Aumentar o número de vendas é o sonho de todo hoteleiro, não é mesmo? Mas por que não aprimorar esses resultados investindo nas reservas antecipadas? É justamente sobre isso que vamos conversar hoje.
Sabemos que antecipação para a hotelaria é algo muito relativo, que vai variar de empresa para empresa, afinal, cada uma possui um público distinto, com suas próprias características, incluindo o tempo de decisão de compra. Ainda mais quando estamos falando de uma tomada de decisão que nem sempre pode ser de uma hora para outra.
Mesmo assim, decidimos abordar esse tema porque notamos aqui dentro da agência a necessidade de falar mais sobre as reservas diretas antecipadas, planejamento a curto, médio e longo prazo, aumento de vendas, entre outros temas que essa conversa abrange.
Fique com a gente até o fim desse artigo, preste atenção em cada detalhe e insight que deixaremos ao longo do texto, não se esqueça de refletir sobre o cenário em que seu meio de hospedagem se encontra, e como esse conteúdo irá impactar o seu dia a dia.
Boa leitura!
Porque as reservas antecipadas são importantes para resorts, hotéis e pousadas
Estabilidade financeira é o principal ponto a ser tratado aqui, afinal, quando você comercializa as diárias com antecipação, é possível ter mais previsibilidade de como será a taxa de ocupação e receita do hotel em determinados períodos – principalmente na baixa temporada – e tomar as providências necessárias caso as coisas não estejam indo como o esperado.
E se engana quem pensa que as reservas antecipadas trazem benefícios apenas para a empresa, já que ao realizar a compra da hospedagem antes do período usual, o hóspede terá mais tempo para se organizar, planejar quais pontos turísticos visitar, entre outras coisas. Ampliando a experiência e satisfação do hóspede antes mesmo da viagem dele, além de gerar uma expectativa a mais que pode ser trabalhada entre a reserva e o check-in com comunicações diretas.
Juntando os dois pontos acima, surge algo muito importante para a ‘’saúde’’ do meio de hospedagem! Com hóspedes mais satisfeitos e previsibilidade na ocupação, revertendo cenários negativos, toda a equipe trabalha mais motivada, e sabemos a importância disso dentro da hotelaria, não é?
Política de reservas antecipadas: Defina a sua e mantenha as plataformas digitais atualizadas
Mas nem tudo é um mar de flores, para aumentar as reservas antecipadas, é preciso suar a camisa e realizar um trabalho árduo, a começar pela definição de uma política de reservas bem estabelecida.
Nesse caso, é preciso planejar e estruturar um tarifário (ou adaptar o existente), de acordo com a antecipação que você deseja atingir junto do seu público. Para isso, pense em tarifas vantajosas para quem quer realizar a reserva com mais antecedência e como essas tarifas irão se comportar ao longo do tempo caso a ocupação se mantenha para o período em questão.
Nossa sugestão é ter diversas opções de tarifas para a mesma data (com pagamento em até 6x e outra para pagamento à vista, por exemplo), e observar como essas diárias se comportam ao longo do tempo. E se a ocupação se manter baixa, não saia correndo para descer os preços drasticamente, já que é possível tomar ações melhores nesses casos (como anúncios pagos por exemplo).
Vale ressaltar que se você pretender aumentar as reservas 90 dias antes do check-in, terá mais tempo para acompanhar essas taxas de ocupação e tomar decisões estratégicas com intuito de aumentar as vendas.
Outro ponto importante aqui é o monitoramento constante dos mecanismos de venda online, e quando falamos em constante é um trabalho muitas vezes diário, sejam esses canais o motor de reservas (nossa prioridade) ou as OTA’s. Fique sempre de olho no valor das diárias dentro de cada uma das plataformas digitais, fazendo uma revisão se todos os detalhes estão corretos com o planejado.
Gostando do texto até aqui? Esperamos que sim, ainda temos muito conteúdo pela frente, mas que tal uma pausa no artigo para falarmos sobre um material aqui da Tribuzana que tem feito muito sucesso? O Calendário de Marketing Hoteleiro é a ferramenta ideal para ter ao seu lado na hora de planejar seus pacotes e aumentar as reservas antecipadas. Nele você encontra um calendário sempre atualizado das datas comemorativas, períodos ótimos para ofertas e ideias de conteúdos. Garanta o seu através desse link ou no banner abaixo:
05 dicas essenciais para aumentar as reservas antecipadas
Agora vamos entrar naquela parte do conteúdo que todo mundo gosta! Estratégias práticas (com exemplos) de como aumentar as reservas antecipadas. Leia atentamente e veja como adaptar essas ações para o seu resort, hotel ou pousada.
Ofereça vantagens para quem se organiza antes
Vamos começar falando sobre os pacotes de vantagens para quem gosta de se planejar antes de todo mundo. É super interessante ter benefícios para esse tipo de hóspede, já que assim você instiga eles a continuarem essa prática que traz mais resultados para seu meio de hospedagem e pode divulgar para incentivar os atrasadinhos a reservarem antes.
