Quem já trabalha com anúncios pagos no marketing do seu meio de hospedagem e quer melhorar os resultados, precisa conferir essas dicas para investir em anúncios de uma maneira mais assertiva.
Fazendo parte do dia a dia de muitas empresas e até mesmo dos usuários, já que estão presentes em quase todas as plataformas online, os anúncios pagos são essenciais para atrair mais visitantes, converter leads para a base de contatos e até vender mais através da internet.
E pode confiar na gente quando falamos que investir em anúncios de uma forma profissional faz toda a diferença nos resultados de vendas do seu meio de hospedagem.
Confira esse conteúdo até o fim e as dicas que separamos para você hoje! Boa leitura.
Se você caiu de paraquedas aqui e ainda não investe em anúncios, não se preocupe porque temos um outro conteúdo especificamente para o seu caso. É só clicar aqui e ler nosso texto que publicamos em nosso blog com dicas práticas para quem está começando. E não se esqueça de voltar aqui depois para completar a leitura.
Estabeleça uma rotina de acompanhamento dos resultados
O primeiro passo é ter uma rotina de acompanhamento dos resultados dos anúncios ativos. Para isso, se organize da maneira que fica mais conveniente para você, seja com um aviso na agenda, post-it no canto da tela ou até mesmo despertador no celular, o importante é não deixar passar essa análise tão importante para a saúde das suas campanhas.
Muitas vezes, campanhas que estão rodando bem param de gerar resultados, e o motivo é a falta de saldo na conta, ou alguma política do Google ou Meta que mudou e você não se atualizou.
Por isso uma rotina se faz tão importante. Nossa recomendação é começar com uma análise diária das campanhas, e para anúncios que já estão performando bem, fazer uma visitinha a cada dois ou 3 dias.
Dicas para investir em anúncios: O tal do ciclo dos resultados
Investimento, seguido da análise, seguida por mais investimento, e por aí vai… Esse é o ciclo infinito dos anúncios pagos e das campanhas de marketing como um todo.
Ao longo do seu processo de trabalhar com anúncios pagos, faça investimentos incrementais, ao invés de investir toda sua verba em uma única ação. Nossa dica é dividir o orçamento, iniciar uma estratégia de teste, analisar os resultados e reinvestir. Depois disso, vá tornando sua estratégia mais completa à medida que os resultados desejados começam a aparecer.
Mantenha sempre uma campanha em atividade
Internamente nós chamamos esse tipo de anúncio de “perpétuo”, aquela campanha que tem uma vida útil quase que interminável. Com nossos clientes, logo no início do projeto já ativamos uma campanha perpétua que funciona para coletarmos os primeiros resultados, medir o comportamento do público e já fazer até mesmo um primeiro teste da estratégia utilizada com cada meio de hospedagem que atendemos.
Essas campanhas geralmente possuem um tom mais neutro, sem uma oferta em específico, justamente como um anúncio institucional da empresa que irá funcionar independentemente do período e sazonalidade.
Além disso, a importância desse tipo de anúncio fica por conta da consistência nos resultados, afinal, manter a constância nas campanhas trará mais inteligência para sua conta e resultados melhores a longo prazo, principalmente se compararmos com ações pontuais.
Atração e conversão: Defina seus objetivos
A definição dos objetivos é algo que deve ser feita já no planejamento dos anúncios que você ativará, afinal, não é recomendado só fazer uma campanha por fazer. Campanhas de atração são utilizadas principalmente para alcançar novos usuários que possuem o perfil de compra dos seus serviços, mas ainda não foram impactados por suas comunicações.
Já as campanhas de conversão, como o próprio nome sugere, estão mais focadas em converter visitantes em leads e ampliar a base de contatos com o auxílio de formulários. Nesse caso, é importante contar com uma página de destino que esteja na mesma linha dos criativos, para que todo o caminho do usuário tenha uma identidade e comunique a mesma coisa.
Nossa recomendação é trabalhar com ambos os tipos de campanhas, tanto para manter a atração de usuários, quanto para ter a conversão de novos leads para sua base.
Ah, e também recomendamos que você os analise de maneira individual, já que cada campanha tem um objetivo e um comportamento. Não tente analisar e comparar elas entre si. Compare campanhas de atração com outras de atração e assim por diante, para garantir que a expectativa esteja alinhada com os resultados gerados.
Fuja dos erros mais comuns
Citamos ao longo do conteúdo uma série de erros que são cometidos por quem possui o hábito de investir em anúncios, como deixar o saldo da conta acabar ou não analisar os resultados periodicamente. Só que agora gostaríamos de trazer três pontos muito recorrentes que já notamos no dia a dia aqui da agência.
O primeiro é ter um foco, e nem sempre esse foco é vender, já que como dissemos anteriormente, cada tipo de campanha tem um objetivo diferente. Claro que é importantíssimo vender através dos anúncios pagos, porém, não são todas as campanhas que devem ser voltadas para a venda dos serviços do seu meio de hospedagem.
Além disso, a revisão dos criativos ativos é algo que não pode ficar de fora, e acredite se quiser, tem muita gente que acaba não fazendo isso. Estudar sobre design e copy é algo que precisa estar na pauta de todo mundo que investe em anúncios, assim como revisar e testar criativos diferentes do que já estão sendo utilizados.
Nessa mesma linha, a experiência do usuário não pode ser esquecida. Se você faz um anúncio com foco na piscina, não pode levar o visitante até uma página onde uma lareira está em destaque. O criativo deve falar sobre piscina, com textos e imagens da piscina e uma página onde o destaque é… adivinha? A piscina. Ah, nesse mesmo exemplo e pensando na experiência do usuário, vale analisar se faz sentido anunciar a piscina durante o inverno, ou testar um criativo diferente sobre as áreas internas do hotel.
Conte com a gente para levar seus anúncios a outro nível
Você já conhece o Seu Hotel no Google? Esse é um serviço exclusivo da Tribuzana para auxiliar os meios de hospedagem a se destacar no Google e atrair mais hóspedes, utilizando o Google Hotel Ads e um relatório completo de marketing e vendas para acompanhar de perto os resultados em tempo real.
E se você quer uma estratégia de marketing completa, que vai além dos anúncios pagos, entre em contato com nossa equipe e agende uma conversa. Vamos montar um projeto completo para melhorar os resultados do seu meio de hospedagem e gerar mais reservas diretas!