Sendo extremamente importante para todos os meios de hospedagem, o marketing de influência é uma estratégia de marketing fundamental para gerar mais vendas diretas e conquistar novos públicos. Você pode não saber, mas essa estratégia vai muito além de divulgação de um produto/serviço por meio de uma simples postagem nas redes sociais feitas por alguém com um número elevado de seguidores.
Nesse texto você irá conhecer o que é o marketing de influência e tudo sobre essa importante estratégia de marketing para aplicar em seu hotel, pousada ou resort.
O que é o marketing de influência?
São estratégias de marketing que, originalmente, consistem em ações e campanhas focadas em utilizar a autoridade e influência de indivíduos que possuem diversos seguidores, que podem ser potenciais clientes de uma empresa.
O marketing de influência, na prática, consiste em um acordo, em grande parte contratual, onde o influenciador em questão faz publicações a respeito do produto ou serviço que uma empresa oferece. No caso de hotéis, pousadas e resorts, o influenciador passa alguns dias no meio de hospedagem fazendo publicações, em diversas redes sociais, sobre o hotel e os benefícios de se hospedar nele.
A ideia é que as publicações aconteçam de maneira natural sobre a experiência do influenciador com a hospedagem. Ou seja, nesse momento o meio de hospedagem deve entregar ao “influencer” tudo aquilo que um hóspede comum recebe, já que ao oferecer uma experiência menos satisfatória, pode ocasionar em uma recomendação não tão positiva. E ao proporcionar uma estadia melhor ao influenciador do que ao público geral, pode gerar descontentamento do hóspede que criou expectativas em relação ao que foi publicado pelo influencer que ele segue.
Nesse ponto, a primeira dica e uma das mais fundamentais é: ofereça ao influenciador que está fazendo parceria com seu meio de hospedagem uma experiência completa, mas que possa ser vivida por qualquer outro hóspede.
Por que investir nessa estratégia?
É fato que o marketing de influência tem como principal vantagem atingir um público que não conhece sua empresa através de uma figura que já é conhecida no mercado e possui credibilidade entre esses potenciais clientes.
É como se os influenciadores fossem atalhos para se comunicar com uma base de futuros clientes em diferentes níveis da jornada de compra ou do funil de vendas. Ao formar uma parceria com um influencer que atua no mesmo nicho que seu hotel ou pousada, você consegue apresentar sua empresa para pessoas que já ouviram falar sobre você, mas não conhecem as vantagens de se hospedar em seu meio de hospedagem. Ou até mesmo um público que nem sequer pensava em viajar e com a “influência” desse indivíduo, começa a pensar na possibilidade de viajar no futuro e considera se hospedar com você.
Outro caso bastante comum, é algum usuário da mesma plataforma que o influencer utiliza, que já se hospedou com você e se interessa novamente ou relembra de uma ótima viagem que teve ao se hospedar em sua empresa. Essa ação pode gerar, é claro, uma nova venda, ou no caso uma revenda para esse clienque que já conhece você.
Influenciadores: A chave do marketing de influência
Se pensarmos em marketing de influência, a primeira coisa que deve vir a cabeça são os influenciadores, e nada mais justo, afinal eles são protagonistas dessas estratégias. O grande impasse que muitas empresas vivem é em escolher o influencer perfeito para formar parceria com seu negócio.
Por vezes, muitas empresas acabam imaginando que quanto mais seguidores o influenciador possuir melhor. A verdade é que escolher um indivíduo para representar e divulgar sua empresa vai muito além disso.
É necessário fazer um estudo aprofundado, primeiramente em relação à persona de sua própria empresa, e buscar um influenciador que possua o mesmo público em comum. Por exemplo, seu hotel possui aulas de ioga e meditação gratuitas para os hóspedes, e foi constatado que sua persona se interessa por ioga e meditação. Nesse caso, seu próximo passo é buscar um influencer que aborde esses temas com o público dele.
Faça um levantamento coerente e abrangente em relação a diversas opções de influenciadores que se encaixam com seu negócio e, agora sim, comece a pensar em número de seguidores, número de engajamento que ele possui e questões contratuais.
Nem todo influenciador tem milhões de seguidores
Apesar de muita gente pensar que digital influencer é aquela pessoa com milhares ou milhões de seguidores, o cenário não é bem assim. Por mais incrível que pareça, existem diversas “categorias e classificações” de influenciadores.
Os Megainfluenciadores, aqueles que possuem mais de 1 milhão de seguidores nas mídias sociais, estão no topo. Logo em seguida vêm os Macroinfluenciadores, esses possuem de 100 mil a 1 milhão de seguidores, os Microinfluenciadores são os próximos, e possuem entre 10 mil a 100 mil seguidores e são populares por ser a grande maioria dos influencers. Por último vem os Nanoinfluenciadores, com menos de 10 mil seguidores.
É claro que vai da empresa fazer um estudo de mercado e definir qual das categorias podem oferecer um resultado melhor para as estratégias de marketing hoteleiro, mas em geral, os Megainfluenciadores possuem valores mais altos e costumam oferecer uma visibilidade maior do que os demais, porém com um público muito abrangente, ou seja, pouco nichado.
Já os Macroinfluenciadores, mesmo com um público grande, proporcionam um bom engajamento e conteúdos mais nichados. E no ponto chave em que muitas empresas apostam estão os Microinfluenciadores, que se destacam por possuir seguidores leais e muito engajados, apesar do alcance menor do que seus antecessores.
Os Nanoinfluenciadores são relativamente novos, e marcados por possuir menos experiência em trabalhar com marcas do que os demais, mas não subestime, o envolvimento que eles possuem com o público é imenso, gerando um nível maior de confiança dos seguidores com o influencer.
Pessoas comuns também transmitem confiança
Como você viu, os influencers não precisam possuir milhares de seguidores para serem valiosos para uma empresa. Mas o que você não sabe é a quinta categoria desconhecida de influenciadores, e esses possuem um fácil acesso e grande importância.
Se você leu nosso artigo sobre reputação online já sabe do que estamos falando. A gestão da reputação online não é necessariamente considerada com marketing de influência, mas oferece resultados tão valiosos quanto.
Avaliações e comentários feitos por pessoas que já se hospedaram com você ajudam a influenciar outros usuários, desde a descoberta da necessidade de viajar até a consideração de se hospedar com você.
E o melhor de tudo, isso é tudo de graça, basta pedir para que seu hóspede deixe um comentário ou avaliação. E depois disso, basta responder essa avaliação com um agradecimento personalizado e demonstrar interesse em interagir com seu público.
Agora que você já conhece o marketing de influência e todas as vantagens e estratégias que ele pode oferecer para seu hotel ou pousada, entre em contanto conosco. A Tribuzana Marketing. Somos uma agência especializada em marketing hoteleiro, e através de estratégias de marketing e vendas, podemos ajudar sua empresa a crescer no ambiente digital.