Na hora de desenvolver uma campanha de marketing hoteleiro que realmente traga resultados positivos ao seu meio de hospedagem, é natural surgirem algumas dúvidas. Afinal, trata-se de um investimento com o objetivo de aumentar as reservas diretas e alcançar retornos significativos.
Mas não se preocupe! Estamos aqui para te ajudar a esclarecer essas dúvidas e garantir que sua campanha seja um sucesso, sem frustrações ou baixos rendimentos para o seu negócio.
Ao divulgar seu hotel e estabelecer um relacionamento com seu público, é fundamental seguir as dicas de quem entende do assunto. Neste artigo, preparamos uma seleção de dicas imperdíveis que não podem ficar de fora do seu planejamento de campanha de marketing hoteleiro.
Quer fazer campanhas melhores e mais rentáveis? Não perca tempo e embarque conosco nesta leitura. Vamos lá!
Importância de uma campanha de marketing hoteleiro
Antes de mais nada, gostaríamos de lembrar da importância de uma campanha de marketing para o seu meio de hospedagem, pois, como já citamos aqui, é possível aumentar as suas vendas através de reservas diretas, sem depender de OTAs.
Mas você deve estar se perguntando: “Não é só criar o pacote e divulgar nas redes sociais?”. E infelizmente nada é tão simples quanto parece.
Pense com a gente, você não é o único hoteleiro que deseja atrair clientes através de divulgações, certo? Existem muitos outros que todos os dias tentam fazer o mesmo e que, provavelmente, tem esse mesmo pensamento que o seu.
Agora, como fazer para se destacar de toda essa concorrência que está “gritando” por atenção ao mesmo tempo, anunciando preços e promoções para chamar a atenção dos hóspedes?
E é nessa hora que você precisa pensar no valor do seu meio de hospedagem, o que te diferencia deles e o que você pode agregar ao seu hóspede, já que tudo o que ele deseja é sentir que você está preocupado em mostrar que ele é especial para você.
Nesse momento, é fundamental criar um relacionamento saudável e próximo com esse cliente, fazendo com que o seu hotel se destaque do jeito certo, sem o desespero do “Vender! Vender! Vender!”. Nós sabemos que esse é um dos seus objetivos, mas criar uma relação apenas baseada em compra e venda, não é saudável para o seu negócio.
Sendo assim, por mais que pareça extremamente tentador colocar um grande desconto e publicar nas suas redes sociais, uma campanha de marketing hoteleiro de sucesso vai muito além disso!
Antecipação é a base do sucesso
Bom, agora que você já entendeu bem qual a importância de uma campanha de marketing hoteleiro bem pensada, é hora de começar pela dica número um: a antecipação!
Falamos direto sobre esse assunto por aqui, mas nunca é demais relembrar que antecipar uma campanha é um dos principais passos para alcançar resultados incríveis no pacote ou oferta que você está divulgando.
A antecipação permitirá que você esteja um passo à frente, preparado para cada etapa da sua campanha de marketing hoteleiro. Além disso, ela oferece a oportunidade de fazer ajustes e otimizações, garantindo que sua mensagem alcance o público certo, no momento certo.
Para isso, pense nas datas, no caminho a ser percorrido, as ações e estratégias que precisa desenvolver para a sua campanha com pelo menos 30 dias de antecedência. Assim, você aproveita para aperfeiçoar ela ao longo do caminho, e se certificar de que tudo está andando conforme o planejado.
Oferta atrativa sempre!
É nesse momento que você precisa estruturar uma oferta que realmente seja vantajosa para o seu hóspede, considerando seus diferenciais, serviços adicionais e o planejamento específico para essa campanha.
Aqui você consegue mostrar ao seu cliente que você não é “mais do mesmo”. É a hora perfeita de mostrar para o que veio, destacando experiências diferenciadas e valorizando o seu meio de hospedagem como algo único e especial, assim como o seu hóspede.
Tenha em mente para quem essa oferta é destinada e alinhe a linguagem, e até mesmo oque é oferecido, de acordo com os interesses dessa persona. Falar com todo mundo, é menos eficiente do que falar com quem importa.
Que tal ampliar os seus canais de comunicação?
Uma boa campanha de divulgação é aquela que encontra o hóspede perfeito onde quer que ele esteja. Por isso, não se limite apenas ao Instagram e Facebook, por exemplo, aproveite o seu site, blog, e-mail e outros canais para aumentar suas chances de reservas.
