Como melhorar os assuntos de e-mail marketing na hotelaria  

Os assuntos de e-mail são fundamentais para o sucesso da sua estratégia de marketing, afinal eles estão entre as principais razões para que os clientes abram ou não os seus e-mails, por isso vale a pena reservar um tempo para pensar no que você irá colocar neles.  

No mercado hoteleiro, os e-mails marketing são essenciais na construção de um relacionamento com os seus hóspedes, os ajudando a lembrar do seu resort, hotel ou pousada para sua próxima viagem. 

Mas assim como você, provavelmente os hóspedes recebem vários e-mails por dia, logo o que eles não consideraram interessante ou importante, acabará não sendo lido ou deletado. 

Para que isso não aconteça com os seus e-mails, criamos este conteúdo para falar exatamente de uma tática de persuasão muito utilizada no marketing: os gatilhos mentais.  

Aproveite a leitura!  

Aplicação de gatilhos mentais nos assuntos de e-mail

Os gatilhos mentais são como um “atalho evolutivo” que permite que você tome decisões de forma rápida, sem precisar pensar muito. Por exemplo: você entra em uma loja e já pressupõe que a pessoa com crachá é um funcionário, por isso vai falar diretamente com ela. 

Uma palavra, ação, imagem etc. pode ativar um gatilho, por isso eles são muito utilizados no inbound marketing. Mas que fique esclarecido que eles podem até incentivar uma ação, mas a decisão final é sempre do cliente.  

Vale destacar que os gatilhos mentais são estratégias que te ajudam na escrita dos assuntos de e-mail, então não é o gatilho x ou o gatilho y, que vai aumentar a sua taxa de cliques, mas sim toda a estratégia de marketing construída com base na sua persona.  

Dito isso, veja agora 7 sugestões de gatilhos mentais que você pode aplicar nos assuntos do seu e-mail:  

Escassez  

Com certeza você já deve ter ouvido a frase “corra, antes que os estoques acabem!”.   

Este gatilho parte do princípio em que damos mais valor aquilo que está em falta ou prestes a acabar. Para utilizar, você deve colocar alguma limitação de quantidade que instigue o seu hóspede a fazer uma ação. Seguem alguns exemplos:  

  • As 10 primeiras reservas ganharão um presente;  
  • Só restam 3 acomodações;  
  • Últimas vagas para o pacote de Natal.  

Este é um dos gatilhos mais utilizados, mas como os demais desta lista deve ser aplicado com moderação.  

Urgência  

Este gatilho é bem similar ao da escassez, mas enquanto no anterior há um limite de quantidade, na urgência há um limite de tempo. Seguem exemplos:  

  • Faltam 3 dias para acabar a promoção de ano novo;  
  • Hoje é sua última chance de reservar;  
  • Se você não reservar agora, vai perder a chance de curtir o verão.  

Apesar de ser um gatilho mental poderoso para incluir nos assuntos de e-mail, ele deve ser utilizado com cuidado para que os hóspedes não se sintam frustrados ou enganados.   

Afinal, quem nunca viu uma promoção que duraria “só 24hrs” ficar dias ativa?  

Especificidade  

Outro gatilho próximo da escassez, é a especificidade, normalmente está associado a um número específico, que passa mais confiança.   

Seguem exemplos de como utilizar nos assuntos de e-mail:  

  • Dos 365 dias do ano, você só tem 30 dias de férias…;  
  • 7 chances para você aproveitar as férias;  
  • Você terá um presente de R$ 127,53 fazendo a reserva hoje. 

Uma dica ao utilizar a especificidade é sempre optar por números ímpares como 1, 3, 5, 7, 9. Eles passam a impressão de serem mais “completos” do que os pares.  

Antecipação  

O gatilho mental da antecipação cria uma expectativa sobre algo que vai acontecer no futuro, ele está muito associado a novidades.  

  • O Dia dos Pais já está chegando…;  
  • Abra o seu e-mail no dia 05/08 que você vai se surpreender;  
  • Comece a programar o seu Natal em família.  

A antecipação é um ótimo gatilho para estimular os hóspedes a reservarem com antecedência, garantindo assim a ocupação do seu meio de hospedagem.  

