Dicas para meios de hospedagem aumentarem o lifetime value

Com as ferramentas tecnológicas e digitais é possível analisar várias métricas que auxiliam no controle das finanças e no crescimento da receita dos resorts, hotéis e pousadas. Hoje, trouxemos dicas para os meios de hospedagem melhorarem uma destas métricas, o lifetime value.  

Com essas táticas você poderá manter o relacionamento com os seus hóspedes por mais tempo e ainda aumentar o seu ticket médio.   

Boa leitura!  

O que é lifetime value?  

Antes de apresentar as dicas para os meios de hospedagem ampliarem o lifetime value dos seus hóspedes, é fundamental entender primeiro o que este termo significa.  

Lifetime value, também conhecido pela sigla LTV, é uma métrica que estima o valor médio que os seus hóspedes gastam no seu estabelecimento durante o período do relacionamento com você.  

Por exemplo: Maria viajou com sua família durante 5 anos consecutivos para o mesmo hotel nas férias escolares de julho, tendo um ticket médio de R$ 1.000,00 para o estabelecimento. Porém, depois que seus filhos cresceram, ela optou por viajar apenas com seu marido para um destino diferente. Ou seja, seguindo este exemplo, o lifetime value da Maria é R$25.000,00, nesse hotel.  

Mas como chegamos a este número?  

É possível chegar ao lifetime value dos seus hóspedes sem muita matemática, a fórmula básica desta métrica é:  

LTV = ticket médio x número médio de compras ao ano x média de tempo de relacionamento  

Supondo que a média dos seus clientes seja igual da Maria:  

LTV = 1.000 x 5 x 5 = R$25.000,00  

Viu como é fácil?  

Sabendo o lifetime value dos seus hóspedes você poderá identificar quais situações fizeram com que os clientes não atingissem o valor médio e encontrar oportunidades para melhorar o valor arrecadado e a retenção.   

Afinal, o que mais queremos é que os hóspedes retornem, não é mesmo?  

5 dicas para os meios de hospedagem subirem o LTV  

Conheça estratégias que você pode aplicar no seu resort, hotel ou pousada para crescer o lifetime value e por consequência aumentar a receita da sua empresa. 

Ótimas experiências  

Sem dúvidas a experiência é fator decisivo para que o hóspede reserve novamente com você. E essa experiência não resume ao que acontece durante a estadia, mas tudo que está relacionado a sua empresa.   

Hoje, no mundo digital, boa parte da experiência acontece online. 

Por isso queremos reforçar neste texto sobre dicas para os meios de hospedagem, a importância de estar atento a experiência completa que seu hóspede vive com seu negócio, desde o primeiro contato, até no relacionamento pós check-out. 

Muitas pessoas acham mais fácil e cômodo fazer a reserva na internet, por sites de OTA’s ou no próprio hotel, pousada ou resort. Só que, como você já sabe, quando ele faz a reserva por meio de qualquer outro canal que não seja o hotel, você paga um valor de comissão. Com isso, o lifetime value só vai reduzindo.  

Se o seu site é lento e complicado de utilizar, é natural que os clientes escolham fazer a reserva em através de outro canal.  

Para resolver este problema a resposta é muito simples: atualize o seu website.  

Investir em um site rápido, responsivo para mobile e simples de utilizar te dará muito retorno no médio e longo prazo, pois os seus hóspedes irão preferir fazer reservas diretamente com você do que por outro canal.  

Lembrando, este é apenas um pequeno exemplo de como melhorar a experiência e, consequentemente, o LTV. 

 Serviços adicionais   

Esta é uma das dicas para meios de hospedagem que vale por duas, pois incluindo serviços adicionais como decoração romântica, serviço de lavanderia e minibar, além de melhorar a experiência do hóspede, vai aumentar o ticket médio e o lifetime value.  

Mas para que o hóspede utilize estes serviços, ele precisa conhecê-los.   

Então você pode divulgá-los nas suas redes sociais, por exemplo, para que seus clientes comprem esses adicionais na próxima estadia. 

Outra dica para meios de hospedagem relacionada ao site é acrescentar estes serviços no seu motor de reservas, facilitando que os hóspedes adquiram estes produtos/serviços.  

Cashback   

Cashback é um tipo de programa de programas de recompensa e fidelidade, onde os hóspedes recebem um incentivo para as suas próximas reservas.  

Por exemplo: fazendo a reserva diretamente no seu site, após o check-out ele ganha um desconto de 7% na sua próxima tarifa.  

A princípio pode parecer estranho dar desconto para aumentar o LTV, contudo lembre-se que fazendo a reserva diretamente no seu site, você não paga nada mais por isso. Além de ser uma ótima estratégia para fidelizar o hóspede e aumentar a recorrência dele.  

Fidelização e relacionamento  

Para que o cliente retorne mais vezes com você é muito importante construir um relacionamento com ele, mesmo depois do check-out. Para isso, uma das dicas para os meios de hospedagem que querem aumentar o LTV é utiliza é estratégias de e-mail marketing.  

Com uma base leads (contatos) segmentada você pode, por exemplo, enviar e-mails exclusivos para hóspedes que costumam viajar em casal, divulgando a decoração romântica.  

Mas isso só é possível se você utilizar uma ferramenta como o RD Station, que categoriza as informações dos seus hóspedes, permitindo uma comunicação cada vez mais personalizada.  

Indicações e avaliações  

Por fim, as últimas dicas para os meios de hospedagem são relacionadas com as indicações e avaliações, como uma ótima estratégia para aumentar o seu volume de reservas sem aumentar o CAC (custo de aquisição por cliente).  

Afinal, um hóspede que chega até você pela recomendação de um amigo, não gera muitos custos adicionais. 

Fora que as indicações e avaliações, tanto positivas quanto negativas, impactam significativamente na decisão final dos hóspedes. Logo, manter uma boa reputação online também irá auxiliar no aumento do seu lifetime value.  

É natural que quando gostamos de algo façamos uma propaganda favorável a ele. E você também pode estimular os seus clientes a recomendarem o seu resort, hotel ou pousada para os seus amigos e familiares.  

Também incentivar que os hóspedes façam avaliações no Google e em sites de viagens como o Tripadvisor após a sua hospedagem. Dessa maneira, manterá uma imagem positiva e atrairá mais hóspedes para o seu estabelecimento.  

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