Ter uma estratégia de vendas é essencial para o crescimento de seu resort, hotel ou pousada. Já que as reservas diretas são ótimas para meios de hospedagem que pretendem se desvincular (completa ou parcialmente) das OTA’s e obter um espaço mais sólido e independente nos meios virtuais.
Neste post você confere quais são as principais estratégias que devem ser adotadas por sua empresa para aumentar o número de reservas diretas no seu meio de hospedagem.
Leia também nosso outro post sobre: Convencer e vender: estratégias para quebra de objeções na hotelaria.
Tenha um site atrativo
Seu site deve ser o mais atrativo possível, isso é indispensável quando falamos de estratégia de vendas. Pense com cuidado no design do site e na otimização para todas as plataformas. Assim, além de proporcionar uma experiência melhor ao entrar em seu website, você também faz com que ele seja mais efetivo.
Todas as informações em sua plataforma devem ser relevantes e claras, para que o visitante de seu site não saia dele com nenhuma dúvida. Outro fator que não pode faltar são as fotos, é importante disponibilizar imagens das acomodações e das áreas comuns do resort, hotel ou pousada para que o cliente saiba exatamente como ele é.
Não esqueça dos dispositivos móveis
De acordo com o Google/Ipsos Connect, o número de viajantes móveis que completam reservas após pesquisas em smartphones aumentou significativamente, atingindo 79% nos últimos anos. O OneHourProfessor também observa que a indústria de viagens tem visto uma mudança substancial, com 56% do tráfego de sites de viagens vindo de dispositivos móveis em 2021.
Esta tendência reforça a necessidade de meios de hospedagem otimizarem seus sites e estratégias de marketing para dispositivos móveis a fim de capturar efetivamente potenciais clientes.
Não é novidade que os dispositivos móveis estão cada vez mais sendo utilizados, muitas vezes até mesmo substituindo os computadores. Ou seja, ter um site que não é responsivo para os smartphones e outros aparelhos será prejudicial para suas reservas diretas.
Da mesma forma que a otimização para computadores é feita, invista tempo e recursos para otimizar seu site e sistema de reservas para os aparelhos móveis. Jamais esqueça de fazer a otimização para os dispositivos móveis. Grande parte das pessoas que planejam suas viagens fazem pesquisas pelo celular, por isso, estar preparado para receber esse público em seu site é imprescindível.
Estratégia de vendas: Invista em um sistema de reservas diretas
O seu sistema de reservas é a chave para aumentar as reservas diretas do seu meio de hospedagem. Ou seja, com essa ferramenta, um cliente consegue fazer uma reserva em seu meio de hospedagem diretamente pelo seu site, sem depender das OTA’s.
A grande vantagem nesse caso é que todas as reservas diretas que são efetuadas pelo seu sistema próprio, têm o lucro totalmente destinados a você. Por isso, não é necessário pagar comissões, como ocorre com as OTA’s.
Uma dica importante em relação ao seu sistema de reservas é manter as informações disponíveis sempre atualizadas. Essa dica também vale para as imagens, caso ocorra alguma alteração na estrutura ou aconteça alguma reforma, atualize as imagens disponíveis.
Produza conteúdo otimizado para engajamento
Ter um conteúdo pensado no engajamento é fundamental para diversas ações no seu site e blog. E que tal utilizar isso para trazer seus leitores para o sistema de reservas?
Utilize os chamados CTA’s ou “chamadas para ação” em seu conteúdo para direcionar o seu leitor/hóspede diretamente para o sistema de reservas, ou outras páginas que levem o visitante a conhecer mais de sua empresa, isso pode gerar interesse de se hospedar em seu resort, hotel ou pousada. Utilizando de maneira correta as chamadas para ação, um leitor pode se transformar em um cliente em apenas alguns cliques. Lógico que essa transformação não acontece com 100% dos leitores, mas é uma ótima estratégia quando falamos em engajamento.
Com o marketing de conteúdo você pode escrever sobre diversos temas que estejam de acordo com sua realidade e que acabará sendo útil para seu futuro hóspede. Ou seja, escreva sobre seu meio de hospedagem! A cidade em que você está situado e os atrativos que estão perto de sua empresa, assim além de tirar as dúvidas do seu público, você também apresenta seu resort, hotel ou pousada.
Outros canais muito eficientes para o engajamento de visitantes são as redes sociais. Com elas você consegue inovar e experimentar outras formas de conteúdo que seu blog não permite, como vídeos e pesquisas. Manter-se atualizado em relação a estratégias de conteúdo para redes sociais é algo vital para o sucesso de suas campanhas.
Invista em tráfego pago para sua estratégia de vendas
Assim como o tráfego orgânico, o tráfego pago também tem uma importância crucial para divulgar seu site e, consequentemente, gerar mais oportunidades para reservas diretas. Investir em anúncios pagos nas principais plataformas digitais, como Google Ads e Meta Ads (anúncios no Facebook e Instagram), é uma estratégia poderosa para alcançar resultados rápidos e eficazes.
Google Ads
Utilizar o Google Ads permite que seu meio de hospedagem apareça nas primeiras posições dos resultados de pesquisa quando os usuários buscam por termos relacionados ao seu negócio. Com anúncios direcionados e palavras-chave bem escolhidas, você pode atrair visitantes qualificados que estão ativamente procurando por hospedagem. Além disso, a rede de Display do Google permite que seus anúncios sejam exibidos em sites parceiros, aumentando ainda mais sua visibilidade.
Meta Ads (Facebook e Instagram)
As plataformas do Facebook e Instagram oferecem ferramentas robustas para segmentar seu público com base em interesses, comportamentos e dados demográficos. Isso significa que você pode criar campanhas altamente segmentadas que atingem pessoas mais propensas a se interessarem pelo seu hotel. Além disso, com anúncios visuais e envolventes, você pode mostrar o charme e as comodidades únicas do seu meio de hospedagem, incentivando reservas diretas.