Vale destacar que aqui as vantagens não precisam ser agressivas, apenas alguns mimos que já fazem a diferença na experiência do hóspede podem ser utilizados, como um cashback maior, ou até mesmo descontos em adicionais para quem reservar antecipadamente.
Faça ações pensadas para quem já conhece seu meio de hospedagem
Não é só nas reservas antecipadas que falar com seus antigos clientes é importante, mas aqui isso traz um significado a mais. Dessa forma você se mostra preocupado com esse contato, diminui a custo de aquisição de clientes, incentiva ele a planejar uma nova estadia.
Uma comunicação mais leve com quem já te conhece, falando que na próxima viagem ele garante mais vantagens comprando mais cedo, possibilita a você um aumento nas vendas antecipadas e até uma melhora na percepção da sua marca.
Para datas específicas, trabalhe com materiais temáticos
Pode até parecer clichê, mas um pacote de Páscoa com imagem do coelhinho funciona muito bem! Esse é apenas um exemplo, mas para os demais pacotes, é fundamental trazer uma linguagem, tanto nos textos, quanto no design, caracterizada para o período em questão, além de garantir a possibilidade de criar experiências diferentes para os seus hóspedes de acordo com a temática.
E para feriados específicos, você pode até mesmo testar uma antecipação maior do público, usando o gatinho de urgência e o argumento de que as unidades para esse pacote acabarão logo.
Use todos os canais para impulsionar as reservas
Já falamos algumas vezes aqui no blog da Tribuzana sobre a importância de ter diferentes pontos de conversão para vendas, e é essencial aqui nesse caso também. Seja por e-mail marketing, redes sociais, site, anúncios pagos e pop-up, é preciso ter uma comunicação sempre voltada para incentivar as reservas antecipadas em todos os canais em que você costuma trabalhar o marketing do seu meio de hospedagem.
Não caia no “dilema do agora”
Esse tópico aqui foi pensado justamente para funcionar como uma provocação, mas uma provocação do bem. Você nunca conseguirá aumentar as reservas antecipadas dos próximos 3 meses, se só divulga a semana que vem porque a ocupação está baixa.
Ora, veja bem, se nem o hotel se programa antecipadamente, por que e como o viajante fará isso? Se planeje com o máximo de antecedência possível e disponibilize diárias para possíveis clientes que possuem interesse em reservar antecipadamente.
Se você nunca realizou ações pensadas em estimular reservas antecipadas, tenha em mente que esse será um processo de mudança de comportamento, tanto interno, quanto externo. Você terá que realizar ajustes nos seus processos para que possa estimular uma nova visão no seu hóspede, de que reservar antecipadamente é vantajoso.
Não esqueça do cliente no período entre a compra e o check-in
Até falamos brevemente sobre isso um pouco mais acima, mas gostaríamos de reafirmar esse ponto aqui! As reservas antecipadas trazem uma expectativa a mais para o hóspede, já que ele terá mais tempo para planejar a viagem dele, e com isso surgirá uma ansiedade normal antes de um momento especial.
E essa é uma oportunidade única de manter um relacionamento mais próximo nesse meio tempo, seja através de fluxos de automação, e-mails marketing ou também WhatsApp.
Oferecer cross-sell de experiências adicionais do seu meio de hospedagem e/ou up-sell na categoria de acomodação são algumas opções comerciais muito interessantes. Mas você pode também pode tentar uma ação de relacionamento, como enviar a previsão do tempo para o dia do check-in, percurso até o hotel, opções de passeios para o roteiro de viagem, entre outras coisas…
É importante destacar que após uma reserva antecipada, o hóspede fica mais propenso a fazer pequenos investimentos para melhorar a experiência dele durante a viagem. Exatamente por isso, recomendar serviços adicionais que podem ser pagos à parte faz todo sentido nesse momento.
Metrifique o sucesso das campanhas e otimize possíveis falhas que ficaram pelo caminho
Chegando ao final do texto de hoje, vamos falar sobre um ponto crucial para o sucesso das suas reservas diretas. O acompanhamento dos resultados é imprescindível para que você consiga melhorar suas campanhas comerciais, já que só assim irá identificar possíveis gargalos na sua estratégia.
Fique de olho em como andam as reservas antecipadas, compare com o mesmo período de outros anos, e identifique se as ações que foram tomadas para aumentar o número de vendas com antecipação estão dando os resultados desejados.
Agora que você já tem em mãos uma série de dicas práticas e motivos para começar a investir nas reservas antecipadas, você precisará de uma agência especializada em marketing hoteleiro para te ajudar.
Para isso, a Tribuzana Marketing Hoteleiro é a escolha certa! Nossa agência possui quase 10 anos de experiência trabalhando ao lado de resorts, hotéis e pousadas, sempre com objetivo de proporcionar uma melhora nos resultados de reservas diretas e buscando o máximo de antecipação das ações.
Solicite um orçamento conosco hoje mesmo e dê o primeiro passo para ter ao seu lado um time de especialistas na área!