Além disso, o Google também é uma ferramenta que não pode ficar de fora dessa, já que é uma das principais formas de ser encontrado pelo seu hóspede potencial, gerando autoridade ao seu meio de hospedagem e potencializando as suas formas de ser visto.
Imagens e vídeos de qualidade fazem toda a diferença
Muitos hoteleiros caem na cilada de achar que apenas postar fotos e vídeos simples podem ser algo atrativo aos hóspedes, mas sem qualidade, isso acaba se tornando um ato falho. Ficar atento a essa questão é importantíssimo para que o seu cliente se sinta atraído pelo seu hotel, esse é o material que vende visualmente, como um primeiro contato entre vocês.
Por isso, faça uma análise de como estão as imagens e vídeos no seu site e redes sociais, e não deixe de buscar sempre melhorar seus conteúdos visuais para chamar atenção do seu cliente.
Na Tribuzana temos um material completo falando sobre isso, que é o nosso guia de imagens para hotelaria, feito para te auxiliar no planejamento, produção e divulgação do seu meio de hospedagem. É só clicar aqui e aproveitar as dicas que preparamos para te ajudar nesse momento!
De olho nas revisões e textos dos materiais
Os textos caminham junto às imagens, por isso merecem tanto cuidado quanto. Para isso, conheça bem o seu público e entenda a linguagem que melhor conversa com eles, se é algo mais formal, informal, descolado ou divertido.
Explore e crie uma linguagem única, com termos e expressões que apenas seu meio de hospedagem usa. Isso ajuda a criar um senso forte de identificação na mente do seu público e tem papel fundamental na fidelização.
E nunca deixe de revisar esse material escrito, assim, não corre riscos de haver erros ou informações incorretas sendo passadas nas suas campanhas de marketing hoteleiro, criando um relacionamento com o seu hóspede através de conteúdos coerentes com o seu meio de hospedagem e o cliente ideal.
Já pensou na sua página de destino?
Ao desenvolver uma campanha, é preciso pensar onde você irá agrupar os hóspedes que chegarão através dela, para que possa direcionar melhor a sua jornada e trabalhar bem cada passo dado por esse cliente.
É aqui que você pensa na página de destino, como as landing pages, e nos links que serão disponibilizados para que o cliente faça a reserva através da sua campanha, possibilitando que ele esteja ligado diretamente ao seu pacote no momento da compra e evitando possíveis distrações.
O principal ponto nessa etapa é garantir a melhor “Taxa de Atenção”, que é basicamente direcionar o seu visitante a fazer uma única ação, aquela que é o objetivo da sua campanha. Por isso, revise sua página de destino e direcione o usuário a fazer a ação que você deseja através de uma boa navegação e chamadas para ação nos botões.
Não esqueça de atualizar o seu site
Por aqui, na Tribuzana, costumamos falar que o site é como se fosse a casa do seu meio de hospedagem, sendo um lugar que precisa estar sempre organizado e atualizado para receber as suas visitas, concorda?
Por isso, quando desenvolver a sua campanha de marketing hoteleiro, lembre-se de atualizar a divulgação no seu site, evitando a perda de reservas por visitantes que chegam pelo seu site, utilizando de meios como pop-ups ou lembretes na área de reservas online, por exemplo.
Agendamentos em dia
Depois de ter todas as dicas anteriores afiadas e preparadas para lançar a sua campanha de marketing hoteleiro de sucesso, é o momento de deixar tudo pronto para o dia do lançamento, então aproveite que já fez tudo com antecedência e estão todos os materiais revisados para deixar eles agendados.
Essa ação te ajuda a não deixar nada para trás, facilitando para que todos os materiais da campanha sejam divulgados ao mesmo tempo, atraindo hóspedes de todos os canais para reservar com você.
É hora de se destacar dos demais
Com a Tribuzana Marketing Hoteleiro você tem todo o apoio que precisa para realizar uma campanha de marketing hoteleiro de puro sucesso! Afinal, somos especialistas no assunto e entendemos do seu negócio.
Então bora lá, chegou a sua hora de sacudir a poeira, pegar todas essas dicas e começar a desenvolver a sua próxima campanha de marketing hoteleiro. E se precisar da nossa ajuda, basta clicar aqui e falar com o nosso time, que certamente podemos construir algo bem legal juntos e alcançar resultados que vão te surpreender!