Alcançar os melhores resultados no marketing digital nem sempre é algo fácil, não é? São muitos detalhes a serem analisados e é preciso estar sempre de olho em todas as novidades do mercado para que suas estratégias estejam atualizadas de acordo com as tendências.
Mas se sua preocupação é não conseguir atingir as metas desejadas em seu resort ou hotel, não há mais com o que se preocupar, já que esse é justamente o tema deste artigo!
A seguir você irá conferir uma seleção de 10 dicas da Tribuzana Marketing Hoteleiro que irão te auxiliar a conquistar os resultados dos sonhos para o seu negócio.
Boa leitura!
Qualifique melhor seus leads antes de passar para vendas
Muitas vezes atrair clientes é a parte fácil do marketing, e a real dificuldade só vem depois: a qualificação dos leads. Esse processo de qualificação garante que seu setor de vendas tenha mais facilidade para trabalhar com seus leads e, consequentemente, tenha maior sucesso nas reservas.
Após deixar de ser um visitante e se transformar em um lead, nem sempre o seu possível cliente já está pronto para comprar os serviços do seu meio de hospedagem, e é aí que entra a qualificação. É preciso nutri-lo com conteúdos, para que cada vez mais ele se sinta preparado para reservar a estadia.
Geralmente, quanto mais qualificado um lead estiver, maiores as chances de comprar, muitas vezes até mesmo sem auxílio da sua equipe. Mas não se engane, você também não pode deixar esse lead “passar do ponto” e perder o interesse em fazer a reserva.
É preciso ter um timing perfeito para saber quando ele está realmente pronto para comprar, e nesse quesito, leve em conta o comportamento de sua persona e como funciona o seu público, algo muito pessoal de cada negócio e público-alvo.
Para definir isso e ter documentado, faça pesquisas e testes até notar qual fórmula que mais funciona com o seu resort ou hotel. Enquanto em algumas empresas o ideal são 5 e-mails e 1 contato pelo WhatsApp, em outras, apenas 2 e-mails podem bastar com a maioria dos clientes.
Vale deixar destacado também que na parte de qualificação, é necessário fazer um estudo para saber exatamente o que esse cliente precisa ler para ficar mais preparado para comprar.
Não basta criar materiais sobre algo que você “acha” que é do interesse de seu cliente. No marketing, não há lugar para achismos, e isso se encaixa bem nesse tópico, é preciso ter em mente que você deve atender justamente as necessidades e expectativas dos clientes.
Lembre-se sempre, toda a base de materiais que seu meio de hospedagem produzirá, não é para você, e sim para o seu hóspede!
Seja referência na sua área
Quem quer obter os melhores resultados no marketing digital, precisa se destacar no mercado e se transformar em referência para seus hóspedes. Ter uma boa reputação online e gerar conteúdo de valor que auxilie o possível cliente a organizar a viagem são ótimos exemplos.
Em questão da reputação online, é bastante simples de se entender, e foge até mesmo dos poderes do marketing hoteleiro, já que é muito mais influenciada pelo atendimento fornecido e experiência do cliente no geral com a hospedagem.
Mas é necessário ter em mente que, oferecer aos seus possíveis hóspedes serviços de excelência, desde o primeiro atendimento a distância, até o checkout, garante a possibilidade de comentários e avaliações online, recomendando que outras pessoas se hospedem em seu meio de hospedagem. E com certeza isso fará com que você seja uma grande referência para novos clientes.
Basta estudar como outras empresas referência no mercado fazem e se adaptar para a sua realidade. Essa estratégia é conhecida como benchmarking e se trata justamente de estudar os concorrentes, sejam eles diretos ou que apenas atuam no seu segmento, e ver como estão fazendo para chegar ao sucesso.
A ressalva aqui fica por conta da adaptação das estratégias para sua realidade. Copiar nunca é a melhor opção, já que isso é caracterizado como falta de ética e pode trazer problemas operacionais.
Além disso, o marketing de conteúdo pode ser de grande ajuda. A ideia nesse quesito é que os turistas costumam pesquisar sobre o destino e passeios que ele possui, utilizar os atrativos turísticos de sua região para ajudar os futuros hóspedes, faz com que você crie um ponto de referência para ele se lembrar de você no momento de escolher uma hospedagem.
Basicamente, é muito mais provável que alguém que já leu 1 ou 2 blogs seus comprem com você, do que alguém que caiu de paraquedas em seu site.