Ganho  

No gatilho mental do ganho, você traz um benefício que o cliente terá ao se hospedar no seu resort, hotel ou pousada. Para que este gatilho mental funcione, é muito importante conhecer bem o seu público e saber o que ela considera um ganho. Veja os exemplos:  

  • Você quer passar dias tranquilos na praia?  
  • Desfrute de férias preciosas ao lado da sua família;  
  • Seja tratado como um rei em nosso hotel.  

Além de incluir o ganho nos assuntos de e-mail, é interessante apresentar no corpo do e-mail as “provas” de que ele vai alcançar aquele benefício, como “Você quer passar dias tranquilos na praia”, “nosso resort está localizado em frente a uma das praias mais calmas da cidade x”.  

Trazemos mais dicas de como apresentar o seu meio de hospedagem como algo valioso para os hóspedes em nosso artigo sobre percepção de valor, acesse aqui

Curiosidade  

O ser humano é curioso por natureza, então mesmo um tema que a princípio não tenha muita relevância para o hóspede, pode se tornar interessante quando apresentado como um segredo.   

  • Descubra como ter férias incríveis;  
  • O segredo para a sua hospedagem perfeita está aqui;  
  • Você já conhece o nosso café da manhã?  

As perguntas também são uma boa estratégia para instigar ainda mais o seu público, afinal quando surge uma pergunta, queremos saber a resposta.  

Prova Social  

Segundo o gatilho da prova social, decidimos o que é melhor para nós observando o que os outros fazem. Por isso as avaliações e comentários positivos dos hóspedes são tão importantes. Seguem os exemplos:  

  • Veja o que os hóspedes estão falando sobre o nosso hotel;  
  • Saiba por que 83% dos nossos hóspedes retornam em até 6 meses; 
  • 1.863 pessoas já reservaram o pacote de Dia das Mães, vai ficar de fora? 

Você também pode colocar um dos depoimentos do cliente, nos assuntos de e-mail como: “a minha estadia foi perfeita” E no decorrer do e-mail explicar de onde vem este comentário.  

Aplicando os gatilhos mentais é bem provável que os hóspedes abram cada vez mais os seus e-mails e você alcance melhores resultados nas suas estratégias de marketing e vendas.    

O que pode prejudicar a entrega e abertura dos e-mails  

Embora o assunto seja decisivo para os hóspedes acessarem os e-mails, há outros motivos que podem estar por trás da rejeição dos materiais.  

A data e horário  

Muitas vezes o problema não está no e-mail, mas sim nos dias e horários que você está enviando. Por isso é sempre importante analisar o histórico de envio e testar novos dias e horários até encontrar o que tem os melhores resultados.  

Mas para isso, é fundamental que você tenha uma ferramenta que disponha desses dados. Aqui na Tribuzana, temos parceria com a RD Station, uma plataforma que gerencia estratégias de marketing digital e relacionamento, para verificar o histórico dos contatos de todos os nossos clientes. Porém, também vale lembrar que não trabalhamos exclusivamente com essa ferramenta. 

A lista de contatos  

Se os contatos já não vem interagindo a algum tempo, tem cada vez menos chances de voltar a abrir os e-mails. Nestas situações, você pode criar uma estratégia direcionada para restaurar o relacionamento ou em último caso, retirá-los da sua base. 

Também é importante limpar a lista retirando os e-mails inexistentes ou inválidos. Pois, se houver muitos deste tipo, os servidores como Gmail e Outlook podem considerar o seu endereço como um spammer e encaminhar seus e-mails diretamente para a caixa de spam.  

Uso de certas palavras  

Termos que estejam diretamente relacionados a venda também são mal vistos pelos servidores de e-mail, que muitas vezes os apontam como spam. Alguns exemplos são: clique aqui, grátis, off, free, XX% de desconto, promoção, oferta imperdível, etc. 

Outro cuidado importante é com o uso indiscriminado de palavras no imperativo ou que demonstrem uma urgência excessiva como: pare; evite; ganhe; acabe; faça agora, leia agora. Eles também podem levar seu e-mail para a caixa de spam. 

Por isso é bom evitar o uso destas palavras e expressões ao escrever os assuntos de e-mail. 

Gostou do conteúdo? Temos outro texto do nosso blog que fala exclusivamente sobre e-mail marketing para os meios de hospedagem. Nele você encontra outras estratégias detalhadas para atingir melhores resultados através desta ferramenta. Para acessar, clique aqui

Vale a pena conferir! 

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