de hospedagem, como fazer?
Para que seu resort, hotel ou pousada faça o uso do Google Hotel Ads é muito simples! É preciso fazer o cadastro e estabelecer a conexão entre essa plataforma e o mecanismo de reserva do seu meio de hospedagem seguindo o passo a passo estabelecido na ferramenta.
Assim que seu a conexão for estabelecida, você receberá uma notificação na conta do Google Ads para confirmar o uso dessa funcionalidade exclusiva. Após aceitar a conexão, seu login já está pronto para a criação de campanhas dentro do Hotel Ads.
Mas antes, lembre-se que é mais do que necessário que seu site e motor de reservas estejam preparados para receber novos visitantes. Faça uma análise geral de toda a experiência que os usuários terão ao entrar no site até fechar a reserva no motor.
Assim, você garante que esses novos visitantes tenham todo o caminho, desde o anúncio até o sistema de reservas diretas, bem claro e alinhado.
Como criar minha primeira campanha pelo Hotel Ads?
Certo, o primeiro passo é fazer o login na sua conta de Google Hotel Ads e acessar a aba “campanhas”, após isso, clique no ícone de “+”, onde vai escolher a opção “criar uma campanha sem meta”, para começar na plataforma.
Nesse momento, escolha a opção “hotel”, para contar com as funcionalidades do Hotel Ads, essa opção irá aparecer somente se você já tiver conectado sua conta do Google Ads com o Hotel Ads.
Daí em diante, você definirá o limite de gastos da sua primeira campanha, qual a estratégia de lances que utilizará (CPC, eCPC ou Comissões), meta e modificadores dos lances, segmentação geográfica e tags de rastreamento.
Login em sua conta > Aba “campanhas” > Ícone “+” > “Criar uma campanha sem meta” > Opção Hotel > Configurações de sua primeira campanha > Publicação.
O “último passo”, é fazer a publicação de sua campanha, mas não se esqueça que o trabalho não acaba por aí! Faça sempre um acompanhamento intensivo de como está desempenhando seus Ads, dessa forma conseguirá encontrar possíveis falhas que podem ser otimizadas, assim, evitará prejuízos e gastos desnecessários.
Se ficou com alguma dúvida, você pode acessar a página do próprio Google sobre as campanhas de Hotel Ads e saber mais sobre essa ferramenta, basta clicar aqui.
Perguntas Frequentes
Confira algumas dúvidas comuns sobre o Google Hotel Ads no Brasil e que podem te ajudar a compreender melhor este serviço.
O que é o Google Hotel Ads?
É uma maneira dos meios de hospedagem utilizarem os anúncios pagos de forma segmentada, alcançando com mais facilidade o topo das buscas do Google e do Google Maps e direcionando os hóspedes para o seu site e sistema de reservas.
Por que utilizar o Google Hotel Ads?
Ele aumenta a visibilidade do seu meio de hospedagem, destaca os serviços do seu negócio como café da manha, espaço kids e estacionamento, aumenta do tráfego direto gerando mais vendas pelo seu sistema de reservas online. Também, apenas quem anuncia pelo Google Hotel Ads tem a chance de comercializar as reservas dentro do Google Maps.
Como o Google Hotel Ads funciona?
Ele é como uma vitrine virtual exclusiva para meios de hospedagem que funciona de maneira segmentada, ou seja, só vai aparecer para usuários que estejam procurando estabelecimentos com a estrutura e serviços do seu meio de hospedagem. O grande diferencial da plataforma são os links diretos para o motor de reservas, que garantem maiores acessos e consequentemente mais reservas.
Como são as estratégias de lances do Google Hotel Ads?
Os lances impactam diretamente na visibilidade, aumento da taxa de cliques e consequentemente na conversão. Eles funcionam de acordo com a meta definida dento do próprio Google Hotel Ads para otimizar ao máximo a eficácia dos anúncios e são divididos em três formas: custo por clique (CPC), custo por clique otimizado (eCPC) e comissões.
Como faço para começar a utilizar o Google Hotel Ads?
Para iniciar as campanhas no Google Hotel Ads é preciso cumprir alguns pré-requisitos. No momento menos de 1.000 meios de hospedagem estão habilitados a utilizar o serviço no Brasil, então quem começar as campanhas agora, sairá na frente dos concorrentes e alcançará os melhores resultados. Temos um serviço de verificação gratuito para você saber se o seu resort, hotel ou pousada está habilitado. Clique aqui e confira.
Quer começar a investir no Google Hotel Ads de maneira estratégica? Então você precisa solicitar um orçamento conosco. Nossos clientes e parceiros já estão com diversas campanhas ativas por meio dessa ferramenta, e temos certeza que você não quer ficar para trás.
Por falar nisso, a Tribuzana Marketing Hoteleiro é uma agência especializada em atender meios de hospedagem que estão em busca de resultados reais que impactam o dia a dia da operação de um resort, hotel ou pousada.