Utilize as melhores ferramentas do mercado
Utilizar as ferramentas corretas em seu meio de hospedagem faz toda a diferença para que você consiga alcançar os resultados no marketing digital desejados. Busque sistemas que proporcionem uma integração com outros softwares que você já usa e adapte sua operação hoteleira a ferramentas automatizadas.
A interligação entre diferentes sistemas garante a você e toda a equipe do seu resort ou hotel muito mais praticidade em pontos básicos do dia a dia que podem ser melhorados.
Além disso, gerar relatórios de marketing com as ferramentas certas garante que você tenha uma visão além do convencional e análise diversos pontos de todo o processo realizado, desde a atração de novos leads, até a venda.
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Sempre há algo para otimizar
Sabe aquela frase clássica: Sempre temos algo a melhorar? Pois é, digamos que ela é quase que um dos mandamentos do marketing hoteleiro! Por isso, otimizações fazem-se necessárias de tempos em tempos.
Monte relatórios como leituras gerais de todas as campanhas e ações que estão ativas e busque itens a melhorar.
Ter relatórios é muito importante para quem está buscando o que precisa ser otimizado primeiro, mas não sabe por onde começar. Assim você irá identificar o que precisa ser corrigido em uma ordem de prioridades.
Pode até parecer uma tarefa de perfeccionismo, e é mesmo! Fique sempre de olho em pequenas otimizações que podem ser feitas e que podem realmente influenciar nos resultados no marketing digital.
Quer um bom exemplo: A cor dos botões do seu site. Pode até parecer algo esdruxulo muitas vezes e que passa imperceptível, mas pensar com cuidado em qual cor utilizar em botões e CTA’s faz toda a diferença.
Busque sempre optar por tons mais chamativos, que se mantenham dentro do seu branding, claro, e tragam elementos diferentes para chamar a atenção do visitante para clicar. Outra boa dica em cima desse tópico é evitar cores “negativas”, como vermelho e preto.
Reduza o Custo de Aquisição de Clientes
Esse é um dos principais desejos, não só da hotelaria, como de qualquer negócio, pois saiba que reduzir o CAC nem sempre é uma missão fácil, mas isso não quer dizer que é impossível! Otimizar processos que são vistos como essenciais pode fazer a diferença nos valores “pagos” para ter cada cliente. Um exemplo bastante prático é a fidelização de clientes.
Ter uma base de contatos que confia nos seus serviços de excelência, porque já os experimentou e conhece as qualidades, faz toda a diferença ao lançar novas campanhas e fechar reservas. Consequentemente, você terá uma redução no custo de aquisição de clientes, por estar trabalhando sua base de contatos.
Em geral, você precisa manter um relacionamento próximo com quem já se hospedou em seu resort ou hotel e ficar sempre à disposição para fazer com que esse cliente volte a comprar seus serviços.
Quer outras ideias? Temos:
Os chatbots são ótimos para auxiliar no atendimento, além de ficarem disponíveis 24 horas por dia, eles podem oferecer respostas complexas, quando as programações certas são feitas, podendo funcionar como uma segunda opção de atendimento.
Além deles, outra ideia é segmentar melhor seus leads e nutrir cada segmentação de uma maneira única, assim você “atinge” mais especificamente cada possível cliente e obtém melhores resultados no marketing digital com um relacionamento personalizado com sua base.
O próprio marketing de conteúdo é visto como uma ótima maneira de reduzir o CAC, com essa estratégia, você pode investir mais tempo na criação de materiais orgânicos como artigos de blog, e um pouco menos em anúncios pagos. Claro, sempre sem se esquecer de ambos os canais, apenas ramificando suas divulgações em diferentes áreas.
Conte com especialistas em marketing hoteleiro
Nossa última dica para que você melhore os resultados no marketing digital é contar com verdadeiros especialistas na sua área. Nesse quesito, a Tribuzana Marketing Hoteleiro é a escolha certa para o seu negócio.
Como o próprio nome já diz, somos especializados em atender meios de hospedagem que estão em busca de resultados reais e que realmente impactam o seu dia a dia. Ao longo de todos esses anos trabalhando com resorts, hotéis e pousadas, desenvolvemos e adaptamos estratégias que temos certeza de que podem ajudar sua empresa a crescer!
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Quer esses resultados como esses para você? Então entre em contato com um de nossos atendentes e agende a sua conversa para se tornar um de nossos clientes.