Investir em anúncios pagos nas plataformas digitais é extremamente útil quando você precisa de resultados mais imediatos. Com essas estratégias, você não só aumenta o tráfego do seu site, mas também fortalece sua “reputação” nos meios digitais. Anúncios bem-executados aumentam a visibilidade da sua marca e a confiança dos usuários, facilitando o processo de decisão e incentivando as reservas.
Além disso, as plataformas de anúncios oferecem métricas detalhadas que permitem monitorar o desempenho de suas campanhas em tempo real. Isso possibilita ajustes rápidos para otimizar seus conteúdos e maximizar o retorno sobre o investimento (ROI). Com a análise de dados, você pode identificar quais estratégias funcionam melhor e focar seus recursos nas campanhas mais eficazes.
Utilize corretamente cada canal digital
Essa dica é muito valiosa para quem já está presente em diversas plataformas digitais. É muito importante que você saiba como utilizar corretamente cada uma das plataformas online. Isso quer dizer que não basta criar uma conta no Instagram ou Facebook e deixar elas lá paradas, ou ter uma lista de contatos de e-mail e mandar conteúdos irrelevantes para sua lista.
Saiba a maneira específica de utilizar cada canal. E nesse caso, fazer uso constante de suas redes sociais, blog e e-mail para divulgar seus conteúdos e com isso levar os visitantes para seu site e sistema de reservas diretas é essencial.
Todas essas ações vão demandar um planejamento, logo depois começa a criação de conteúdo que deve ser toda pensada para seu público. É importante lembrar que você deve seguir um Calendário de Marketing Hoteleiro, pense estrategicamente em todos os conteúdos publicados para realmente gerar valor para seu potencial lead.
Faça automação de marketing
O processo de automação de marketing é essencial para o contato e a comunicação com seus hóspedes. Com ele, é possível segmentar todos os seus clientes em diversos grupos e enviar conteúdo personalizado para cada grupo que você segmentou.
Essa automação de conteúdo ajuda a preparar alguns leads que ainda não estão prontos para a compra e aumenta a eficiência do seu funil de vendas. É importante considerar que os dados mostram que 95% do público não está pronto para comprar de imediato, e apenas 5% estão no momento da decisão de compra.
O grande benefício de automatizar o marketing é o aumento da taxa de conversão. Geralmente, leads que recebem mais preparo e nutrição costumam ter mais sucesso com o processo de compras diretas.
Aproveite o conteúdo que seus clientes produzem
Assim como você, seus clientes também são grandes produtores de conteúdo. E por que desperdiçar esses conteúdos se você pode utilizá-los ao seu favor?
Você pode, e deve, utilizar e divulgar os comentários, experiências e avaliações que seus hóspedes publicam na internet sobre o seu meio de hospedagem.
Só para termos uma base, segundo uma pesquisa do próprio Tripadvisor, mais de 80% dos usuários da plataforma, leem pelo menos 6 avaliações antes de escolher um hotel ou pousada para se hospedar. Seguindo essa mesma pesquisa, o site ainda afirma que dois entre três usuários preferem as avaliações quando a gerência as responde.
Ou seja, além da vantagem clara que seu negócio tem ao utilizar essas avaliações online, também é bastante importante respondê-las como parte de sua estratégia de vendas.
Invista nos pacotes e promoções como estratégia de vendas
Você pode utilizar seus pacotes promocionais para os clientes que estão na sua lista de contatos de e-mail. Divulgue suas promoções para sua base de contatos para que haja o processo de fidelização, para possíveis novos clientes que já conhecem sua empresa, e para aqueles que ainda não a conhecem. Utilize essas divulgações de pacotes e promoções com sucesso em momentos de baixa demanda, quando não há uma procura muito alta pela atividade hoteleira.
Aproveite que esse hóspede já sabe que sua estrutura e seus serviços têm muitas qualidades, e ofereça para ele um pacote promocional ou quem sabe uma bonificação para a próxima visita dele a cidade em que você está situado. Essa estratégia garante que seu marketing tenha uma taxa maior de conversão.
Ainda assim, é importante considerar a divulgação dos pacotes e das promoções para possíveis hóspedes como parte de sua estratégia de vendas. Com isso você pode alcançar novos clientes que talvez já conhecessem a empresa, mas nunca se hospedaram.
Divulgue os atrativos que sua cidade possui
Os atrativos turísticos de sua cidade são a chave para seus conteúdos. Divulgar o que a cidade tem a oferecer é fundamental para que seus leitores se interessem pelo destino turístico. Esse interesse pelo destino em que você está inserido levará os visitantes a procurarem opções de hospedagem, entre elas você será facilmente encontrado já que promoveu tanto conteúdo.
Dentre eles, você pode inovar e fugir um pouco dos textos. Os vídeos são perfeitos para divulgar atrativos turísticos, já que com eles você diversifica um pouco seus conteúdos e quem sabe acaba atraindo um público diferente de outros canais.
Quer saber mais sobre como aumentar as vendas em seu meio de hospedagem? Confira alguns de nossos blogposts:
- 14 dicas de marketing hoteleiro
- Calendário de Marketing Hoteleiro da Tribuzana: o seu aliado nas vendas
- Como os atrativos turísticos da sua cidade podem melhorar suas vendas
Agora você já sabe montar uma estratégia de vendas para aumentar as reservas diretas no seu meio de hospedagem, conte com a Tribuzana Marketing Hoteleiro. Garanta o auxílio de especialistas no segmento e alcançar os melhores resultados em seu negócio.